Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Seja forte e corajoso!

Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor. Salmos 27:1



Eu me empenharei para que, também depois da minha partida, vocês sejam sempre capazes de lembrar-se destas coisas. 2 Pedro 1:15 
(apóstolo Pedro, no final da sua vida, lembrando aos cristãos de seu tempo a importância de não esquecerem das promessas de Deus e de manterem viva a fé e virtudes como domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor).



Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. Romanos 8:18



Há algumas semanas finalmente encomendei a impressão de algumas fotografias da Vitória, um pacote promocional de 600 cópias que achei na internet. Depois do árduo trabalho de selecionar apenas 600 entre milhares de arquivos, dias depois a encomenda chegou. Quando ligaram da portaria avisando que havia chegado um sedex para mim, desci correndo ansiosa, com o coração acelerado. Peguei a caixa, agradeci e subi correndo de volta para casa, sentindo uma sensação de euforia em saber que naquela pesada caixa que carregava em meus braços havia tantas lembranças guardadas, a história de uma vida registrada em imagens. Era como se estivesse recebendo um presente da Vitória. Como se ela nos dissesse: tive que partir, mas deixarei para sempre com vocês lembranças inesquecíveis, doces e preciosas desse tempo maravilhoso que vivemos juntos. Um presente para vocês sempre lembrarem de como valeu a pena.

Abri a caixa rapidamente e Marcelo e eu não nos contivemos, vimos uma a uma, enquanto ríamos, chorávamos, mostrávamos as fotos mais lindas um para o outro enquanto relembrávamos tantos momentos importantes que iam surgindo diante dos nossos olhos. Temos realmente muitas fotos dela! Conseguir imprimi-las me ajudou a relembrar tudo o que vivemos com ela em um grande panorama. Sua vida foi longa, foi linda, intensa, perfeita, maravilhosa. Os meses na UTI Neonatal, os banhos, as primeiras mamadas, a vinda para a casa, as primeiras papinhas, os sorrisos, exercícios, brincadeiras, passeios, viagens, internações, momentos de luta, momentos de ternura e descanso, momentos de vida.



Ter a fotografia em mãos parece tê-la um pouco mais próxima, sentir a lembrança da sua pele clara e macia, seus cabelos encaracolados e perfumados. Percebemos o quanto sentimos sua falta. O quanto minhas mãos têm saudade de acariciar seus cabelos. Meus braços têm saudade de carregá-la junto ao meu corpo, sentir seu queixo apoiado em meus ombros e seus braços agarrados aos meus, como ela ficava. Minha boca tem saudade de beijar suas bochechas e falar com ela. Meus ouvidos têm saudade de ouvir sua voz me chamando de manhã com um chorinho adorável. Saudade de escovar seus dentinhos com pasta de morango e sentir sua saliva em minhas mãos, e na ponta de meus dedos, a textura de seus dentinhos afiados. Estranho lembrar tantas coisas, mas se fechar um pouco os olhos consigo lembrar de tudo, tudo, tudo... suas perninhas fortes se movendo enquanto era trocada, a temperatura da sua pele e seus olhos iluminados com cílios enormes derramando ternura. Lembro da época da UTI, do cheiro da atadura com que enfaixávamos sua cabeça e da loção perfumada que passávamos em suas roupas. Lembro do peso do seu corpo, abrigado sobre o meu, em repouso.


Lembro da gestação, da sensação maravilhosa de senti-la mexer-se, de andar com orgulho com aquela pequena barriga onde carregava uma vida de muito valor, uma vida envolvida em amor e luz. Lembro com emoção da primeira vez que ela respondeu a minha voz, durante a gestação, num dia de manhã quando acordei triste e comecei a lhe falar o quanto lhe amava. Ela estava quietinha, como se dormisse, e comecei a repetir que lhe amava tanto, tanto, tanto, e as lágrimas começaram a surgir e de repente... TUM! Senti um chute muito forte... o que foi isso? É você, meu amor, é você! E mais lágrimas. Você ouviu que eu te amo, você ouviu!!! E assim ela continuou, tum, tum, tum, estou aqui, estou viva, estou aqui, eu existo, estou aqui, obrigada por me amar, eu também te amo, mamãe. 

Revendo tudo o que foi vivido, sem dúvida alguma, penso em como valeu a pena, como foi lindo, lindo como jamais podíamos imaginar que seria, incrivelmente transformador, as maiores e mais incríveis lições de vida que eu jamais poderia um dia conceber que teria.

