Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

terça-feira, 31 de julho de 2012

Um sorriso como resposta

  

Parque Burle Marx - São Paulo - Fotos Joana S. Croxato

...sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre... Hebreus 6:18-20


Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hebreus 10:19-23


Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Salmos 139:11-16


 
Tivemos um fim de semana ensolarado e agradável em São Paulo. Parecia verão. Céu limpo, sol, calor. Uma sensação boa de estarmos vivos e termos tanto a viver... mas um estranhamento de estarmos novamente só nos dois, sem nossa bebê amada, como se tivéssemos voltado no tempo, como se fôssemos mais jovens, casados há menos tempo. Mas quanta coisa que já vivemos! Especialmente nestes últimos três anos, e nunca mais seremos os mesmos.

Não vou dizer que está sendo fácil, tampouco que está sendo difícil, porque não há como avaliar ou comparar a ausência. E é estranho falar sobre uma ausência tão presente! Nos deitamos e acordamos pensando nela, andamos pensando nela e falamos sobre ela. Tenho me lembrado de muitos momentos da sua gestação, talvez porque é o período mais recente e marcante em que éramos o Marcelo e eu, saíamos bastante de casa, conversávamos, passeávamos, sempre curtindo ela em minha barriga. Agora curtimos ela em nossa memória e em nosso coração. Toda a nossa vida agora é lembrada antes, durante e depois da visita dessa ilustre princesinha do céu.

Saímos para caminhar em dois parques, sábado no Burle Marx e domingo no Ibirapuera. Fazia muito sol e toda a natureza parecia sorrir, as árvores, as flores, os pássaros, até as sombras das árvores, tudo era radiante e bonito. Nestes dois parques tínhamos levado a Vitória algumas vezes e pudemos lembrar de momentos felizes. Conversamos bastante, também lembrando das dificuldades que enfrentamos, como foram difíceis os momentos em que nossa gatinha ficou doente e internada, como sofremos por ela e com ela. E como nos alegramos toda vez que ela ficava boa e voltava a ser a mesma gatinha sapeca e feliz. Sentimos muitas saudades suas. Mas não consigo questionar a Deus ou me afundar na tristeza, porque Deus preparou nossos corações, desde o início, para olhar para as suas obras, para os seus propósitos e tentar ver um pouco tudo como Ele vê e não como nós, humanamente, costumamos ver a vida, a doença e a morte.

Desde a sua gestação teríamos motivos para chorar e lamentar. Mas não o fizemos. Muitas pessoas ao nosso redor se entristeceram e sequer sabiam o que nos dizer. O que eu sempre disse é que estávamos colocando a vida dela nas mãos de Deus e confiávamos que Ele faria o melhor. E sorria com a mão sobre minha barriga. Queríamos um milagre, tínhamos esperança, mas sempre a entregamos ao nosso Pai, pois somente Ele saberia o que fazer. Ela sempre esteve nas mãos de Deus. E sempre esteve livre para partir. Mas ela ficou. Por nove meses de gestação. Por uma hora, duas horas, 24 horas de vida. Uma semana, um mês, um ano, dois anos. Por trinta meses ela ficou conosco.

A primeira vez que ela adoeceu gravemente, em outubro do ano passado, eu lhe disse: "filha, se você está cansada, se você quer ir para Deus, você pode ir, você sabe que mamãe vai sempre te amar e um dia vai te encontrar. Mas se você quer lutar, saiba que mamãe está aqui para lutar com você. Mamãe vai cuidar de você sempre, e vai sempre pedir a Deus por sua vida". Por duas vezes ela disse que ficaria e lutaria. E como lutou! Mas entendo que ali Deus já estava preparando nossos corações para a despedida, sem que soubéssemos. Desta vez ela disse que estava cansada. Por doze horas eu fiquei ao seu lado sem comer, sem beber, somente pedindo a Deus por sua vida, segurando sua mão, observando-a atentamente e lhe dando força e amor. Então a médica veio avaliá-la novamente e nos disse quão grave ela estava e como não estava respondendo a nada. Antes que ela me dissesse isso eu já havia percebido, a pressão que não media mais, a falta da urina, os seus olhinhos abertos em silêncio querendo me dizer algo. Entendi que agora ela precisava ir. Tudo que eu sempre quis para ela era vê-la bem. Meu maior pavor era vê-la sofrendo sem conseguir reagir, sem perspectiva de sair do hospital e melhorar. Deus sempre ouviu nossas orações para que ela melhorasse. Sempre. E quando chegou este momento em que Ele permaneceu em silêncio diante a minha oração, eu entendi que era chegado o momento. Então eu lhe pedi que a levasse sem dor, que tivesse misericórdia dela e de mim. Eu lhe supliquei que a poupasse naquele momento. Talvez ela ficasse ali por horas, dias, semanas, em grande sofrimento. Mas Ele respondeu, mais uma vez. Até no momento da sua morte Ele mostrou seu amor cuidadoso, sua compaixão, seu carinho para conosco. Que Deus é esse que ouve a nossa oração, que nos carrega no colo, que nos exalta mesmo quando somos fracos, falhos, pecadores? Esse é o Deus que deu o seu Filho para salvar a minha filha da morte. Para sempre. E que me deu a minha filha para eu aprender a buscá-lo, e para eu entender tudo que seu Filho havia feito por mim. E quem sabe ajudar outros a também entenderem.

 

Durante sua vida, muitas pessoas se aproximaram para observá-la e eu percebia que sentiam pena por sua condição. Tudo que eu podia lhes dizer era que éramos felizes, que ela era amada e vitoriosa. E sorrir. Meu sorriso sempre foi a melhor resposta para os que questionavam se era difícil, se era triste ou sofrido ter uma bebezinha especial - e como ela era especial! Me entristecia perceber que havia pessoas que se entristeciam por nós. A vida da Vitória, por outro lado, sempre foi uma alegria. Pensava, puxa, como eles ainda não entendem? Interessante que ao mesmo tempo muitas pessoas também se aproximavam para nos parabenizar, para me abraçar e me dar força. Para beijar a Vitória, segurar sua mãozinha e dizer que ela era uma inspiração. Eu sempre agradecia e sorria em gratidão.

 

Hoje eu fico imensamente grata por tantas pessoas que me escreveram expressando seus sentimentos pela partida da nossa filha. Fiquei muito comovida vendo tantas pessoas que choraram junto conosco por ela, que se solidarizaram e escreveram palavras de apoio. Mas o que mais me alegra é saber que ela mudou a vida de inúmeras pessoas, que mudou a forma de muitos verem a vida, o aborto e as crianças com necessidades especiais. E me conforta saber que ela alegrou a vida de tantas pessoas e ainda é fonte de inspiração, de coragem, de amor. Que ela ainda aproxima as pessoas de Deus. Entendo que muitos ainda se entristeçam, mas meu desejo é que ela seja para todos uma lembrança feliz. Nada de probrezinha, tadinha... nada de não sei mais viver, não vou conseguir, quero morrer ou coisas do tipo. Diante de tudo que ela me ensinou, se agora eu chegasse e dissesse que "não entendo, meu Deus, por quê??" acho que ela lá do céu ia fazer aquele bico de brava e aquela cara de oncinha e perguntar: "puxa, mãe, você também ainda não entendeu???" E Deus ia dar uma boa risada!

 

Há inúmeras lembranças que me vêm à memória continuamente. Há tantas coisas que ainda quero contar sobre ela. Ao mesmo tempo tudo isso exige uma certa disposição emocional e física. Às vezes é preciso se distanciar para então se aproximar de novo de tudo isso que vivemos. Às vezes é preciso chorar e outras é preciso calar. E em outras é preciso rir. Porque é muito difícil enfrentar essa vida sem rir um pouco da gente mesmo e das nossas dores. E sempre é preciso buscar a Deus e agradecer.

Acho que existem um milhão de possibilidades sobre o que fazer daqui para frente. Sim, quero ter mais filho(s), sim, quero escrever um livro, sim, gostaria de voltar a trabalhar. Mas não, não quero ficar ansiosa, não, não quero ter pressa de nada, quero viver um dia de cada vez, quero ter tempo de chorar, de lembrar, de esperar a direção de Deus e do meu coração. Quero muito continuar a divulgar outras histórias, me dedicar mais a oferecer apoio e informação a outras famílias e lutar pela vida. Isso será feito em honra da minha princesinha que foi uma bênção nas nossas vidas para sempre.


