Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Uma lição de amor

Queridos amigos,

Reproduzo abaixo um artigo escrito pelo advogado e escritor Ariovaldo Esteves Roggerio, que esteve presente no lançamento do documentário "Eu, Vitória" em Fortaleza e compartilha conosco suas reflexões sobre o curta:





“Eu, Vitória”, documentário lançado recentemente na Livraria Cultura, mais que uma homenagem ao milagre da vida, é uma lição de amor para os tempos atuais.

O casal Joana e Marcelo Croxato levou adiante a gestação de sua filha com anencefalia. Nascida em 2010, a criança foi cuidada com extremado amor durante os dois anos em que viveu.

Esse casal nos ensinou que “Amar é querer um bem para o outro”, em palavras de Aristóteles; é alegrar-se com o bem do outro; é afirma-lo e procurar o melhor para o outro.

O que é o amor senão um ato da vontade! É fácil confundi-lo com o sentimento de afeto. Por isso muitas obras de amor não são realizadas, e sua compreensão é apequenada.

Com “Eu, Vitória” todos aprendemos que o valor de uma pessoa não está em suas qualidades profissionais, esportivas, artísticas, estéticas; e que para ser amada, uma pessoa não precisa nos demonstrar nada.

Infelizmente muitos julgam que apenas serão amados se demonstrarem suas qualidades. Porém, quando perdem essas qualidades pelo passar do tempo, acidente ou doença, instala-se a a tristeza e a depressão.

Vitória foi amada porque era uma pessoa, e não pela esperança de que viesse a ser um dia exitosa profissional, artista destacada. Foi amada com aquele amor que não interpõe a pessoa amada às próprias necessidades ou objetivos. Esse amor rompe os moldes utilitaristas de hoje, que confunde a pessoa com o que ela possui. O relevante não é o que me oferece o outro, mas aquilo que ele é.

A curta vida de Vitória foi um dom para todos nós. Com ela aprendemos que existe o amor-dádiva, que descobre no outro alguém a ser presenteado, servido, atendido, sem nada esperar em troca.


________________________
Autor: Ariovaldo Esteves Roggerio é advogado e atua em mediação de conflitos familiares; criou o Site Família em Contos, dedicado à educação e ao entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...