Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

sábado, 24 de novembro de 2012

Uma noite estrelada de lembranças



Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. 
Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. 




Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. 
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Salmos 139:7-16



Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.
Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite.
Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz.
Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Salmos 19:1-4



Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!  Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita. Salmos 16:7, 9, 11



É estranho beijar o vidro de um porta-retrato ou acariciar uma foto. Apertar um cordão contra o peito ou cheirar uma peça de roupa. São coisas que só quem perdeu alguém que ama pode saber o que é. À medida que o tempo passa, a saudade aumenta. As lembranças ajudam. Não curam a saudade, mas confortam de alguma forma.

Lembro quando ela dormia tranquila em seu berço e eu ia até lá, lhe dava um beijinho e acariciava seu rosto. Ela se mexia suavemente e continuava em seu sono. Ela dormia bastante, desde pequenina. Aprendemos a respeitar seu tempo, seu ritmo e seus limites. Gostaríamos de tê-la mais vezes acordada a brincar, é o que se idealiza para uma criança. Mas desde o início soubemos que deveríamos amá-la exatamente como ela era, e deixá-la nos maravilhar como era, em vez de criar expectativas idealizadas. Como ela nos surpreendeu!

Éramos muito gratos por tê-la a dormir em paz e tranquila pertinho de nós. Por ver sua graciosidade ao acordar. E, ah, os momentos em que ela brincava conosco... eram mágicos. Ver seu sorriso era como ver, por um rápido vislumbre, uma fresta do céu através dos seus olhos.

Mas mesmo quando ela dormia, sua presença enchia a casa e nos alegrava. Acho que havia muitos anjos ao redor de seu berço quando ela dormia. Acho que a pureza da sua alma, sua doce presença e o imenso amor de Deus por sua vida enchiam a casa de anjos, de amor e de paz. É impossível descrever perfeitamente. É surpreendente como esta experiência pode ser absurdamente diferente do que o senso comum imagina. 

Aquela velha história de "meu Deus, que tristeza, quanto trabalho, quanto sofrimento” (por se ter um filho com deficiência), de nutrir o sentimento de pena e lamentação, isso não passa de senso comum. Existem desafios, mas existem alegrias que muitos desconhecem.

Cada experiência é única e tudo que podemos fazer é trocá-las, dividi-las, somá-las e aprender. Isso é muito melhor do que tomar algo por absoluto e categorizar todo mundo dentro de uma caixa de sofrimento, como se costuma fazer. São algumas considerações em que eu penso às vezes.

Mas deixando as considerações e voltando para o início desse escrito. Hoje só posso beijar um porta-retrato e não seu rosto macio. Só posso segurar minhas lembranças e não sua mão delicada e quente. Hoje só posso seguir em frente e tentar viver, reencontrar ou criar novos sentidos, acordar, trabalhar, viver, dormir... é tudo um pouco estranhamente comum e rotineiro.




Volta e meia encontro algumas comparações para o que vivemos com nossa amada.

Penso que sua vida foi como um dia de sol – e como os dias de sol eram maravilhosos com ela! Ela brilhou intensamente, mas chegou o tempo de descansar. Para nós veio a noite da sua ausência. 

As pessoas gostam de dizer que quando alguém morre vira uma estrelinha. É um jeito poético de falar da morte, especialmente para crianças. Confesso que nunca vi muito sentido nessa explicação. Afinal uma estrela fica parada e imóvel no céu, inanimada. Como assim, a pessoa vira uma estrela?

Mas talvez agora, nos meus pensamentos profundos, nas minhas reflexões que me levam para longe e me ajudam a organizar as emoções confusas, o passado e o presente em gavetinhas especiais do meu coração, talvez agora eu encontre algum sentido para essa comparação.

Dizem que as estrelas que nós vemos são a luz viajando pelo espaço durante milhares de anos... um brilho que já passou, de estrelas que já morreram. Alguma coisa assim, não é?

Agora tudo que temos é esse brilho que ainda persiste em iluminar nossa vida, mas é um brilho distante, perdido, das suas lembranças. Como a lua que simplesmente reflete o brilho do sol. Um brilho que não tem calor mais ainda assim aquece o coração. E por mais que se encontrem direções e respostas espirituais, a morte é ainda, neste mundo, uma grande e interminável ausência.