No momento ainda estou tentando começar uma nova rotina - é extremamente estranho não ter que parar tudo que estou fazendo para atender uma gatinha manhosa e linda - acho que eu acabo sendo menos produtiva tendo mais tempo! Era tão bom não ter tempo e me sentir cansada e ao fim do dia olhar aquela menina linda no berço e pensar, como vale a pena, muito obrigada, Senhor!


Hoje somos muito mais maduros e acho que ainda somos felizes. Acabamos de nos despedir de nossa filhinha, ainda estamos de luto, sentindo a sua ausência a cada instante e tentamos nos acostumar com isso. Mas no tempo em que ela esteve conosco nos ensinou tanta coisa. E uma delas é que é possível ser feliz mesmo em circunstâncias adversas. É possível viver e ser feliz sem calota craniana e até mesmo sem um cérebro que possa ser visto e reconhecido pela medicina. É possível ser feliz com limitações e até mesmo quando estamos tristes, sim, isso faz parte da felicidade (imagina que horror uma vida inteira sem uma única frustação, uma única perda ou sem um único dia péssimo).

Hoje o que eu posso fazer é olhar suas fotinhos, seus vídeos, seu blog, e pensar, como valeu a pena, muito obrigada, Senhor! Cuidar dela foi a missão mais linda, mais nobre e maravilhosa que eu poderia ter tido. Mas também tenho que olhar para frente. Não faço ideia de como vai ser, e tenho muitos desafios. Mas sei que diante de minhas inquietações e dúvidas sobre o futuro, Deus olha para mim e me dá um grande sorriso como resposta. Não vai ser fácil, nunca foi, mas não estamos sozinhos.

esse sorriso com esses dois dentinhos foi a coisa mais linda que eu já vi na vida!


89 comentários:

  1. Joana... obg por td que vc nos escreve, a vida da vitória foi o tempo td usada por Deus para nos abrir os olhos, a dela e a sua... que tão ricamente nos explicou cada detalhe de seu dia a dia... penso em qnts vidas chegaram a Jesusu através de vc, da Vitória e do Marcelo, e isto é q mais agrada ao Senhor, pois a alegria no céu para um pecador q se arrepende na terra, Deus escolheu vc p esta missão e vc cumpriu minha querida e amo vcs como meus irmãos em Cristo, amanhã pela manhã postarei minha carta a vc, por favor me avise qnd recebe-la, bj de carinho da familia Nassif.

    Ps: Qnd penso na Vitoria smp lembro do filme Cartas para Deus (ua historia real) Ja assisitiu? se não, vale a pena!!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por nos deixar participr da vida deste presente maravilhoso! Obrigada por nos dar força e vida! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Foi o sorriso mais lindo e puro que eu vi tbm Joana, realmente não vai ser facil, hj falei sobre isso com a minha mãe diante das lutas q temos vivido,e lembrei do que disse Jesus.Ele nunca disse q seria facil, que teriamos aflições...mas Ele venceu o mundo.

    A Vivi continua fazendo toda diferença na minha vida,e lembre-se vc e o Marcelo não estão sozinhos, estamos juntos porque juntos é melhor!


    Essa frase me fez pensar na pequena hj:

    "O que a memória ama, fica eterno.
    Te amo com a memória, imperecível." (Adélia Prado)

    ResponderExcluir
  4. Oi Joana! Entro praticamente todos os dias em seu blog. Mesmo sem conhecer, sinto como se fossem meu amigos de longa data. Quero te dizer que a Vitória, foi um grande exemplo do amor de Deus em nossas vidas! E você e o Marcelo são os maiores exemplos de pais que já pude ver! Parabéns pela força e pela fé! Suas palavras são como inspiração para mim. Cada dia me aproximam mais de Jesus, nosso salvador. Obrigada por ser essa linda mensageira! Que Deus te abençoe! Beijo grande!
    Ana Paula de Volta Redonda - RJ

    ResponderExcluir
  5. Oi minha querida Joana...saiba que estou sentindu saudade da vitorinha...ela me ensinou a ser feliz com todas as dificuldade do dia a dia...antes de conhecer vcs não agradecia e sim me queixava pk sempre comigo...um dia muito chateda conheçi seu blog e me apaixonei, nakele momento que via as fotos e lia seu blog eu me emocionei e me arrepiei , fui para casa com a imagem de vcs na minha cabeça, durmi pensandu em vcs, acordei pensando em vcs...me incantei, no dia seguinte e ate hj tenho que ver seu bolg diariamente...seu blog abriu meus os olhos de como podemos ser feliz com tds as dificuldade e de começar a agradecer a Deus por td que ele estava me ensinando e me mostrando..
    Deus é tão grandioso na sua vida e pode ter certeza que daki para frente so irá ser benção de alegria na sua vida e do Marcelo..vcs são sinonimo de amor incondicional, de batalhadores e o principal pra mim de uma alegria e uma deditação constante e de maravilhar de se ver!!!
    Seje sempre essa pessoa magnifica que vc é ....
    Desejo td a felicidade do mundo a vcs....e obrigado por td que sem saber fez na minha vida...amo de paixão a historia linda de vida de vcs!! A unica coisa k sintu muito é não poder ter tido a oportunidade de olhar nos olhos dessa princesinha linda, mas em minha memoria e meu coração ela esta sempre ....
    Muita força e fé que agora a Vitoria que vai ajudar a vcs conseguir a prosseguir daqui pra frente....
    Um enorme abraço de quem te admira e deseja muitas felicidades!!!

    OBS: continue no bolg me fas muito bem ouvir suas palavras!!!
    um bjo Talita Tavares

    ResponderExcluir
  6. Oi Jô! Continuo acompanhando vocês e lendo seus relatos. Não consigo comentá-los, pois a Lelê me toma muito tempo, mas me emociono e fico feliz a cada palavra sua. Você e o Má me são grandes exemplos e as vezes sinto vontade de te ligar, mas tenho medo de invadir seu espaço e tempo. É isso amiga, existe muita vida para vocês e vocês são mais que especiais. O Má conheci ainda um menino, já muito responsável e é muito bom ver o homem lindo, apaixonado pela família, respeitoso com a vida que se formou. Ver que encontrou uma esposa tão especial quanto ele. Torço por vocês, farei isso sempre! O amor de vocês é lindo, inspirador e invejável. Muitas coisas lindas ainda virão em seus caminhos e juntos! Parece que alguém me diz isso ao ouvido agora... A Vitória é com certeza imensamente feliz por ter uma família como a de vocês, esteja onde estiver!
    Jô, Deus é convosco! Ele foi, é e será sempre o Pai de amor e misericórdia!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Querida Joana, esse sorriso mais puro, mais lindo é a resposta de que tudo valeu muito a pena. É simplesmente a resposta a todo amor que esse anjinho recebeu. Um filho especial vem para nos ensinar a ver o belo, no mais simples, o simples no mais complexo... Vem para nos ensinar a lutar a cada minuto, vem para nos mostrar o que é o mais puro amor, a valorizar a vida, as pessoas e até os animais. Já ouvi muitas pessoas dizendo que meu filho é uma cruz que carrego. Tenho pena de quem o vê dessa maneira e nunca poderá usufruir desse mais puro amor, receber o mais doce sorriso. E tudo isso em troca somente de amor. As conquistas da nossa pequena Vitória foram resultado de muito amor. E o amor sempre vale a pena. Com certeza Deus te mostrará como organizar tua vida. A vida de tua filha foi muito importante para nós, pais especiais. Tu és uma pessoa maravilhosa, e que tenho certeza que continuará nessa caminhada pelo reconhecimento do direito de nossos filhos. Obrigada por poder continuar a contar contigo. Bjos.
    Simone Melchiades Guglieri Klimel.

    ResponderExcluir
  8. lindo!!!simplesmente lindo,sua história de amor e dicação,que Deus a abençoe você seu marido sempre.que você possa ajudar outra mães.mães como eu que passam por dificuldades mas, não perdem fé e a esperança de dias melhores,fiquem na paz de DEus

    ResponderExcluir
  9. Lindo, lindo, lindo... O sorriso da Vitoria e o sorrir de Deus na sua Vida... Que eles estejam sempre junto a ti! Deus os abencoe ricamente! Giulliane

    ResponderExcluir
  10. Olá Familia Abençoada

    Vocês sabem, eu sempre digo isto a vocês, que eu admiro muito e apreendi muito sobre fé com vocês!

