Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Benjamin!

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. 
Salmos 139:13-17; 23-24



Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmos 147:3


presentinhos dos tios Felipe e Thauana e da tia Mariana


Aleluia! Louve, ó minha alma ao Senhor. Louvarei ao Senhor por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver. Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar. Quando o espírito deles se vai, voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos.
Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus, que 
fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre! 



Benjamin. Esse é o nosso presente de Deus que está crescendo, guardado junto de mim para, logo mais, em fevereiro, estar conosco, descobrir o mundo, desbravar a vida. Será sempre muito amado e querido!

Ele já vive. Há 6 seis meses seu coraçãozinho bate forte, e ele cresce, se movimenta, vira pra lá e pra cá. Há algum tempo já sinto sua presença, no começo discreta, e cada vez mais marcante, com chutes, pulos, piruetas e sabe-se mais o que ele é capaz de fazer dentro da sua casinha de água, calor e aconchego materno.

Não é frequente, mas às vezes choro, e ele sente... Quando me alimento, lá está ele experimentando as sensações, sendo nutrido, e parece até que prefere alguns alimentos! Também se manifesta sempre que acordo ou vou deitar, fica se ajeitando e remexendo.

Em muitos aspectos essa nova gestação está sendo bem diferente. Mas alguns sintomas também já são conhecidos e não causam surpresa, afinal não faz tanto tempo assim que sua irmãzinha estava ali, nesta mesma casinha, crescendo envolvida em tanto amor, até cumprir toda a sua jornada, dentro e fora do útero. São irmãos, têm o mesmo sangue, vieram do mesmo ventre, e isso me faz amá-lo ainda mais.

Por um lado, confesso que não é fácil vivenciar uma nova gestação após perder um filho. Após receber um diagnóstico de grave malformação fetal. Após viver uma história tão intensa de amor, entrega, luta, dor e despedida. O coração fica um pouco cansado, arredio... Com medo de se entregar, de sofrer. Precisa reaprender a viver sem um pedaço muito importante, que faz muita, muita falta. 

Às vezes parece que a gente já está vivendo os extras da vida, o posfácio de uma longa história que já acabou. E ao mesmo tempo, por isso mesmo, é tão maravilhoso ter um novo filho. Lembro quando ouvi seu coraçãozinho batendo pela primeira vez, mesmo em meio aos traumas e medos do que poderia vir pela frente, um frescor de vida e esperança me envolveu em sorrisos: há vida novamente em mim! Estou recebendo mais uma vez o privilégio e a responsabilidade de ser guardiã de uma vida. Que mesmo tão pequena e completamente imprevisível, sei que é forte e já tem dentro de si muito potencial. Só precisa ter seu tempo respeitado e protegido. Apenas uma das muitas lições que sua irmã me ensinou.

Recebi novamente um passaporte para essa montanha russa de emoções da maternidade. E alguns traumas e medos estão lá, latentes. Mesmo quando a gente acha que já superou, que já aprendeu o caminho, quando a gente menos espera, eles, os medos, mostram suas garras e ficam atacando nossa mente, nos invadindo de preocupações, de ansiedade. Às vezes parece que nem é verdade que ele já está aqui, que está tudo bem e que podemos preparar tudo para sua chegada definitiva.

Por isso, talvez, muitas vezes só quero ficar quietinha e sozinha, gerando a vida e gerando a mim mesma, novamente, como mãe. Deixando a vida crescer e mostrar a que veio, deixando Deus fazer seu trabalho no maravilhoso e misterioso silêncio da natureza.


Benjamin foi um dos filhos de Jacó, um dos patriarcas do antigo testamento, mencionados na Bíblia. Ele nasceu em meio a um momento de muita dor para toda a família. Sua mãe, Raquel, havia morrido logo após seu nascimento. Uma dor sem fim para quem ficou. Especialmente para quem a amava mais do que tudo, como seu marido. Pode parecer trágico escolher esse nome conhecendo uma história tão triste. Mas o mais belo é o seu significado. Jacó escolheu Benjamim, pois significa "filho da minha direita" ou "filho da felicidade". Ele decidiu que aquela nova vida não carregaria o luto, tristeza ou amargura de uma perda. Decidiu que tinha que continuar a ser feliz, e que aquele filho era um presente de Deus para seu recomeço.

Quem já teve que se despedir de um filho por meio da morte talvez entenda que, depois da morte de um filho, a gente morre um pouquinho também. Nunca mais seremos a mesma pessoa. Sempre haverá a falta deste filho tão querido. Mesmo que se tenha uma dezena de filhos, mesmo que a casa esteja sempre cheia, haverá sempre um espaço vazio, no quarto, na mesa, no carro, nos porta-retratos... No coração. Mas é preciso recomeçar, se dar o direito de reaprender a viver e, o mais difícil, reaprender a sonhar.