Dentro dessa dura ausência, a fé é uma esperança e um presente que surge de um relacionamento com Deus. Muitos querem crer, mas não conseguem, porque não é simplesmente seguir uma doutrina, praticar uma religião, acreditar em algo. Acho que é muito mais do que isso - mais simples e mais profundo. Não tem nada a ver com um deus menor, mudo, volátil e imóvel dentro de um livro de dogmas - esse deus, para mim, realmente não existe! É uma viagem ao coração de Deus - de um Deus vivo que tem um Espírito e um coração, e que tenta se revelar a nós e expressar que nos ama e está próximo, apesar de nossas deficiências que nos impedem de vê-lo, ouvi-lo e reconhecê-lo (como nós tentávamos dizer a Vitória que éramos seus pais e a amávamos mesmo com suas limitações). Nesse sentido todos nós somos miseravelmente deficientes.

São só mais algumas considerações...



Mas o sol dá lugar para noite apenas para poder brilhar em outro horizonte. Se aqui seu coraçãozinho se pôs, creio que foi para poder nascer em outro lugar, com muito mais intensidade. Se aqui é noite, é porque é dia no outro lado do mundo. É porque faz sol em outro lugar. É assim que eu imagino a minha estrelinha reluzindo radiante perto de Jesus, forte, feliz, renovada e serelepe (não imóvel e inanimada!). Para poder nascer lá, era preciso morrer aqui. E daqui só posso ver estrelas e não o dia.

E aqui fico eu, com o brilho distante da sua lembrança. Que ainda é belo ao seu próprio jeito. Como uma linda noite estrelada, imersa no silêncio da saudade dos dias de sol.



Essa estrelinha vai sempre brilhar dentro do meu coração!




* Fotos: Joana Croxato
Citações bíblicas: NVI (extraídas de www.bibliaonline.com.br)

20 comentários:

  1. Joana, eu li e reli e reli seu texto. Como suas palavras abençoam, comovem, enternecem, ensinam! Vitória sempre será presente na vida de todos que a conheceram. A lembrança de sua existência deixaram gravados para sempre uma mensagem de amor, fé e esperança vindas diretamente do Trono da Graça. Parabéns pelo privilégio de ter sido escolhida para acolher no ventre, nos braços e no coração de mãe esse lindo anjo. E obrigada pela generosidade de compartilhar conosco essa dádiva. No amor de Cristo, Jeane Ralile

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto.... Em cada linha se sente o amor, a saudade..... Perder alguém tão especial não é fácil... Mas com o tempo a dor fica menor e mais fácil de suportar....me emocionei muito com a historia de vcs e virei uma grande admiradora, pela força que vi em vcs, a vontade de mudar conceitos, romper barreiras.... Ir além do que os medicos ou qualquer outro possa dizer.... Só Deus tem as respostas pros designio da vida..... E um filho nunca é um fardo.... Como poderia ser, ne? Algo que nasce do amor é sempre im presente.... Uma bençao.... Seja como for. Tbm nunca entendi a historia da estrela.... Sempre preferi comparar a morte como a historia da borboleta... Que precisa deixar o casulo da carne para alçar voos ainda mais altos! Fica bem! Um grande bjo

    ResponderExcluir
  3. Querida Joana, vc me inspira todos os dias...sinto muita saudade da Vitoria mas sei que ela está ao lado de Jesus serelepe e brilhando.
    obrigad apor estar aqui
    bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  4. Joana!!
    Muito lindo, maravilhoso o seu texto!! Podemos sentir nele todod o grande amor que vc tinha pela vivi alias ainda tem, toda paz e felicidade que apresença dela passava!!REALMENTE ELA ERA ILUMINADA VCS SAO UMA FAMILIA ILUMINADA!!bjs fiquem com Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Joana!!
    Muito lindo, maravilhoso o seu texto!! Podemos sentir nele todod o grande amor que vc tinha pela vivi alias ainda tem, toda paz e felicidade que a presença dela passava!!REALMENTE ELA ERA ILUMINADA VCS SAO UMA FAMILIA ILUMINADA!!bjs fiquem com Deus!!

    ResponderExcluir
  6. Ah, Joana, você sempre com palavras maravilhosas de fé e amor... Palavras tão essenciais a mim neste momento em que perdi o bebezinho que esperava tão no início da gestação.

