Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

sábado, 3 de setembro de 2011

Um caminho de liberdade

Na última segunda-feira, São Paulo amanheceu ensolarada e quente. Havia vento, mas daquele vento suave e abafado, que a gente não sabe direito se refresca ou se aquece. Esse vento me dá a estranha sensação de estarmos na praia. Se fecho os olhos, até consigo ouvir o barulho do mar, mas na verdade é apenas o ronco distante dos carros que vão e vêm pelas ruas. Afinal, estamos a algumas dezenas de quilômetros do litoral.

Nesta segunda, Vitória acordou bem calorenta e irritada, com febre baixa. Dei-lhe um banho e deixei-a só de body. Mas ela relaxou mesmo quando a deitei no chão da sala só de fralda, de meias e chuquinha no cabelo. Linda, doce e fofinha como sempre, mesmo bravinha. Ainda abri a janela e liguei o ventilador bem na sua frente. Tivemos temperaturas acima dos 30 ºC. Quando está calor, é delicioso vê-la com os bracinhos de fora, com roupas leves em que percebemos melhor sua "fofice". Podemos brincar mais e passear à vontade sem aquele monte de casacos e cobertas. Somente precisamos tomar o devido cuidado para que ela não fique com muito calor, o que a deixa bem indisposta e incomodada.

Os dias seguiram quentes até quarta-feira, quando amanheceu com chuva, o tempo virou e esfriou. Depois até que o sol voltou, mas o vento agora era forte e gelado. Só levei-a à fisioterapia na terça-feira. Ela estava com sono e reclamou bastante, dando uns gritinhos lindos de braveza. Dizia-nos, com seus gritinhos, e sua vozinha tão agradável, que queria ficar quietinha para dormir e não ficar balançando, rolando e se esticando. Quando acabou a sessão, a Janice a pegou no colou e perguntou: Agora você vai dormir? Ela deu uma leve piscadinha com os olhos e fechou-os. Nem precisa traduzir essa resposta!

Hoje fomos à AVAPE. Ficamos mais de 2 semanas sem levá-la até lá devido aos imprevistos de viagem, frio e febre, nesta ordem mesmo. Ela ficou mal-humorada o caminho todo. Infelizmente temos pego muitos engarrafamentos nas últimas semanas, mesmo saindo de casa no meio do dia. E quanto mais demoramos a chegar, mais aumenta o seu nervosismo. Chegando lá, na hora de fazer alongamento, ela começou a fazer biquinho de brava, e até deu umas soluçadas de choro. Na volta também veio reclamando e brigando. Chegando em casa, ela estava caindo de sono, mas não conseguia dormir. Fiz massagem na sua gengiva, e nada de acalmar. Passei camomilina, e nada de acalmar. Ela tomou um suco, e nada. Finalmente decidi lhe dar 10 gotas de alivium e fiquei com ela no meu colo segurando a chupeta na sua boca. Já era quase noite quando ela finalmente se tranquilizou e conseguiu dormir. Agora está bem aconchegada na minha cama, com um casaco de frio, dois cobertores e o aquecedor ligado.
Ela tem reclamado muito, às vezes mesmo dormindo, solta um "aguuuuu" enquanto levanta a cabeça e faz biquinho. Esses dias, quando tentei lhe dar comida, ela empurrou minha mão para longe, então pôs a sua mão no rosto e apertou bem a bochecha, e falou guiiihhh, como que dizendo, está doendo, mamãe, não consigo comer!

Depois de várias tentativas de escovas e mordedores, descobri que aquela escovinha de pôr no dedo, uma bem pequena, ajuda a aliviar a coceira da sua gengiva. Coloco essa escovinha dentro de um copo de água com gelo, depois começo a massagear sua gengiva na região dos molares. Após uma longa sessão de massagem gengival, ela fica mais relaxada e para de se beliscar e arranhar o rosto.

Em contrapartida às brigas e chorinhos, ela também tem participado mais quando brincamos. Uma atividade que ela adora é rolar. Coloco-a na nossa cama e fico rolando-a, ela solta uns sorrisos, e então quando paro, ela começa a tentar rolar sozinha. Às vezes chora na hora em que cai de costas, parece ter medo de se machucar. Mas logo tenta se desvirar e continuar a brincadeira. Ela adora que eu faça um rolo duplo, ajudando-a a rolar e depois rolar de novo. Quando ela consegue fazer todo o rolo sozinha, batemos palmas, a pegamos no colo e a abraçamos. Ela faz uma carinha linda, de menina feliz-fofinha-e-amada.