    Estes dias estavam lendo Hebreus 11, herois da fé, e no verso 34 diz "apagaram o poder do fogo" e imediatamente lembrei de vocês.

    Muitas vezes eu via fé como algo que poderia mudar as circuntancia, mas a fé não é somente isso (apreendi com vocês isso!!!), a fé nos toca de uma maneira que quando estivermos em uma fornalha de provas, podemos orar e o fogo pode não apagar, mas não pode nos queimar.

    Muitas vezes oraremos por uma cura ou mesmo de uma situação financeira complicado e mesmo assim
    elas poderam ainda estar lá, mas entramos em Deus onde isto não abala a nossa fé.

    E apesar de estamos na fornaria da provação, é lá que passeamos com Jesus, é lá que sentimos o toque e amor do amado das nossas almas!

    Em Lucas 22:31 Jesus disse a Pedro que Satanas tinha permissão de tocar nele, mas que Jesus pediu ao Pai que a Fé de Pedro não desfaleca. Esta é a essencia!

    Pra mim vocês são irmão na fé, e se a biblia ainda fosse escrita estaria na galeria da fé. Mas quem sabe no céu vocês não estejam nesta galeria?

    Fiquem na Paz de Crito amados irmãos!

    ResponderExcluir
  11. Joana

    Tudo o que você escreve é tão lindo e transmite tanta paz.
    Você está certa, dê tempo ao tempo, viva um dia de cada vez.
    A história de vida da Vitória é linda e você e seu marido foram pais abençoados e guerreiros.
    A Vitória ajudou e vai continuar ajudando outras crianças a terem a oportunidade de nascerem e viverem o tempo que tiver que ser.
    Ela é um anjo de luz que vai estar sempre com vocês.
    Não imagino a dor de perder um filho mas desejo de todo o meu coração que seja o menos dolorido possível, que só fique as boas lembranças e o amor infinito.
    Beijos

    Tatiane Holiver

    ResponderExcluir
  12. É Joana não é fácil retomar a rotina, imagino para você, pois foram mais de 2 anos, mas realmente o que nos importa são as lembranças dos lindos momentos com estas pequenas preciosas, que nos ensinaram tanto! Obrigada por suas palavras, adoro ler suas postagens! Fiquem com Deus grande abraço amigos

    ResponderExcluir
  13. Querida Joana!

    Realmente deve está sendo muito difícil sua vida agora sem a presença gostosa e iluminada de Vitória a saudade fica e fica e só o tempo vai aliviando!! Mas ao mesmo tempo consigo sentir nas suas palavras o mais lindo sentimento de conformação e dever cumprido , porque vcs aqui na terra com certeza deram a Vitória o maior dos amores, o carinho, a atenção e a harmornia para que o tempo que ela passa-se aqui na terra fosse maravilhoso e mágico e era isso que sempre sentia e sinto ao entrar no seu blog ! Magia !! Magia de amor , fé e aceitação!!Pense na idéia de escrever um livro! Aliás , dois um com sua linda história de vida com Vivi e outro sua vida depois de Vivi!! bjs querida Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  14. Querida Joana,

    Como fico feliz com suas postagens, é um verdadeiro bálsamo para cada um de nós, fonte de coragem, fé e amor pela vida!
    As lembranças de nossa princesinha serão eternas...
    Aprendi a ser uma pessoa melhor e a compreender, verdadeiramente, que a obra de Deus nunca é pela metade, sempre se completa por Sua misericórdia e sabedoria infinitas.
    Que Ele continue a iluminar vcs e que seu caminho seja sempre abençoado!
    Um abraço bemmmmm apertado e um super beijo,
    Leila Soares
    RJ/RJ

    ResponderExcluir
  15. Querida Joana,

    o tempo é realmente redentor, com o distanciamento os acontecimentos ficam mais leves...a Vitória estará sempre olhando por vocês, sempre sorrindo...ela será sempre uma doce lembrança.

    Que Jesus continue iluminando vocês e dando forças para olhar para o futuro embalados pelas doces lembranças do passado!

    ResponderExcluir
  16. Joana , querida ,

    Nunca deixe de postar , as suas palavras , a sua historia sao uma fonte de inspiracao para mim , sao quase " minha religiao " , onde encontro forcas nos momentos de adversidades que a vida apresenta a todos nos.
    Voce foi de fato escolhida por Deus pra ter essa familia linda , unica e abencoada...que sorte a Vitoria teve...

    Com muito carinho ,

    Mariana

    ResponderExcluir
  17. Boa noite queridos!!!
    Lindas suas palavras Joana,vc tem toda razão, tudo tem seu momento, e deus logo lhe mostrara o que fazer.
    E com certeza quando vcs tiverem outro filho, ele(a) vai amar e se orgulhar muito da Vitoria.
    Viva cada dia, com calma, tranquilidade, saudade.
    Chore, ria, chore novamente para mais uma vez se alegrar, e isso é a vida.
    E quando sentir vontade,ou tiver novidades, para matar a saudade, vem aqui,e conte tudo para gente.
    Fiquem com deus!!!!
    Luanda

    ResponderExcluir
  18. Olá Joana , leio que você está reagindo bem dentro do possível, li a postagem anterior tu que você está fazendo foi exatamente o que fiz a dois anos atrás...casualmente hoje fomos no arquiteto para ver a planta de nossa casa nova...sabe na hora meu coração apertou...tantos planos, tanta vida e nessa história minha Diovanna está só em nossa memória e coração...a vida é um ciclo que gira sem parar , mas tb que fere, pois a saudade é muito forte e sempre irá fazer falta...na primeira semana que ela partiu doei suas fraldas, dois carrinhos, dietas e muitas roupas de inverno para uma instituição de crianças especiais, depois com o tempo fui doando o resto, hoje tenho aqui a cama dela, que acabarei doando tb, pq na casa nova não terá outro quarto, terá um escritório onde vai ter um sofa cama...e assim é a vida, mas quem nos dá força é Deus e a própria Diovanna...fico feliz por vocês estarem seguindo o curso normal, vivendo um dia de cada vez, chorar é preciso, ficar em silêncio é preciso, rir é preciso, faz parte desse processo...lembro que meu cardiologista me disse na época Cláudia o primeiro ano é mais dificil, as datas festivas são terriveis depois vai passando essa sensação da perda.... e ele tinha razão, tudo doia, chorava de emoção por todas as datas, hoje é a saudade sem dor, saudade de lembrar como seria se ela estivesse aqui, a solução hoje é a oração quando vejo que está demais me recolho pode estar a casa cheia de gente, me recolho e faço uma oração e peço a Deus que me ajude a sorrir e que minha saudade e minhas lágrimas não atrapalhem onde ela estiver...e logo passa...minha querida te admiro, e meu marido sempre le suas história junto comigo e percebemos como somos parecidos, como fizemos coisas parecidas por nossas filhas...muita força e fé...bjs...

    ResponderExcluir
  19. Como suas palavras são luzes para nossas vidas. Como o seu exemplo de vida nos ajuda a valorizar cada dia, cada hora, cada minuto com nossos filhos e nossa família.Com certeza a vida da Vivi foi uma benção não somente pra vocês e seus familiares, mas para inúmeras pessoas que leem as suas palavras e vivem com vocês cada etapa dessa história de amor!
    Que vocês continuem conseguindo ver a presença de Deus em todos os momentos de suas vidas!!!
    Abraços!!!
    Leny Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  20. Como suas palavras são luzes para nossas vidas. Como o seu exemplo de vida nos ajuda a valorizar cada dia, cada hora, cada minuto com nossos filhos e nossa família.Com certeza a vida da Vivi foi uma benção não somente pra vocês e seus familiares, mas para inúmeras pessoas que leem as suas palavras e vivem com vocês cada etapa dessa história de amor!
    Que vocês continuem conseguindo ver a presença de Deus em todos os momentos de suas vidas!!!
    Abraços!!!
    Leny Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  21. Sempre linda e abençoada! A Vitória me fez como você disse em seu post, mudar meus conceitos sobre aborto... Me fez entender porque meu filho Rafael se foi... Vocês e sua história me confortam, me fortalecem e me dão forças para tentar de novo! Obrigada! Bjs Edna - ednabsoares@bol.com.br

    ResponderExcluir
  22. Joana,

    Que palavras maravilhosas, que paz vc transmite.
    É claro que a saudade da sua princesinha machuca o coração (o meu também), mas sabemos que ela foi, e sempre será, uma benção que Deus te deu de presente para cuidar e amar ;a benção foi recebida de forma tão divina que você ainda conseguiu dividir um pouco desta benção nos deixando participar um pouco do dia a dia de seu presente. Parabens mamãe vc entendeu, recebeu e cuidou marvilhosamente do presente q papai do céu te deu.