Tudo isso que foi vivido é como um precioso tesouro, valiosíssimo, imensurável. Quando recebemos aquele diagnóstico triste, confuso, escuro e doloroso, e aquelas palavras duras e pesadas que ecoavam em nossos pensamentos nos dias seguintes, como pedras enormes que despencavam em nossos corações e sacudiam nosso espírito de desespero e pavor, quem poderia imaginar que estávamos recebendo em nossas vidas um presente tão lindo e especial? Um anjinho cheio de luz, de vida, de amor e ternura? Que mais bem ela nos faria do que nós a ela?

Nós não imaginávamos, naquele momento. Tudo que eu conseguia apenas era chorar pela morte iminente da minha filha e pedir a Deus que fizesse um milagre, que não veio da forma como eu esperava. Mas de alguma forma me recusei a aceitar o que diziam, me recusei a acreditar que aquela vida não tinha valor a ponto de poder ser encerrada tão rapidamente, sem chance de se guardar lembranças, de receber um nome e alguns meses de vida. Aos poucos fomos aceitando aquele diagnóstico da malformação, mas não da forma como nos era passado... minha bebê não era uma monstruosidade que somente me faria sofrer e correr risco de vida, não era incompatível com a vida, ela era cheia vida, talvez mais do que todos nós juntos.

Então receber a Vitória em nossas vidas foi como receber em minhas mãos uma pedra dura, escura, e então perceber que aquilo era apenas um embrulho pintado pelo olhar das pessoas, pelo preconceito, pela incompreensão e pelo medo, e na verdade por baixo dessa imagem criada, estava uma pedra preciosa, brilhante, delicada e rara. Estava minha filha, minha bebê, meu amor.

O que posso dizer para quem me quiser ouvir, a outros pais como nós, é que tenham coragem de olhar além da superfície e das aparências. Não é fácil, eu sei que não é fácil, eu sei que dói, dói muito, mas quando você conseguir enxergar o tesouro precioso que seu filho é, quando você conseguir se libertar das aparências e julgamentos para amar sem limites esse filho, a força e a coragem que inundarão seu coração vão te levar a qualquer lugar, vão te dar forças para viver tudo que precisa ser vivido. Amor gera mais amor e mais força.

Não é fácil deixar partir um anjo, não é nada fácil aceitar que aquele tesouro tão precioso agora precisa partir. Mas hoje se eu pensar no que Vitória teria dito a mim se pudesse falar, antes de partir, talvez seria: mamãe, papai, sejam fortes e corajosos! Deus está sempre com vocês. Obrigada por me deixar vir. Obrigada por me deixar ir. Sejam fortes e corajosos. Amo vocês.




13 comentários:

  1. Lindo! Você me é um exemplo de mãe! Eu tenho três filhos e hoje é o aniversário da minha filha! Obrigada por compartilhar esses sentimentos tão sublimes por sua filhinha tão linda!

    ResponderExcluir
  2. Receba um abraço carinhoso! Esse cantinho me ensina a amar meu filho especial cada dia mais.

    ResponderExcluir
  3. Vcs são mais do que pais!
    são especiais...
    Vitória É MUITO ORGULHOSA POR VCS no céu!
    bjos
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo lindo lindo! Nao tem como nao se emocionar! A Vivi com certeza é muito grata e muito abençoada! Um anjinho lindo intercedendo por vcs!
    Aline Lazzari Pires
    Curitiba PR

    ResponderExcluir
  5. Joana, sei bem o que está sentindo.. Também me sinto assim com a Minha Marilinda, tê-lá comigo é algo que não consigo explicar em palavras... Por isso imagino o quanto a saudade é presente no seu coração... Mas assim como você disse.. filhos são herança do senhor.. o nosso bem mais precioso...Sabemos que a nossa eterna princesa, de lindos e macios cabelinhos e de buchechinhas mais rosadinhas está ao lado do nosso Senhor..Que Deus posssa a cada dia aliviar essa dor imensa que vocês sentem... a dor da saudade jamais passrá, nós é que aprendemos a conviver com ela dia-a-dia. Mas vocês são fortes, guerreiros e acima de tudo confiantes nas palavras do senhor... fiquem com Deus....
    Claudia - JP

    ResponderExcluir
  6. A Vitória está linda e super querida nas fotografias.
    Obrigada por continuar a escrever aqui, as suas palavras fazem-me acreditar num mundo melhor.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderExcluir
  7. É preciso tanta força interior para contemplar fotos como essas... Multiplicado por 600, eu diria... Que garra!