    Obrigada, querida, por dividir conosco um pouco da Vitória. Que o nosso amado Deus continue abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Joana, há muito que tento dizer algo, mas realmente não consigo. Hoje, depois do seu texto, só posso dizer que vc é uma pessoa ESPECIAL, por isso Deus lhe deu a Vitória por um tempo mágico na sua vida. Ela muitas vezes me emocionou e continua a me emocionar. Hoje as suas palavras foram de grande importância para mim, pelo momento que estou passando. Tão menor e pequeno frente a sua realidade.
    Peço a Deus que continue a dar a vocês dois FORÇA, FÉ, CORAGEM para seguir em frente com muito amor no coração.

    ResponderExcluir
  8. Oi Joana!

    Como sempre me emocionei com teu texto, é todo coração, são palavras inspiradas por Deus para continuar nos ensinando através de ti o sentido do amor incondicional.
    As vezes me pego pensando na gatinha, eu que não tive o enorme prazer de conhece-la pessoalmente, de sentir seu cheirinho doce, sentir suas mãos macias nas minhas, assim imagino que a tua saudade é como um céu cheio de estrelas, sem fim, inumerável...
    Sempre pensei que as pessoas do bem viram estrelas quando fazem a passagem, que se apagam neste mundo para brilhar em outro, e tuas palavras sábias e lindas traduzem meu sentimento sobre a morte.
    Obrigada por compartilhar com pessoas como eu tua história.
    Bjs querida e continue sempre com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Como é bom ler e refletir nas suas palavras querida Joana..
    Como nos faz refletir sobre tantas coisas..
    Sobre como somos e agimos...
    Como aprendemos com as dificuldades, com as saudades....
    è bem verdade de que ador de quando eprdemos algume que amavamos muito é absurdamente dificl.. mas as lembranças dos momentos inesquecivéis que passamos ao lado dela , nos dá forças pra prosseguir...
    Imagino o quão dificil é amar alguém e não poder mais abraça-ló..
    não poder dizer o quanto o amamos e o quanto sentimos a sua imensa falta...
    Assim me sinto as vezes com a imensa e dolorosa saudade que tenho da minha mãe!
    Mas quando temos o privilégio de poder ler algo tão lindo e que transmite tanta paz, paro e penso: Como é bom amar a Deus e poder sentir a sua presença..
    A única certeza que temos, é saber que elas estão bem... ao lado de Deus... um Deus maravilhoso que nos deu a honra de poder tê-lás conosco... que cada momento vivido foram e para sempre serão muito especiais...
    Querida Joana, amo vocês em Cristo, e sou grata á Deus por ter encontrados vocês! Obrigada por essas lindas palavras que johe alegraram meu dia...
    Bjs!
    Fiquem com Deus!
    Claudia- JP/ PB

    ResponderExcluir
  10. Joana paz, ja estav sentindo falta dessas palavras t]ao inspirada pelo Senhor Deus, eu bem sei o que é perder alguem! beijar fotos, cheirar roupas para ainda ver quele cheiro que é unico, lembrar de momentos inesquecivel que nunca mais voltam e ficaram para sempre. Mais como vc fico na esperança de um dia nos encontrarmos e sermos felizes para toda eternidade. que jesus continue te confortanto e te dando mais e mais sabedoria para vicer essa exoerincia de perda e de saudades. A votoria foi e sempre será exemplo em nossas vidas e mesmo de muito longe fomos muito agraciadas por poder participar da vida de uma princesa tao doce e linda como ela. Que encantou nossos coraçãoes. E voce e marcelo so temos a agradecer por ter divididos conosco essa historia de vida tao linda e cheia de amor e aprendizados. Fiquem com deus e a paz. bjs

    ResponderExcluir
  11. Que saudade desses olhinhos e dessa doçura!! É sempre revigorante passar çor aqui Joana, mesmo com essa saudade no peito! Ler as suas palavras sempre me conforta de alguma forma!! beijo enorme no coração!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Joana e Marcelo, a graça e a paz do nosso Senhor Jesus.

    Eu estava com saudades de ler seus post’s, como são vivos eles, transmite vida para aqueles que lerem.

    Sempre o amor de uma mãe por seu filho(a) me emocionou, como uma mulher pode ter tanto amor por uma criaturinha que se pensarmos bem, só dá trabalho, não deixa dormir e faz com que ela se doe de total a sua vida. Mesmo que o pai seja companheiro e ajude o máximo que pode, sua participação é efêmera. É a mãe que se doa por inteira, até seu sangue sai no leite.

    E Deus em sua palavra diz; “Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre ? Mas, ainda que (algo tão difícil) viesse a esquecer-se dele, diz o Senhor – Eu todavia, não me esquecerei de ti.” O amor de Deus por nós é muitas vezes maior que o amor de uma mãe por seu filho, mas é o amor mais próximo que Deus encontrou para representar o seu amor por nós.