    Joana, fiquei maravilhada quando li a parte que vc pretende escrever um livro... sempre quiz te sugerir escrever e publicar o livro deste amor incondicional, desta historia de vida maravilhosa. Sem dúvida nenhuma serei uma das primeiras a comprá-lo, desde já fica a minha encomenda rss...

    Caso vc venha a BH por alguma razão, me conta, adoraria conhecer vcs e também recebê-los em minha casa, tem meu contato pelo facebook e podemos nos falar em confidencial pelo chat do face e assim passar telefones para uma possível oportunidade.

    Grande abraço!

    Claudiane

    ResponderExcluir
  23. Querida Joana!

    Tudo acontece no tempo de Deus e tu sabes disso!

    Eu tenho certeza que Deus vai continuar derramando chuvas de graças na família de vocês e este momento é de rir e chorar ao mesmo tempo...

    Não é fácil, nada na vida é fácil, por isso é uma gloria viver e conquistar as coisas, e tu conquistaste muito com a tua linda princesa sapeca, são inúmeras vitórias e corações que tens contigo, inclusive o meu coração que esteve muito tempo amargurado por não poder gerar uma vida e vendo a gatinha nos teus braços me senti uma tola por não me permitir amar uma criança que me será enviada por Deus por outra barriga que não a minha, por esta razão hoje estamos na fila de adoção.

    Teus planos, casamento, trabalho e rotina virão com o tempo e aos poucos, conforme a vontade de Deus e Seus planos para ti e teu marido.

    Queria muito te abraçar e beijar tuas mãos tão poderosas e inspiradoras de amor, mas como a distancia não permite, fecho meus olhos e peço a Deus que te abrace por mim.

    Fiquem com Deus e Nele nos encontraremos e encontraremos a princesa!

    Beijos! Muitos beijos e abraços de Deus!

    Jaque
    Bal. Gaivota SC

    ResponderExcluir
  24. Ao ler e reler suas palavras meu desejo é poder te chamar de amiga.
    É assim que me sinto e gostaria de ser por acompanhar sua história em silêncio mas como parte de minha vida.
    Só posso ver em vcs um Deus de amor que muitos não conseguem encontrar por não entender a verdade da cruz que doa por amor, que sofre pelo amor e que ressuscita por prova de amor.
    Impossível resmungar frente a um testemunho tão vivo como o seu.
    Obrigada por escrever, expressar e doar através desse canal que alcança milhões e partilha de um amor infinito e doador.
    Vejo que Deus já está dando o próximo passo e estou aqui orando para que Ele te impulsione para escrever um livro pois seus relatos darão vida a muitos mortos espiritualmente.
    Como gostaria de abraçar vc, não para chorar ou consolar mas para expressar a gratidão de conhecer vc e aprender com suas palavras o que é maturidade espiritual.
    Gostaria de enviar para um livro que meu irmão escreveu meses antes de ser acometido de um aneurisma cerebral que o levou para Cristo (ele era pastor e o livro de chama VENTOS CONTRÁRIOS - quando Jesus acalma a tempestade), com a anotação que os escritos não terão o condão de te consolar pois o Espírito Santo já é o seu consolador mas de mostrar o quanto uma literatura pode ajudar vida pois vivenciamos isso com a publicação dos escritos de meu irmão.
    Bjs.
    Dryc@
    anadryka@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Joana, Como você mesma disse: Deus vai te dar uma direção !! Você é uma pessoa muito especial e abençoada ! Te Admiro e admiro a força e o entendimento que vocês estão tendo. O tempo é a solução para a cura junto com Jesus e lá na frente você vai entender porque passou por tudo isso. Tudo que acontece na nossa vida tem um sentido. Um super beijo pra você !!!

    ResponderExcluir
  26. Joana adoro ler o q vc escreve, pra mim é como terapia, vc passa uma paz em suas palavras, adoro ler sobre a Vitória e tudo q viveram com ela, é lindo de ver q vcs estão em paz, fiquem com Deus..

    ResponderExcluir
  27. A Vitória é muito linda e fofinha e é bom pensar que ela está bem, num local melhor. Obrigada por continuarem com o blog, por continuar a escrever. Habituei-me a vir aqui quase todos os dias e a sentir a Vitória próxima, como se pudesse ser uma afilhada minha que morava longe. Imaginava que se um dia fosse ao Brasil, ia querer conhecê-la mesmo. Muitas vezes me emocionei com o que li aqui, como hoje. Penso que há pessoas que tornam o mundo melhor, a Vitória e os pais dela são assim. um beijinho
    Gábi

    ResponderExcluir
  28. Nossa Joana, a vida é sempre um aprendizado... cada vez q passo aqui e leio o q vc escreve, percebo o quanto ainda preciso aprender, melhorar... eu te confesso que não consigo lidar com a morte, ela para mim é uma piada de mau gosto que a vida nos prega, talvez por isso estou sentindo tanto a ida da Vitória, está doendo como se fosse minha filhinha sabe. É muito difícil conter as lágrimas... O engraçado é que a vida dela me ensinou tanto, mas sinto que tenho muito mais a aprender com sua partida... E vcs continuam sendo minha bíblia...
    Um forte abraço..
    Ana
    Palhoça/SC
    anaromero99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Queridos Joana, Marcelo e vò Cida...
    Imagino o quanto deve está sendo difícil conviver com as lembranças... ver fotos, roupinhas.. sentir seu cheirinho no quarto...realmente é extremamente difícil e doloroso, mas que bom que Deus é bom... e que nos conforta com seu imenso amor... sei que a ador da saudade é muito grande, mas passará.. sentir a mesma coisa quando mainha se foi... ainda choro, lembro-me de cada detalhe seu.. das risadas, das conversas... dos momentos felizes e alegres... mas infelizmente quando abro os olhos e vejo tudo só fico em minhas lembranças, me parte o coração..Mas sei que vocês são muito fortes, e tementes à Deus..
    Gostariamos de tê-los conosco, através do blog, do face, pois sei que vocês ainda irão ajudar muitos pais a superarem os desafios de terem bebês especiais...
    Vocês são pessoas especias e enviadas por Deus para ajudar muita gente...
    Fiquem com Deus..
    De longe torcendo por vocês e orando sempre!!
    Vocês moram no meu coração!
    Com Carinho..
    Claudia - Jp /PB

    ResponderExcluir
  30. Querida Joana,

    Como a história da Vitoria nos ensina, nos fazer rever valores e nos posicionar de forma diferente diante dos desafios da vida!!!!
    Fiquei muito feliz em saber que escrever um livro esteja nos seus planos - embora entenda que isso ira acontecer ao seu tempo. Por ora, acompanhar o seu blog - e tenho, inclusive, buscado os posts mais antigos, para conhecer mais dessa linda história - tem sido, para mim, uma grande lição de vida!
    Espero que Deus continue amparando você e sua família!
    Com carinho,
    Cláudia - Curitiba

    ResponderExcluir
  31. Lucélia/Cascavel-PR31 de julho de 2012 às 22:04

    Joana, quando Vivi estava entre nós, ela sendo esse milagre de Deus me mostrou uma força nunca vista por mim antes e agora que ela se foi, você "MÃE QUERIDA" me ensina tantas coisas, me mostra uma força também, que só pode ser herança dela,da nossa pequena Vivi.

    Estamos juntos, todos orando e pedindo a Deus por vcs e por ela e também por nós, que ainda temos muito que crescer no amor a Deus.

    Suas palavras me tocam profundamente.