E assim tem sido nossa rotina. Temperaturas malucas, cheias de altos e baixos, (que eu apelidei de montanha-russa climática), passeios de carro longos e cansativos, e nossa princesinha mostrando cada vez mais sua personalidade, brigando e revelando seu gênio forte. Dizendo com clareza o que não quer e o que não gosta, e também aprendendo a expressar o que quer, o que gosta, o que que a deixa feliz. Mesmo sem dizer uma palavra em nosso português, ela nos diz tanto, e de forma tão clara, e tão intensa, e tão bela, que me traz uma indescritível sensação de alegria e liberdade (e chego a me perguntar por que necessitamos tanto de palavras).

Alegria de vê-la se construindo e se descobrindo. Se comunicando conosco e ajudando-nos a conhecê-la. Crescendo e se tornando uma criança feliz. Alegria de saber que suas limitações não a impedem de se comunicar - apenas levam-na a se comunicar conosco por meio de uma outra linguagem. E por isso a liberdade, porque não há limitações que possam silenciar nossa felicidade. 

9 comentários:

  1. Ah, senti falta de fotos de biquinhos, chorinhos e carinha de menina feliz-fofinha-e-amada...

    Beijos para a princesa bravinha!

    ResponderExcluir
  2. Olá Joana

    Aqui fica provado o qto a Vitória tem vontade propria , que maravilha , qta bençao De Deus permitir que ela nos mostre e nos ensine outra forma de nos comunicar e tbem de vermos que o amor faz milagres, Esta muito linda em todas as fotos que vc tem postado .Bjos

    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Exatamente isso que estou aqui questionando: "pra que palavras?". São pouco mais de 6h da manhã e eis que me deparo com o alento desse post lindo em meio as minhas dores e desnconfortos de 32 semanas de gestação. Um post lindo que me vem como um "bom dia", um balsamo para os "tumores" da vida! Vitória, literalmente! Que orgulho dessa princesa. Ale: www.minhaprimeiragravidez.com Exatamente isso que estou aqui questionando: "pra que palavras?". São pouco mais de 6h da manhã e eis que me deparo com o alento desse post lindo em meio as minhas dores e desnconfortos de 32 semanas de gestação. Um post lindo que me vem como um "bom dia", um balsamo para os "tumores" da vida! Vitória, literalmente! Que orgulho dessa princesa. Ale: www.minhaprimeiragravidez.com

    ResponderExcluir
  4. Que fofura !!!!
    eu sei como é entender uma pessoa sem dizer uma só palavra.meu marido tem ALD, e a sete anos, não diz uma palavra.só de olhar pra ele eu já sei o que ele está sentindo ou querendo.Ele se comunica comigo através do olhar.Ele é muito fofo, eu o amo muito.
    bjs pra voce e pra essa Vitoria linda!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Joana e Vitória.
    Vejo que Vitória está começando a impor suas vontades! Isso é bom. Em relação ao vocabulário, para que palavras... o corpo fala, o olhar fala.Não precisa dizer nada, apenas sentir. O olhar de Vitória nos diz tanto, nos transmite uma paz. Estou encantada com ela. Não me canso de ver os vídeos.Acho muito bonitinho quando em quase todos os vídeos ela abre a boquinha de sono.É muito fofo.
    Beijos em seus corações e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Vou lendo cada pedacinho e a minha cabeça viaja... tentando visualizar cada detalhe da gostosa vida da Vitória. A sensibilidade de mãe me permite sentir um pouquinho da enorme alegria que é transmitida nas palavras. Tenho um enorme carinho por vcs e sou 100% fã da Vitória. Deus nos mostra em todo o segundo que a vida nos presenteia em todos os sentidos. Um forte e carinhoso abraço em vcs e na Vitória muitas beijocas, muitas beijocas e toda a minha admiração.

    ResponderExcluir
  7. Que bonito... *palavras sobram muitas vezes...* (ou quaze sempre...)

    ResponderExcluir
  8. As reações da Vitória são muito engraçadas!!!!
    Parabéns pelas pequenas conquistas diárias!
    Bjão

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...