    E você, Joana, mostrou um amor esplêndido. Não olhou para as limitações da Vitória, simplesmente a amou. Não tenho duvidas que ela te deu trabalho, (qualquer criança daria) mas o que importa? Vocês nunca trocou o urgente pelo importante, e o importante era simplesmente passar tempo com a Vitória.

    Te agradeço por poder dividir esta linda história de amor.

    Fique na Paz de Cristo, Joana e Marcelo, que hoje eu os considero amigos!

    ResponderExcluir
  13. É tudo tão lindo, tocante, verdadeiro e profundo tudo o que escreves... Fico emocionada!!! Lindo, lindoo...
    Que amor mais lindo... Q saudades dessa princesa linda...

    Ontem minha filha, de 5 anos, me viu olhando o blog e, na hora, percebeu que a cabecinha da Vivi era diferente da dela. Ela me perguntou. Eu disse que ela tinha nascido com um probleminha e que por isso sua cabeça era diferente da dela. Assim como meu olho era diferete do dela. Como o cabelo dela era diferente do meu.. E ela solta: "mas ela é tão pequeninha, uma bbzinha, que ela combinou com a cabecinha". - 'Mãe?' 'Oi' "ela virou uma estrelinha no céu." '??' 'pq ela é tão linda que papai do céu queria q ela brilhasse mais que todas!!! Eu amo ela mãe..' :D

    *Nunca deixe de nos presentear com sua belas linhas, Joana. E, se nao pedir muito, queria ver outras fotos da Vivi.. Do seu primeiro aninho por exemplo..

    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Querida Joana, passei só pra dizer que vocês continuam em minhas orações e são muito queridos por mim e por minha família. Fiquem em paz, você, seu marido e sua filha, que ,de certo, se encontra em outro plano, mas não longe de vocês. Temos crenças muito diferentes, mas creio que um só Deus. Que Ele vos cuide.
    Um abraço
    Elaine

    ResponderExcluir
  15. Joana,
    Já estive aqui algumas vezes no passado, li algumas de suas histórias, chorei qdo soube da morte da Vitória, me comovo sempre com a fé de vcs.
    Faz dois meses que meu marido morreu, sei bem como é essa ausência que vc descreveu, sei bem como é beijar porta retratos... Mas sei bem tb como é ter um Deus que nos conforta e nos dá a paz.
    Deus te abençoe sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Lindo texto! Obrigada por dividir conosco estes sentimentos todos e principalmente esta fé e força. Que Deus abençoe sempre vcs!! Fiquem na paz Dele.
    Aline

    ResponderExcluir
  17. Joana querida!!!
    Lindas fotos, e para cada imagem o texto certo. Eu tenho certeza de que a Vitória, a minha princesa, está em todos esses lugares que, talentosamente fotografaste.
    Te amo!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Nossa Joana, que texto cheio de vida, cheio de você! Lendo, consegui perceber todo amor, amor eterno, amor que se despediu da matéria mas que sabe, conhece a certeza do reencontro. Esse amor tão livre, tão puro que existe em você, mãe, é o mesmo que existe em mim e essa foi a tradução mais real que já vi em palavras do sentimento materno. Tenho uma filha de 4 anos, ela se chama Mariana e também é bem esperta e serelepe como sua Vitória, cada uma a seu modo. O certo é que os filhos realmente trazem sentido e nos ensinam o verdadeiro significado da vida. Uma vida que não termina, porque o espírito é eterno. Interessante dizer isso porque não te conheço, mas rezo e lembro de vocês, sei que Deus ainda trará lindas alegrias pra suas vidas, assim como a felicidade que a Vitória trouxe e continuará trazendo. Certamente ela sempre estará por perto, e você conseguirá sentir. Beijos no coração, obrigada pelo lindo texto, um texto vivo, real, humano e cheio de amor. É disso que o mundo precisa.

    Kamila Vasconcelos - Fortaleza/Ce

    ResponderExcluir
  19. VIVÍ, voce é a flor que Deus plantou no coração dele, a mais preciosa,a mais bonita,a pura inocencia. Descance! filhinha, descanse!, o lugar que voce está, muitos já queriam ter ído.

    ResponderExcluir
  20. Joana,

    Em meus 42 anos de vida eu nunca tinha visto uma história de amor tão linda e marcante como a de vocês. Que Adonai abençoe sua família.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...