    Boa noite anjo na terra!!

    ResponderExcluir
  32. Joana...
    não me canso de vir aqui!
    e cada vez, aprendo mais e mais!
    vc é especial!
    feliz da Vitória q veio pra vc, pois não teria mãe melhor pra ela!
    obrigada pelas palavras...
    sempre!
    bj
    da Li

    ResponderExcluir
  33. Ela foi uma grnade loção e alegria para mim!msmo tão distante!e cada post falando de sua evoluçao e cada foto dela era um sorriso meu.Sim como eu aprendi aq!e continuo aprendendo.Deus te deu uma oportunidade linda de trazer até nós o relato da vida dessa menina de olhos tão cativantes!se não fosse por ela talvez vc não poderia dar essa ajuda tão generosa qu sao suas palavras!bj*

    ResponderExcluir
  34. Joana, Tudo que vocês viveram esta bem Guardado dentro do seu coração!!! cada lembrança, cada momento... foi mágico... Todas as Vezes que chego do trabalho entro pra ver se há alguma mensagem... algo diferente...
    Motivação!!!! vivo de motivação!!! e Deus tem me confortado.. e atraves da vida da Vitória comecei a ver a Vida com outros Olhos!!!!

    Deus abençoe Vocês sempre!!!!

    Essa vai pra vocÊs em homenagem a Vivi: Vou voar como a águia, vou cantar como o vento, vou fluir como um rio e cantar com os anjos!!! escalar as montanhas e andar sobre as águas ... eu vou louvar como no primeiro amor.... Pois eu vi a Glória do Senhor!!!!!

    Essa é a vida dela agora!!!!

    Luanda - Guarujá!

    ResponderExcluir
  35. Força Filha Amada e Querida de Deus !

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Joana e Marcelo,

    Acompanho o blog a muito tempo, mas nunca fiz nenhum comentario...
    A Vitoria e um grande milagre de Deus, e vcs serao sempre grandes exemplos de pais... Ensinaram e deram forca a muitas outras pessoas com seus bebes especiais...
    E continuam sendo exemplos por hoje conseguirem manter uma paz e por nao se revoltarem.
    Acredito que todos nos, leitores, estamos pedindo a Deus por acalmarem os vossos coracoes e para que.consigam seguir em paz.
    Um grande abraco.

    Fabiana

    ResponderExcluir
  37. Você vê a vida com muita poesia. Eu nao consigo ter essa visão. Se eu vivesse a sua situação, estaria muito infeliz. Engravidei de um filho com graves má formações. Ele morreu na gestação. Depois da curetagem, uma enfermeira me disse: tomara que você tenha um filho mais bonito! Se ele nao morresse no útero, eu certamente teria interrompido a gestação. Acompanhei o seu blog. Também vi a entrevista daquele medico Gallop dizendo que todos os bebes sem cérebro evoluem para óbito. Nao sou religiosa, nao acredito em Deus, nem em vida após a morte. Você vê a vida com muita poesia. Você, Joana, acredita em Deus. Você nao vai publicar esse comentário. As pessoas sao diferentes. Pra quem nao vê a vida com poesia e nao acredita em Deus, a sua história é muito triste... A sua filha foi uma pessoa que veio ao mundo com grandes limitações. Foi um erro da natureza, e as vezes a própria natureza se encarrega de "eliminar" o que nao tem condições mínimas de sobreviver... Estará errada a natureza nesse caso? Admiro a sua coragem e sua dedicação. Você merece ser muito feliz... Tomara que você tenha um filho e ele seja muito saudável. Você e seu marido merecem.

    ResponderExcluir
  38. Querida Joana,
    Que Deus continue confortando o seu coração e da sua família nesse momento. Vocês são pessoas maravilhosas, é uma honra conhecer vocês ainda que virtualmente. A Vitória foi muito abençoada em ter vocês ao lado dela, tenho fé que nesse momento ela está ao lado de Jesus, amada, linda e em paz.
    Que Deus lhes abençoe muito. Bjs

    ResponderExcluir
  39. Joana,

    Que bom que o Senhor tem dado todo esse conforto e serenidade a vocês. E que bom que você tem tido toda essa disposição em partilhar conosco as belas lembranças e experiências desses últimos 30 meses, dos quais pudemos vivenciar um pouquinho pelo blog. Sua força e coragem, suas palavras de alento e de reconhecimento da presença de Deus em sua vida são, verdadeiramente, um exemplo a ser imitado, seguido... É fácil, mesmo à distância, sentir o perfume de Cristo exalado pela sua linda família. Que Ele, em sua infinita bondade, continue abençoando-os com tanto amor; e que vocês possam continuar partilhando desse amor conosco e com muitos outros que, certamente, conhecerão sua história. Amamos vocês!
    Abraços fraternos.
    Eduardo e Anneliese
    (Vila Velha ES)

    ResponderExcluir
  40. Que sorriso lindo da Vivi! Quanta saudade quanta alegria de ter conhecido sua história, que seus amados pais deixaram ser escrita por Deus! Beijo, familia amada!

    ResponderExcluir
  41. Hello Joan. Your Wictoria has a special place in my heart.

    Pozdrawiam z Polski
    Urszula

    ResponderExcluir
  42. Joana, continuo vindo aqui todo dia. A Vitoria e sua historia sera sempre importante para mim. Permaneca forte na sua fe e conte conosco para seus projetos futuros. Estarei sempre por aqui, relembrando o pedacinho de Vitoria que levo comigo! Debora

    ResponderExcluir
  43. MEU DEUS.............Dificil nãos e emocionar. Em primeiro lugar esse também foi um dos sorrisos mais lindos que já vi em toda a minha vida...
    Realmente a Vitoria foi é e sempre será uma dadiva na vida de muitas pessoas, principalmente na minha....me fez ver a vida de forma diferente, aumentar minha fé...meu amor ao proximo e a minha familia e nunca desistir..Você sem sombra de duvidas foi abençaoda por ter um ser tão especial e também por iluminar tantas vidas com palavras tão sabias..o seu amor incondicional, a sua fé...me motivam a cada dia. Na vida nem tudo são flores, mas a sua historia me fizeram ver os problemas de uma outra maneira.
    Gostaria muiiito de ter dado um abraço e um beijo na Vitoria...ter sentido esse anjo pertinho de mim, sentir seu cheirinho como vc mesmo diz.
    obrigada, obrigada e obrigada por compartilhar conosco esses momentos e por ser essa pessoa extremamente especial que é....
    Te admiro cada dia mais...vc está me ensinando muito....
    um beijo grande
    Eliane

    ResponderExcluir
  44. Não vejo motivos para alguem ter tido dó e visto tristeza na vida de vcs...Vcs foram mais que abençoados por terem a oportunidade de amar esse ser extreamente especial....
    Sinto saudades, mas alegria em saber que ela trouxe muita felicidade a familia de vcs...
    Joana saiba que essa amizade virtual por mim será eterna, e que quero muito ver seu livro (vc é consegue transmitir em palavras sentimentos isso é um dom) quero ver seus filhos...quero ver sorrisos estampados no seu rosto e do Marcelo e tb tenho certeza que a pequena e doce Vitoria estará sorrindo ao lado de Deus com tanta felicidade.
    O unico sentimento que a Vitoria nos transmite é amor...
    bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  45. Joana, suas palavras são tão sinceras que me deixam sem palavras. Nem me cabem palavras de consolo a vc pois o prorpio Deus está te consolando de maneira sobrenatural. Realmente vcs foram privilegiados por poderem ter uma princesa tão especial como a Vitoria e ela também foi muito abençoada por nascer em seu lar, ter vcs como pais. Eu estou muito triste com sua partida, mas, como como vc mesma disse, não há motivos para tristeza, pois ela agora é livre. Um dia todos nós seremos livres deste mundo e cearemos juntos nas Bodas do Cordeiro e a Vitoria, junto com o Senhor Jesus, estará lá para nos receber.
    Continue mesmo no blog. Suas palavras são bálsamo na minha vida. Mudam o meu dia. Pensar na Vitoria me encoraja e me faz refletir na vida... Deus abençoe muito vcs.
    Se puder, me aceite no Facebook. te mandei solicitação, meu nome é Amanda Viola. Beijos.