Nada nunca será mais como antes, e isso às vezes assusta. Mas acho que também renascemos um pouco com o nascimento de um novo filho. Tudo pode voltar também a ser bonito, doce e encantador. Não como uma substituição, não achando que pode ser o mesmo filho, que pode suprir as perdas ou completar o vazio deixado. Não, de modo algum. As cicatrizes de uma perda fazem parte da nossa história, da essência de quem somos e de quem nos tornamos. Ele será nosso segundo filho, igualmente amado, mas que também partilhará da nossa perda, da história de nossa família, que já é marcada por muitas alegrias e também tristezas, e partilhará da nossa esperança em Cristo e no reencontro.

presentinhos dos tios Luiz e Cida

Que ele venha não somente nos consolar, mas também surpreender nosso coração. Que possamos viver novos sonhos juntos, totalmente imprevisíveis, com maturidade, com coragem, com novas descobertas a aprendizados, com a direção e a proteção do nosso Deus. E com muito, muito amor. É tudo que temos. E é tudo que precisamos!

Seja bem-vindo Benjamin, nós já te amamos com todo nosso coração!

Estas fotos são do mês passado, quando passei duas semanas na casa dos meus pais, em Taquara / RS

com minha mãe, Alice, e meu pai, Bruno
com a Milie

Nos fotos acima e abaixo, também alguns presentinhos que ele já ganhou. Hoje me deu muita alegria imaginá-lo já dentro destas roupinhas, pequenino, cheiroso e sapeca envolvido em meus braços.

presentinhos da vovó Alice e das tias Mariana, de São Paulo, e Mariana, de Fortaleza


(Obs. ainda estamos em dúvida se será Benjamin, com n, ou Benjamim, aportuguesado, com m, por enquanto estamos mais propensos à primeira opção!)

30 comentários:

  1. Simplesmente sem palavras para descrever o tamanho de minha emoção...lindo

    ResponderExcluir
  2. Q lindo Joana... sua maneira de externar seus sentimentos é realmente emocionante... Que venha o Benjamin (prefiro com n...rs) com mta saúde trazendo mta alegria.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meus queridos amigos! Que o Benjamin venha com muita saúde e pronto para receber tanto amor...
    A Viví com toda certeza olha feliz o desenvolvimento do irmãozinho e estará com vocês, não só nas lembranças e nas marcas deixadas em suas vidas, mas como uma luz a mais, guiando e protegendo a família que a acolheu, amou, respeitou e tanto lutou com ela!
    Que Deus abençoe sempre os caminhos de vocês! Contem com minha amizade, minhas orações e querer bem!
    Um grande beijo em seus corações!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mais uma vez meus queridos amigos!
    Seja bem vindo Benjamin! Que a vida lhe receba de braços abertos, com saúde e pronto a viver essa emocionante jornada!
    Que sua irmãzinha seja sempre uma luz brilhante a lhe guiar, proteger e amar.
    Beijos com saudades de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Joana querida não perdi nenhum filho pela misericórdia de Deus, mas tive as três prematuras, vivi uma quase perda da segunda gestação prematura, com vários problemas, depois vivemos o autismo dessa nossa amada filha e na terceira e inesperada gestação recebemos um diagnóstico de malformação importante, um quadro grave que levaria a morte uterina, que mais uma vez por misericórdia de Deus foi se revertendo e nossa pequena está aqui, com sua malformação cardiaca, possiveis sindromes de mutação genética, muitas incertezas quanto ao quadro cardíaco-cirurgico, mas linda e feliz como você pode ver no meu face. Ler esse seu relato me remeteu a tudo que vivi nessa última gestação e o que vivemos, os medos e as incertezas, a fé e a razão brigando dia a dia, a luta constante pra não da asas aos medos e deixar de viver. Enfim... espero mais que tudo que o pequeno "Ben" cumpra tão lindamente sua missão como a amada Vitória, na certeza que ele ficará aqui por mtooo tempo. Tenho mto carinho por voces, quase nunca comento mas acompanho desde sempre. Abraço grande e vc falou ao meu coração mais uma vez, são sentimentos que tenho e que por vezes é difícil explicar, ainda mais quando vc precisa ser forte para consolar os outros, quando vc acaba não podendo transparecer o que sente porque da tua força depende a força de muitos. Me identifico tanto com você e suas reflexões. Nunca esqueça "Aquele que começou a boa obra em vós, há de completá-la"!

    ResponderExcluir
  6. Querida Joana, me alegro muito pela chegada do Benjamin, chorei junto com vocês pela partida da doce Vitória, mas hoje o Senhor Jesus vem através da vida do Benjamin, dizer que Ele te ama, e deu a você a honra de carregar em seu ventre duas bençãos. Bem vindo Benjamin!!!

