Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Segurança nas piscinas: uma causa de todos nós

Queridos amigos,

Há poucos dias relatamos para vocês um passeio muito agradável em que levamos a Vitória a uma piscina aquecida. Foi uma experiência maravilhosa e estimulante para ela, que nos trouxe muita alegria. Mas algo que poucos sabem é que um inocente banho de piscina pode esconder grandes perigos.

Conheci recentemente o blog Flavia, vivendo em coma... onde Odele Souza relata a história de sua filha Flavia, que em 1998, aos 10 anos de idade, sofreu um grave acidente na piscina do prédio em que morava. Ela teve seus cabelos sugados pelo ralo da piscina e se afogou gravemente. Foi socorrida, mas entrou em coma irreversível, estado em que se encontra até hoje.

Uma perícia feita na piscina onde Flavia se afogou constatou que o ralo de sucção estava fora dos padrões de segurança. Infelizmente acidentes graves como esse causados por ralos de piscina irregulares acontecem com frequência, causando pelo menos uma morte ao ano no Brasil, sem que nada seja feito para prevenir novas tragédias. Não existe nenhuma lei que normatize a segurança em nossas piscinas. Após esse triste acidente, Odele passou a lutar para que seja criada uma Lei Federal para Segurança nas Piscinas, de forma a evitar que acidentes como esse continuem acontecendo.

Ela criou uma PETIÇÃO ON LINE, com o objetivo de alertar senadores e deputados federais para a criação desta lei por meio da mobilização pública. Ficamos sabendo de tantas leis que são criadas com interesses questionáveis, muitas vezes favorecendo grandes grupos econômicos, porém uma lei tão simples e importante para garantir a segurança das pessoas até hoje não foi criada!

Por tudo isso, gostaria de pedir que todos que nos leem assinem esta petição clicando neste link.
Há duas semanas quando levamos a Vitória a uma piscina pela primeira vez, confesso que lembrei do acidente de Flavia e fiquei um pouco preocupada enquanto procurava os ralos na piscina, sem saber se seriam seguros ou não. Tudo que desejamos é oferecer todo o estímulo, diversão e bem-estar para nossa filha, mas que isso nunca lhe ofereça o risco de se machucar e sofrer um grave acidente. Certamente todos compartilham do mesmo pensamento em relação a seus filhos e às pessoas que amam.

Como saber se uma piscina está dentro dos padrões de segurança? Odele trata extensamente sobre esse assunto no blog de Flavia, trazendo muitos alertas e recomendações importantes para segurança de todos, especialmente das crianças. Para que estes cuidados sejam colocados em prática de maneira mais efetiva, é importante que todos assinem a petição, bem como divulguem-na para seus amigos.

 
Obs. Este texto publicado na revista Época, A vida sugada por um ralo de piscina, da jornalista Eliane Brum, relata de forma mais detalhada a história de Flavia e a luta a que Odele se entregou. É um relato comovente diante do qual percebemos ainda mais a seriedade desta causa e o quanto ela diz respeito a todos nós.
 

4 comentários:

  1. Eu já conhecia o blog e me espantei com tanto perigo por trás de uma diversão simples. Vou agorinha assinar a petição, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Joana
    Tbem conheci este blog a pouco tempo e tentei tbem alertar as pessoas sobre esse perigo, muito bom vc ter colocado aqui , pois assim muitas pessoas tomarão conhecimebto e com certeza ajudarão a ficarem alertas. Obrigada por tamanha dedicação sempre ajudando.Bjos

    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Querida Joana já conhecia o blog da Flavia, uma historia comovente. Realmente devemos ter muito cuidado quando vamos a piscinas, é um local para nos divertimos mas temos que ter bastante atenção. Muito legal Joana você ter colocado no blog um post sobre o assunto.
    Bjs!
    Saudades da Vitória..

    Com carinho Claudia e Mariana

    ResponderExcluir
  4. Olá Joana,

    Chegei ao seu blog através do sitemeter do blog de minha filha Flavia. Muito bonita a sua história de amor com sua filha Vitória. Que bom que ela tem uma mãe que a ama incondicionalmente. Todas as crianças, especiais ou não deveriam ser amadas assim, como a sua Vitória, como a minha Flavia.

    E quero lhe agradecer por este post onde você que escreve muito bem, divulga o blog de Flavia e a PETIÇÃO ON LINE por segurança nas piscinas.MUITO OBRIGADA!

    Um forte e carinhoso abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...