    ResponderExcluir
  46. Olá Joana,
    Vc nasceu com o dom de escrever e de fazer agente se sentir parte de sua historia!
    Parabéns mais uma vez, por sua valentia...cada vez que leio suas belas palavras sinto o quanto especial vc é, o quanto a Vitória foi feliz em nascer sua filha, o quanto Deus é bom em nossas vidas!!!
    Vc, Marcelo e Vitória são o maior exemplo de que a vida quem nos da é Deus e ele sabe o momento certo de todas as coisas...a Vitória nasceu para mostrar a todas as pessoas o quanto da para ser feliz, amada e linda...mesmo sendo especial...
    Parabéns por está historia linda de vcs, e esperamos sempre por noticias...
    Abraço e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  47. Vitória princesinha de Deus!!! Sempre sentirei saudades!!!

    ResponderExcluir
  48. Você e tão especial quanto foi a Vitoria.... Não te desejo fé porque tenho certeza que a sua é infinita, peço sim que Deus continue te usando, para que com a sua historia de vida( sua, da Vitoria e do seu marido) continue transmitindo toda essa sua fé, e com isso ajudando outras pessoas.

    Com muita admiração...um grande beijo... é muita paz.
    Sua princesa...foi e sempre sera uma grande lição de vida é fé.

    Neuza

    ResponderExcluir
  49. Meu Deus querida!! Que lição MARAVILHOSA de vida você nos deu! É nesse momento que nos questionamos quão egoísta somos, como nos preocupamos e nos abatemos por coisas banais e pequenas! Sinceramente gostaria de poder lhe dar um abraço e te dizer pessoalmente que MÃE abençoada você foi e tenho certeza continuará sendo. Obrigada por compartilhar conosco a história de vida desse anjinho! Tens realemnte que agradecer a DEUS, esse nosso PAI de amor e bondade por ter lhe enviado essa missão tão importante que é a de ter confiado a vida breve, porém feliz desse anjinho...

    Obrigado mais uma vez e DEUS os abençoe hj e sempre!!

    Cintia

    ResponderExcluir
  50. Q fotos lindas e que palavras maravilhosas. Imagino o quão dificil é se despedir de um filho, mas Deus tem te sustentado e continuará sustentando. Vitória tinha uma missão aki e cumpriu. Cumpriu em vida e agora em memória sua mensagem permanecerá. O trabalho dela acabou, mas deixou uma grande marca que vai perdurar por muito tempo.

    ResponderExcluir
  51. Querida amiga "anônima", obrigada pelo seu comentário, é interessante saber de outros pontos de vista e outras experiências. Sinto muito pela sua perda, pelo seu filho que foi um "erro" e faleceu. Temos algo em comum. Mas realmente eu vejo a vida com poesia e às vezes sou meio "poliana" demais. Porém enfrentei cada desafio, erro e problema que a vida me propôs de cabeça erguida, e ainda sou feliz, muito feliz, com vivências lindas e muito especiais. Tenho centenas de novos amigos q ganhei por meio da minha filha que foi um erro. Centenas de pessoas me agradeceram e me disseram que se tornaram mais fortes e felizes por meio da minha filha cheia de limitações, e que choraram junto comigo a minha perda. Me sinto muito realizada e feliz como estou, hoje percebo que não preciso de mais um filho para tentar consertar ou preencher o q passou. Se vier mais um bebê, vai apenas se somar à nossa alegria. Minha realização é tão plena e minha certeza que minha filha foi muito especial que certos comentários maldosos hoje não me ferem mais como já feriram. Também já fui muito cética e descrente, questionei e critiquei muito, mas levei a sério meus questionamentos, e acabei mudando minha visão. Cada um tem sua historia e sua forma de lidar com as dificuldades. Nossa história não está aqui para ser imposta a ninguém, mas para ajudar quem está em busca de uma alternativa ao aborto, que muitas vezes é tão agressivo para o corpo e a mente da mulher,e machuca mais do que aprender a amar um filho especial e respeitar seu tempo de vida, o tempo que a natureza permitir. Mas acho interessante que você, tão descrente e crítica do meu ponto de vista, dispense parte do seu tempo para vir aqui e ler meu blá blá blá poético-religioso... de qualquer forma saiba que é bem-vinda aqui pelo tempo que quiser ficar. Tb desejo que vc seja muito feliz e encontre seu cominho para isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  52. Vocês são maravilhosos, um exemplo de vida... A essa altura a Vitória, lá do lado de Deus, está orgulhosa dos pais que teve... Força e paz sempre, Deus os abençoe...

    ResponderExcluir
  53. que post lindo Joana!!!
    fico muito feliz por vocês estarem bem, claro sei que esta em luto, mas não em questionamento ou sofrendo.
    como disse tem tempo para tudo com calma e com tempo você terá uma rotina nova e no caminho certo a com a Vitória sempre em seu coração.

    que bom pensa em ajudar pessoas que podem estar enfrentando os mesmo problemas.

    te admiro bastante.

    beijos

    ResponderExcluir
  54. Joana, vc percebeu o quanto é importante tudo que vcs viveram e noticiaram no blog? Até pessoas que não tem a mesma fé que nós, procuram tuas palavras...mesmo com um comentário um tanto infeliz, uma coisa é certa: A Palavra e o seu exemplo não podem ficar alheios a ninguém que lê o seu blog. Continue fazendo esta obra do Senhor...a sua vida é muito mais impactante e abrangente que muitos sermões. Deus abençoe vcs!!!!Amo, amo, amo!

    ResponderExcluir
  55. Joana! Como vc é uma pessoa iluminada! Meu Deus! Quanta força, quanta coragem! A pequena Vivi jamais foi um "erro da natureza", muito pelo contrário, ela veio sim pra provar que o aborto, o preconceito e a falta de amor para com crianças tão especiais é sim um grande erro! E mostrou lindamente que Deus existe e como é bondoso! Continue com esse seu modo "poético" de ver a vida, vc é um incentivo a todos nós! A Vivi é a história de amor, de carinho e de força mais linda que já vi! Não deixe que comentários maldosos e vazios te coloquem pra baixo... Vc é uma guerreira!
    Abraços!
    Aline Curitiba Pr.

    ResponderExcluir
  56. Joana, Como você é uma pessoa Maravilhosa suas palavras são lindas e tocam profundamente meu coração, Para mim é uma alegria passar aqui no Blog todos os dias Pois sinto uma paz tão Profunda e como você mesma disse uma inspiração imensa, é tudo tão lindo que não consigo e nunca consegui ver tristeza nesse Blog, que já acompanho faz um bom tempo, continue Postando escrevendo,Você é uma Benção, Uma Pessoa Usada Por Deus, Para Ajudar muitas outras que estão precisando, e olha é até estranho mas eu só tenho que lhe agradecer a nós ajudar a sermos pessoas melhores. Anita =)

    ResponderExcluir
  57. Joana,
    A Vitoria de Cristo veio somente para a Gloria de Deus.
    tenho certeza que através de sua vida, muitas vidas foram alcançadas. Pensar nela, lembrar dela, me faz muito feliz... a minha filha tem um ano e oito meses, quando entro no blog ou no face ela corre pra perto de mim, olha as fotos e fica falando mamãe é a Vitoria, ela já conhece a nossa amada Vivi (minha amadinha também)
    Você ve a vida sim com poesia, e transmite isso pra nós também, como é bom viver e compratilhar o amor de Deus através dessa estoria de amor, fé e aceitação.
    digo e repito transformou minha vida e me faz ver o mundo com outros olhos, agradeço a Deus todos os dias por Ele ter me dado a oportunidade de provar um amor tão diferente, ter um amor por alguém que não temos contato físico, isso pra mim é o amor de Deus.
    Jo, o melhor de Deus sempre estará por vir, vc é a mulher sábia que edifica a sua casa, nesse tempo sós, vcs apenas estarão se preparando para receber de Deus aquilo que Eles tem guardado para lhes entregar no momento oportuno.
    Estava esperando por esse post tão lindo...
    Estava no Parque do Ibirapuera domingo, como gostaria de ter te encontrado.
    beijos no seu coração, e no do Marcelo também.
    Luciana Martins

    ResponderExcluir
  58. Que lindo, cada palavra que leio nesse blog me traz paz e calma, e me ensina como ser uma mãe melhor a cada dia para o meu filho, seu amor é muito lindo! Estou torcendo para que tudo dê certo na vida de vocês...que vocês continuem felizes como sempre foram! BJS Andréia - Jundiaí - SP

    ResponderExcluir
  59. Olá, Joana. Sou a anônima que postou em 1 de agosto contando que tb engravidou de um bebe com más formações. Fui reler meu comentário e sem querer acho que o apaguei. Volto pra dizer que gostei muito da sua resposta. Ela só prova o quão especial você é. Só faltou dizer, que, mesmo nao sendo religiosa e nao concordando com suas posições, acompanhei o seu blog e me entristeci muito com a perda da Vitoria. Mesmo dizendo que sua filha foi um "erro", eu nem por isso deixei de me envolver com ela. Nao me leve a mal.