    ResponderExcluir
  7. me sinto exatamente como vc falou, perdi um filho também, e depois dele engravidei e senti tudo isso, chega fiquei boba de ver tudo que senti e sinto escrito por vc. Sentia vontade de ficar quieta só gerando minha bebê e eu mesma como mãe, fico tão feliz por vc, sei o que sente. Um filho jamais ocupa o lugar do outro, nossos anjinhos estarão sempre em nossa s lembranças e sempre sentiremos sua falta, mas é maravilhoso voltar sonhar, se sentir feliz, aos poucos os sonhos voltam a fazer parte da nossa vida. desejo muita felicidade para vc. O meu recomeço se chama Laura tem um aninho e levada e linda, é alegria da nossa casa e da irmã de 10 anos, que foi a minha força no moemnto que perdemos o nosso Pedrinho. Assim como a minha familia foi renovada a sua também será com a chegada desse novo bebê. Felicidades e um beijão.

    ResponderExcluir
  8. je suis très heureuse pour vous !
    Je vous embrasse de Belgique.

    ResponderExcluir
  9. Muito, muito, muito feliz por vocês!!!! Que o Senhor continue abençoando esta família linda, um dos maiores exemplos de amor que eu já vi. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei tão feliz que vi meu presentinho alí. Saudade de vocês 3.
    Que relato lindo..dá até vontade de ser mãe o mais rápido possivel, pra ser completamente feliz. Que reflexão sensata em relação ao nome. Já amo o Benjamin desde o ventre. Vc sabe!!!

    Mari de Fortaleza

    ResponderExcluir
  11. Benjamin! Que sua chegada venhá para trazer lindas felicidades! Lindas , doces e tocantes palavras Joana! Bjo muita saúde!

    ResponderExcluir
  12. Meu coração se enche de alegria por você e seu esposo. Que o Benjamin sinta todo o amor que já recebe e possa encher sua vida de alegria e paz...e com certeza, a Vitória lá do céu estará sempre presente com vocês...bjs!

    ResponderExcluir
  13. Querida Joana ,

    A alegria da sua família é também a minha alegria . Muito obrigada por me dar a oportunidade e a imensa alegria de ser sua amiga.

    Com amor ,

    Mariana.

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida. faço das suas as minhas palavras... Senti tudo isso na gestação da Clarice depois da perda do Miguel... Mas tudo se ajeita... A saudade fica para sempre, e o novo filho nos traz descobertas todos os dias! Um beijo e bem-vindo Benjamin!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Joana
    Tenha fé que Deus tem o tempo certo para tudo, até mesmo para substituir o medo que sentimos por força para vencer qualquer obstáculo. Muito feliz pela notícia, sejam muito felizes!

    ResponderExcluir
  16. QUE NOTÍCIAS MARAVILHOSAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D

    Ass.: Melanie B. do sequestrado 'Sempre Que Penso...'

    ResponderExcluir
  17. Joana, mais uma vez você me fez chorar! Nem posso descrever o tamanho da minha alegria quando vi a sua barriga linda!!!!! Tinha certeza que isso iria acontecer!
    Deu é maravilhoso e a Vitória estará do outro lado amparando vocês!!!
    Muita saúde , saúde e mais saúde!!!!
    Que a alegria tome conta de vocês!
    Muitos beijos, Sandra

    ResponderExcluir
  18. Joana!!! Eu suspeitei que seria um menino desde quando contou, lembra?
    Que lindo, Benjamin!!
    E suas palavras também!
    Muita sabedoria a todos nós!
    E saúde ao pequeno Benjamin!!

