Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vacinação Especial Gratuita

Não sei se todas as mamães sabem que o Ministério da Saúde oferece gratuitamente algumas vacinas que não estão incluídas no calendário de vacinação da rede pública, para crianças que têm alguma situação de saúde especial. Essas vacinas são oferecidas em um local chamado CRIE, Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, e aqui neste link vocês podem consultar alguns endereços e telefones dos CRIEs no Estado de São Paulo.

Levamos a Vitórina na unidade da Rua Borges Lagoa, aqui em São Paulo, onde ela já recebeu algumas vacinas especias (gratuitas) que não são oferecidas nos outros postos de saúde, como a DTP acelular (contra coqueluche, tétano e difteria), que causa menos reações como febre, por exemplo, e portanto diminui o risco de a criança convulsionar após ser vacinada. Crianças com problemas no Sistema Nervoso Central têm direito a receber essa vacina de graça nos CRIEs. Além disso, crianças que nasceram prematuras, que tiveram histórico de internação, transfusão de sangue, problemas respiratórios, ou problemas no sistema imunológico, dentre outras doenças, também podem ter direito a receber algumas vacinas especiais que não são oferecidas nos postos de vacinação. Porém nem todos os pediatras sabem e orientam as mães nesse sentido, e muitas mães acabam pagando por algumas vacinas a que seus filhos teriam direito de graça.
A pediatra da Vitória havia solicitado a possiblidade de ela receber lá a vacina contra varicela (catapora), porém eles me informaram que essa vacina só é oferecida gratuitamente a crianças com problemas no sistema imunológico ou doenças de pele grave (o que graças a Deus não é o caso da Vitória), portanto essa vacina teremos que pagar particular. Mas a técnica que a vacinou me disse que mês passado havia um lote extra que estava próximo ao vencimento e eles estavam vacinando todas as crianças. Se eu soubesse!

Ela também não teria direito à vacina da hepatite A, que é oferecida somente para crianças com doenças hepáticas, porém havia lá um lote extra dessa vacina e eles estão dando para todas as crianças que chegam lá com encaminhamento do pediatra. Então fica a dica, para mães de crianças especiais ou com problemas de saúde, se informarem se seus filhos têm direito a vacinas especiais gratuitas antes de pagarem na rede particular. Além disso, também vale a pena ligar para o CRIE e se informar se há algum lote extra de vacina sendo oferecida de graça, mesmo quando seu filho não se enquadra nos "pré-requisitos" para receber as vacinas especiais.

4 comentários:

  1. Querida Joana!
    Passei para desejar a você e a sua abençoada família um final de semana cheio de paz, esperança e muita luz!
    Que Deus ilumine sempre os seus caminhos!
    Um grande abraço, da amiga capixaba,
    Angela

    AH! Um beijinho muito carinhoso e cheio de amor em sua filhotinha querida: Vitória

    ResponderExcluir
  2. Oi Joana, tudo bem?!
    Eu não sei bem dizer como cheguei até o seu blog, final de semana passado fiquei até de madrugada lendo... Estou apaixonada pela sua Vitória, ela é a bebê mais doce, meiga e linda que já vi, você e seu espososão abençoados e a Vitória mais ainda por ter pais tão dedicados e amorosos como vocês, eu tenho uma filha de 7 anos, muito linda e esperta, ela chegou e disse, mãe, quem é essa neném, eu contei brevemente a história da Vitória para ela, de maneira simples, ela ficou maravilhada e falou "mãe, que bebezinha linda, elaparece uma boneca!"
    Queria te deixar um beijo, que Deus abençoe a vocês sempre e vocês já estão em minhas orações.
    Franciny
    Piracicaba/sp

    ResponderExcluir
  3. Ei, Joana. Aqui em BH também tem o CRIE, só que temos que ficar espertas e semre controlando a chegada das vacinas, pois a demanda é muito grande. Foi ótima a sua dica, realmente há muitas pessoas que não sabem.
    Vitória está cada dia mais linda. Parece uma boneca. E como está grande e forte!
    Adorei as dicas para o intestino. Já aproveitei todas. Aqui a Camilla também sofre com ele. Pelo fato de ficar mais parada e porque puxou a mãe, infelizmente.
    Beijos! Fica com Deus .
    Sandra e big família

    ResponderExcluir
  4. Joana, esses pré-requisitos mudam de cidade para cidade, o que ando percebendo. A Bia, em Belém, tem direito a todas as vacinas, e ela não tem todos os pré-requisitos que cada vacina necessita. Chegamos lá, com encaminhamento e simplesmente a enfermeira permitiu a aplicação de todas, mudamos pra Manaus ano passado e aqui eles restringiram. A nossa sorte, é que Bia já tomou quase todas, só tendo que repetir com 4 anos. Só não deram mesmo foi a hepatite B que tem no posto de saúde. A da poliomelite, deram a salk, que é muito melhor as que dão em campanha. Vejo que eles utilizam mesmo esses pré-requisitos pela demanda. Em Belém nem fila tem rs, já aqui em Manaus, demora horas. A neuropediatra da Bia teve que fazer um melhor encaminhamento para que ela continuasse a ter todas as vacinas.
    Pra você ter uma idéia, uma vez moramos em Santarém, e eles se dispuseram a mandar as vacinas pra Bia, e mandaram, todas dentro do tempo e chegou nos posto de saúde perto da nossa casa. Eles são uns amores ali e sempre nos recebem muito bem.
    E Vitória está uma fofona e linda! Dá uma bjka bem grande nela por mim.
    Ahh liguei na AACD pra saber sobre o carrinho, e eles me informaram que não precisa marcar, basta ir. E quero fazer uma ortese pra Bia também, e essa já temos que marcar, mas agenda aberta pra janeiro, só em dezembro. Vou aproveitar nossa estada em São Paulo pra fazermos isso tudo.
    Bjks
    Jo Malcher

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...