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Joana, acho que filho nenhum é um erro,não importa ás limitações, se é saúdavel ou não, bonito ou não,para um pai e uma mãe o filho é sempre o mais bonito do mundo.Tenho um filha de 2 anos e meio, amo muito.
    Não tem como uma mulher sentir seu bebe mexer em seu ventre, e não ama-lo, deseja-lo e querer te-lo sempre por perto, indepedente de como ele será.Os filhos são herança do senhor, não importa a "condição' fisíca dele.
    Quando temos um filho fé e amor passam a andar juntos,depois que minha filha nasceu me pego orando , a muito tempo não fazia isso.Que amor bonito é de um pai e uma mãe com seu filho, é puro, sublime.E o mesmo amor amor nós pais recebemos, as vezes estou toda descabelada, no final do dia, e minha filha me fala "mamãe linda"as vezes ela não fala nada, mas sei que pra ela sou a amis linda do mundo tb, rsrsrsrs.Te admiiro por vc ter amado sua filha, respeitado, se entregado,a linda princesa Vitoria.Só quem ama seu filho,vindo do seu ventre ou do coração sabe o que é esse amor sublime, puro genuíno, é tudo é amor, se transforama em amor,e o "erro"não existe.
    desculpe, apenas não aceito que alguem chame seu filho de "erro", não precisa publicar este comentario não.fique com deus.

    p:s O que seria de nós, se não olhasse a vida com poesia???

    ResponderExcluir
  61. Como eu agradeço por ter um dia esbarrado em um blog de uma menina especial! Desde então não passei um dia sequer sem entrar. E que tristeza foi saber que não veríamos mais fotos e não saberíamos da vida da nossa menininha. Peço licença por dizer 'nossa', por que de certa forma ela também se tornou nossa menininha. Aprendi muito com a história de vocês, Joana. Tenho muita vontade de te dar um abraço um dia, sei que ainda darei. Um beijo, minha querida!
    Lilian

    ResponderExcluir
  62. lágrimas... lágrimas... Ainda tenho muito a aprender... lágrimas...
    Camila
    Barreiras-BA

    ResponderExcluir
  63. Nossa, como alguém pode dizer que um filho é um erro...filho é uma benção, sendo ele perfeito ou especial...vc foi uma mãe maravilhosa e Deus deu a vc o dom de ser mãe, uma pessoa que acho que um filho é um erro, por que tem má formação e é especial, nem deve pensar em ser mãe algum dia.
    A Vitória foi o maior ensinamento que tive até hj, por isso que acompanhei e acompanho o blog, me entristesse muito saber que tem pessoas com uma cabeça tão pequena...que se da o trabalho ainda de vir aqui postar um comentario infeliz desses...
    Joana vc é uma vencedora, uma guerreira, uma pessoa fantastica, deveria existir muitas Joanas no mundo, que se preocupa com as outras pessoas...
    Papai do ceú sempre vai te dar está força e este brilho que vc tem por que vc merece!!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  64. Jo e Marcelo,
    Quanta coisa e quanta vida para contar. Saibam que voces ganharam amigos, colos e ombros. Essa dor um dia será uma saudade. Sempre dificil, mas uma saudade doce.
    Amamos voces. Cris, Glen e Clara

    ResponderExcluir
  65. Oi Joana meu nome é Beatriz tenho apenas 17 anos, acompanho a historia da Vitoria desde que ela nasceu, nunca comentei nada aqui.. Apenas olhava as fotinhos da vivi e via a lição de vida que ela nos dava a cada dia. Eu me emocionei muito com a partida da vitoria.
    Ela me ensinou muito tão pequenina e frágil e lutou tanto tempo pela vida, depois que conheci sua história passei a ver a vida de uma outra maneira, dei mais valor nas coisas simples. Não tem palavras que expresse tamanhã admiração que tenho por você e seu marido por ter cuidado todo esse tempo dessa anjinha linda...

    Bejos, uma boa noite. :)

    ResponderExcluir
  66. Minha querida Joana...Venho aqui todos os dias para ler suas palavras tão profundas, para chorar com você e poder aqui de longe abraçar vcs dois.
    Eu creio que a Vitória hoje corre com seus lindos cabelos ao vento pelas ruas no céu e um dia vc irá reencontrá-lá, sem dor, sem limitações mas absolutamente perfeita, assim como ela sempre foi aos olhos de Deus.
    Sobre o futuro...só Deus sabe, em suas mãos está toda a nossa história, mas sei que dias gloriosos e ensolarados virão para aquecer e ele escreverá um novo capítulo na sua vida.
    bj Celi

    ResponderExcluir
  67. Joana, suas palavras sao tao especiais.
    Obrigada por nao ter desistido e por aberto sua vida com tanta generosidade.
    Gosto muito de ler seu testemunho de vida.
    Me inspira a confiar e ter esperanca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  68. Lendo o texto de despedida, não posso negar que me emocionei sim. E lembrei de uma passagem de um livro, onde amigos se despedem em meio à grande dor, ao que um diz: "Nos encontraremos na nova Jerusalém, me espere ao lado da porta chamada Direita". Deus vos abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  69. Sábias e belas palavras! Como faz bem ler o blog da princesa e sentir toda essa paz no coração, obrigada Joana pela inspiração e força para que a caminhada de vocês continue assim tão bela!

    ResponderExcluir
  70. Eu de novo. Joana, independente da fé que se professe (ou não) e em meio a um mundo com tantos valores invertidos, você é alguém que nos inspira o exercício da bondade, a sermos um ser humano bom no sentido mais pleno do termo!
    Suponho que tenha entendido perfeitamente suas palavras acima.
    Boa noite, amanha eu volto. Débora

    ResponderExcluir
  71. Desde o dia que li sobre a partida da Vivi eu não consegui escrever para te confortar. Estou em BH e as lágrimas e um nó que ainda não se desfizeram estão comigo. Obrigada por partilhar conosco o seu deserto. Deus abençoe vc e seus familiares.
    Ana Paula Cleto

    ResponderExcluir
  72. A Vitória se foi nos braços de anjos amigos,iluminados q muito cuidaram e permanecem cuidando de vcs.Neste momento o carinho de criaturas iluminadas ao seu espírito de luta q necessita do repouso reconfortante depois de ilumonar suas vidas em luta no corpo físico.Jesus conhecedor de todas as coisas,não os abandonou e não os abandonará,pois são vitoriosos pelo amor q inspiraram e inspiram nesta linda história de vitórias com a VITÓRIA.jESUS OS ABENÇOE.PAZ CONTINUARÁ EM SEUS CORAÇÕES,POIS SÃO VITORIOSOS.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  73. A VItória foi um erro da Natureza ??? A VITÓRIA FOI O MAIOR ACERTO QUE A NATUREZA JÁ PRODUZIU. De todos os bebês que eu tive a felicidade de conhecer na minha vida, a VItória foi o mais perfeito de todos. A VITÓRIA É PERFEITA, NEM A ACRANIA FOI CAPAZ DE TIRAR ISSO DELA. DESDE O DIA EM QUE EU CONHECI A HISTÓRIA E A VIDA DELA, NÃO HOUVE UM SÓ DIA DA MINHA EXISTÊNCIA QUE NÃO TENHA SIDO ILUMINADO PELO SORRISO DELA, PELA VONTADE DELA DE VIVER, PELA INTELIGÊNCIA, PELAS GRACINHAS, PELA PERSONALIDADE DELA. Pelo amor PROFUNDO que ela sentia e demonstrava pelos pais. A Vitória distribuiu felicidade, do outro lado do oceano existem pessoas apaixonadas por ela, sentido muito a partida prematura dela.Erro é desperdiçar a vida, gastá-lá ao invés de usufrui-la.
    Assista aos vídeos desses pais no YouTube. Eles DELIRAM de felicidade por estarem na presença dela. Como eu também, em cada uma das milhares de vezes em que os assisti.