    ResponderExcluir
  19. Ops, assinando o último comentário: Débora

    ResponderExcluir
  20. Oi Joana, boa noite!!! Meu nome é Thamara, sou aqui do estado do Ceará e hoje vim te deixar um recadinho :) Conheci esse cantinho especial há cerca de 1 ano e meio. Na época já existiam muitas postagens e a emoção que senti ao conhecer um pouco da linda história de vida da princesa Vitória me fizerem ler todas as postagens em menos de 3 dias. Como essa história de amor me emocionou... Hoje, sem explicação alguma, eu senti saudade da nossa Vitória (peço sua lincença pelo "nossa"), e algo me fez visitar novamente o blog...Fazia tempo que não entrava. Fiquei muito feliz ao assistir o documentário e também com a notícia da vida do irmãozinho da Vitória! Deus te abençoe, Benjamin!! Hoje fiquei especialmente emocionada e entendi porque Deus colocou essa saudade em meu coração. Sou estudante de Medicina e ando um pouco chateada com muitas coisas não muito bonitas que vivencio. Ao reencontrar essa história que desafia toda a certeza que a Medicina esbanja foi como se Deus me falasse: "Veja Thamara, há razão para continuar a luta, há razão para continuar se surpreendendo com tais atitudes, há razão para continuar firme em seus princípios, mesmo que contra o que o mundo diz". Que renovação! Queria te dizer como sua atitude e seu amor fizeram e fazem diferença na minha vida. Mesmo sem conhecer vocês, lembro da Vitória de vez em quando, acredita? Não, definitivamente não foi por acaso que Deus sonhou com a vida da Vitória. Não foi por acaso que ela viveu estes 2 aninhos e algo mais. Não foi por acaso! Foi para mudar vidas, pensamentos, transformar atitudes, trazer emoção e amor, dar sentido a muitas coisas. A vida da Vitória me faz acreditar claramente na certeza da minha conduta como futura médica, de apoiar, aconselhar e cuidar de todas as mamães que um dia me procurarem e que Deus me permita carregar tanto amor em meu coração quanto o amor que existe na sua família. Obrigada por compartilhar conosco essa experiência tão especial. Levarei Vitória comigo para sempre. Que Deus lhe dê mais e mais sabedoria para continuar agindo através do amor. Um abraço carinhoso, Thamara Vieira

    ResponderExcluir
  21. Linda!!! To muito feliz que vc esteja novamente se redescobrindo mãe! !! Te acompanho sempre e to sempre na torcida por vcs!!! Abençoada família a sua! Bjos a vcs quatro!

    ResponderExcluir
  22. Logo que descobri que meu pequeno tinha T.E.A (autismo) saí a procura de respostas na internet e numa dessas minhas desesperadas pesquisas deparei-me com esse blog que veio como um acalento pro meu coração.
    A história de vocês é a mais pura pregação do Evangelho do Senhor, como o amor de Deus inundou meu coração naquele momento... Ganhei forças e coragem pra lutar
    Fiquei muito feliz hoje ao retornar e saber da notícia que Benjamin está vindo aí.
    Glórias a Deus!
    Vou acompanhar agora sempre!

    Meu blog que falo sobre nossas conquistas e desafios do meu anjo azul é www.abreajanelinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Você está linda. Deus abençoe!
    Ana Cleto

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Joana, estava assistindo ao programa Super pop e agora estou lendo sobre a vida da guerreira Vitória, me emocionei, muito lindo todo amor de vc e esposo, Jesus é maravilhoso que deu a vcs total condição em cuidar da Vitória com todo amor. Lindo demais o amor de Cristo e vcs. Parabéns a vcs. O presente de Deus é o Benjamin.

    ResponderExcluir
  25. Querida Joana
    Continuo acompanhando suas postagens e pode acreditar agradecendo a Deus pelo Benjamin.
    Amei o nome. Até ja imagino um lindo lourinho dentro das roupinhas que estão lhe presenteando. Deus benigno continue abençoando as vidas de voces quatro, o trio na terra e a Vivi no céu. Percebi uma linda coincidência: meu esposo é de Taquara, da fam. Lanz e eu nasci em Rolante, que é bem pertinho, me criei no interior de Taquara e desde minha adolescência estou em Porto Alegre. Nós vamos ser avos de uma menininha para fevereiro, ela tera o nome de Sofia. Abraço carinhoso e as bençãos do Senhor para um lindo tempo de advento. Sou a Gisele Lanz irineugisele@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. A inspiração com que transmite em palavras seu amor é única. Nunca li coisas tão especiais sobre amor a um filho. Vcs merecem a felicidade plena. ..sempre

    ResponderExcluir
  27. Muito feliz!!!!!!!!
    Que Deus abençoe vcs, Felicidade muito merecida...
    Acompanho a sua historia do inicio, e não consigo expressar em palavras a minha felicidade em saber da sua gravidez.
    Amei a Vitória na primeira vez que lhe seu blog, e já começo a amar o Benjamin.
    Felicidades Mil!!!!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, querida! Também tenho um lindo Benjamin. Depois de uma gravidez difícil e com a certeza dos médicos de que nosso filho não seria saudável, veio uma criança perfeita, nosso milagre, que é muito amado, mas que se tivesse vindo com algum problema de saúde, ainda seria nosso bebê perfeito e amado. Sua filha era linda, que Benjamin venha para alegrá-la assim como o meu anjo me alegra a cada dia.

    ResponderExcluir
  29. estou impressionada com a força e a fé de vocês. Não consegui ler tudo sobre como foi a luta para que a Vitória sobrevivesse, mas com certeza foi pelo amor recebido por vocês. Muito lindo isso! E ainda mais emocionante o Benjamin a caminho com o enxoval já montado. Ser humano é isso mesmo, saber colocar o próximo acima das nossas vontades ;)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...