    ResponderExcluir
  8. Joana!

    Eu amo tua delicadeza e ternura, são incomparáveis, ter a oportunidade de acompanhar um pouco da vida da tua princesa foi e é uma experiência sem igual, me fez refletir sobre muitas coisas, mas principalmente sobre o amor e a fé.
    Admiro muito tu e o Marcelo

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Como você mesma diz a Vitória é um tesouro, um grande tesouro de Deus, pois apesar de não estar mais aqui enche nossos corações de emoção e de amor, este amor que você transmite nestes lindos post's aqui no blog e compartilha conosco.
    Parabéns papai e mamãe vocês são muito guerreiros, fortes e corajosos. Deus os abençoe sempre.
    Vianeí

    ResponderExcluir
  10. Joana, sinto que uma anjinha-bailarina está enviando muitos beijos de feliz dia das mães, que você foi a melhor mãe que ela poderia ter tido/escolhido! Feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Joana, tudo bem?
    Aqui quem lhe escreve é Abdala.
    Eu queria muito agradecer a vocês pela Vitória! Agora eu me sinto melhor, sabendo que existe num mundo tão cheio de ruindades, seres humanos abençoados como vocês, Joana, Marcelo e Vitória de Cristo. Graças ao exemplo da Vivi, eu comecei a me dedicar integralmente à um estudo bíblico o qual feito com muito empenho, e sempre me lembrando, e sempre com muito carinho, de você, Joana, Marcelo e a Vitorinha, nas minhas orações silenciosas que faço a Deus em meu coração! Eu tenho anseado muito em conhecer pessoas como vocês, pois as pessoas que me cercam amam a Deus, porém o fazem superficialmente, sem demonstrações valorosas de fé, e vocês não só são o exemplo e a concretização de uma grande bênção de Deus nas nossas vidas, como também vocês são os verdadeiros adoradores de Deus em espírito e em verdade, da maneira como nos passa o Evangelho de João! Eu gostaria muito que vocês fossem meus amigos e gostaria muito de um dia poder conhecer vocês pessoalmente. Eu queria muito ter conhecido a Vitória pessoalmente, mas só soube do exemplo de vocês bem como fiquei sabendo do blog só em novembro agora último, de 2012. Mas eu carrego, dentro do meu coração, a esperança e a certeza de que um dia eu verei a Vitorinha pessoalmente e ainda terei a honra de segurá-la nos meus braços em um lugar muito melhor do que este em que vivemos agora, sendo que Quem irá colocar a Vitorinha nos meus braços para que eu possa segurá-la será o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Eu mal posso esperar para que esse dia chegue, que será o dia em que Deus enxugará dos olhos toda a lágrima e todas primeiras coisas já terão passado, até a morte. Quanto a estes indivíduos que estão demonstrando atitudes desrespeitosas com o exemplo de vida da Vivi e de vocês, Marcelo e Joana, não dêem atenção e saibam que se for necessário tomar qualquer providência em relação a esses indivíduos, saibam que vocês têm o meu total apoio, e tudo isso com muito amor, pois graças a Vitória de Cristo, nós agora temos a certeza de que temos a Vitória em Cristo!
    Um Grande Abraço e que Deus os abençoe sempre e que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo de Deus habitem sempre entre vocês!
    Ass.: Abdala Iânes Góes Lacerda (Abdala Lacerda)
    ab_lacerda@hotmail.com


    ResponderExcluir
  12. Estava na net a toa de noite,quando vi a história de vcs,é linda!Pessoas como vcs ainda me fazem acreditar no ser humano apesar de toda maldade hoje em dia...
    Me emocionei bastante quando li,sou pai a 1 ano e 1 mês e agora não consigo não me emocionar quando vejo histórias como a de vcs e outras tantas,a paternidade me deixou muito sensível eu acho rsrs,vou rezar por vcs nessa noite e pela pequena vitória q com certeza está ao lado de Deus agora agradecendo por tudo q fizeram por ela,q suas vidas sejam abençoadas por Deus todos os dias,um abraço carinhoso e apertado pra vcs dois :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...