    ResponderExcluir
  74. Joana...tem admiro muito pela força e fé....acompanho seu blog a algum tempo e sempre me emocionei...tenho uma menina especial, com paralisia cerebral....de 4 aninhos e ela é a luz da minha vida, um presente de Deus para toda a família....tenho certeza q a sua Vitória foi um propósito do Senhor, que mostrou o verdadeiro significado de amor incondicional....esse amor que só mãe e pai de crianças especiais sabem o que significa... Sua princesa teve o tempo dela aqui na Terra e com certeza tocou o coração de milhares de pessoas, transformou vidas e opiniões...
    Eu realmente admiro sua força, apesar de eu ter muita fé, não sei se teria condiçoes de vir e postar algo...mas você sempre vem, e sempre escreve algo que nos toca e nos faz pensar na vida,no amor, em Deus....
    Parabéns pela pessoa maravilhosa que é...por essa luz que possui, que iradia e contagia a todos nós....parabéns por ter tido a Vitória e por ela nos ter ensinado a viver...
    Se quiser, ficaria muito feliz e agradecida se pudesse acompanhar o blog da minha menina...nós também passamos por muitas dificuldades....os médicos também não deram esperança de vida para ela...mas nós vencemos com a graça de Deus...
    o bloguinho dela é www.giovannaisabelapetry.blogspot.com.br

    desde já agradeço

    fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  75. Merci Joana pour ce très beau témoignage d'Amour et de deuil...

    Un sourire c'est un cadeau, sourire et avancer dans la vie est une chose superbe !

    Je vous embrasse !

    Chrystel

    ResponderExcluir
  76. Olá! Que bom bom que estão tão firmes diante da vida!!! Você escreve muito bem, menina! Certamente todos os seus leitores do blog já começam a estar ansiosos por seu livro. E Deus quis que assim fosse que tanto o nascer, quanto o morrer fizessem parte da vida. Morrer se opõe a nascer, é puramente biológico. Nada, minha querida, se opõe a viver. Ninguém "desvive". Não há quem possa desmanchar o que Deus criou. Ele nos dá a vida, e a vida eterna. Sua filha, que em verdade e, antes de tudo, é filha de Deus, vive, de uma outra forma, que não podemos saber exatamente como. Ela vive apenas porque não poderia "desviver". E é curioso que muitos tenham se espantado com as deficiêncais da Vitória, uma vez que eram físicas, e que o que é físico foi criado para ser desintegrado um dia. Ela também nos deu essa lição: o que realmente importa para Deus e para nós é o espírito, este sim foi criado par ser eterno, para não desintegrar. O reino de Deus não deste mundo físico, é espiritual. Olhamos muito para as omperfeições biológicas da Vitória, alguns de nós, porém, percebemos sua grandeza espiritual e que, mesmo quietinha no colinho da mamãe encontrou seu meio de ser missionária entre nós, tão imperfeitos.

    ResponderExcluir
  77. Joana, sou sua leitora, amo seu blog, e amo a Vitória, estou com saudades dela, mas sabemos que ela esta melhor que nós, sempre foi melhor, porque sempre foi pura, sua alma esta guardada, e agora, não tem mais morte, mas só vida, e vida com abundância. Porque muitas vezes abrigamos anjos em casa, e você abrigou um, e cuidou , isto esta escrito no livro das crônicas dos céus, e você cumpriu a sua missão. Porque anjho não pode se contaminar, não pode viver nesse mundo de sujeira. e ela veio assim para te fortalecer e te ajudar, porque você que precisava de ajuda não ela, ela já era um anjo e veio na terra para cumprir sua missão ajudar Joana, fazer Joana descobrir o amor, a Jesus. Porque a caridade é sofredora. Bom tantas coisas que poderia escrever... Peços desculpes ontem que vi a noticia, se soubesse tinha ido no velório para me despedir dela, mas espero encontra-la no reino de Deus espero ir, porque também estou cumprindo minha missão aqui.

    ResponderExcluir
  78. Joana, eu só consigo chorar! Sinto muita saudade da Vitoria, entrar no blog e ver fotos dela.. que bom que vc esta forte!! Deus foi maravilhoso em te escolher para dar a vida a este anjo abençoado! Beijo em seu coração

    ResponderExcluir
  79. Oi Joana!

    Muito obrigada por esse post. A vida da Vitória foi e ainda é uma inspiração pra mim. Posso dizer que a história de vocês foi um marco na minha vida, existe a Pri antes e a Pri depois de conhecer essa linda história! A vida da Vivi sempre foi pra mim um reflexo do amor de Deus, e espero que Deus continue a usar a vida de vocês e a linda vida que a Vitória teve para demonstrar a outras pessoas o seu amor.

    No amor do Mestre.

    Priscila Bertoni

    ResponderExcluir
  80. Owww minha amiga Joana, obrigada por dividir conosco tamanha experiência de vida.
    Desde o primeiro momento que apareceu em minha vida, me inspirou e levantou, me fez olhar a vida de outra maneira.
    Q Deus continue sendo generoso com vc.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  81. Que bom saber que você está bem Joana. Pedi a Deus que isso acontecesse mesmo e tenho certeza que Deus não falharia.
    Lendo essa publicação me veio em mente que a partir do momento que conheci a história de vocês eu aprendi a viver um dia de cada vez.
    Ainda tenho minhas inquietações e ansiedades, mas estou bem mais tranquila e confiante de que Deus tem tudo preparado para nós, e só temos que aguardar o tempo certo das coisas acontecerem.
    Que o Senhor continue abençoando vocês, lhe dê sabedoria, entendimento, paz, tranquilidade e todas as coisas que nós filhos Dele merecemos.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  82. Querida Joana e querido Marcelo
    Há bastante tempo venho acompanhando a história maravilhosa de vocês, mas nunca postei nenhum comentário antes. Devido ás correrias referentes a trabalho, fiquei sem entrar no blogue nos últimos dias. Ontem a tarde porém estive lendo suas últimas postagens, pois costumo ler as histórias da Vitória para minha filha e na história de hoje, choramos juntas.
    Vocês são pais maravilhosos, um exemplo de casal e principalmente um exemplo de cristão.
    Obrigada por tudo o que partilharam conosco!
    Vocês são pessoas lindas!Amo, amo, amo vocês!

    ResponderExcluir
  83. Joana, Marcelo.... O grande milagre que Deus enviou à voces, que recebeu o lindo nome deVITORIA DE CRISTO, tocou profundamente a vida de muitos, comigo nao foi diferente... É impossível ser a mesma pessoa depois de testemunhar um milagre. Quando comecei a acompanhar o blog, o lia antes de dormir... Então acordava e ficava pensando meu Deus será verdade??? Eu li realmente aquilo??? A bebê que foi declarada incompatível com a vida foi pra casa??? Então esse grande milagre passou a fazer parte da minha vida, parte de mim, parte da minha familia. Hoje sou nova criatura, conforme voce escreveu um dia Tu és o oleiro, eu sou o barro.... Me ajude a ser barro!!!! Obrigado!!! Daniela Benine.

    ResponderExcluir
  84. Paz amiga joana e amigo Marcelo.
    Estive meio ausente, é assim mesmo, final do mes muito serviço aqui na empresa, sou encarregada de pessoal e final do mes é um corre corre e por isso nao pude vim aqui. Mais pense meu coração pulando de anciedade, ai que saudade desse blog onde Deus usa suas lindas palavras para dar vida e rumo a minha vida. fico muito feliz em voces estarem prosseguindo mesmo em meio a tanta saudades mais firme no senhor e fortificados nele, pois ate eu sinto tanta saudade dessa boneca mais linda que um dia conheci. Mais fico feliz por sempre que venho aqui encontro paz e força pra continuar meus desafios que nunca nem por menor que seja foram ou serao igual ao de voces, que bom que vc estar aqui conosco joana, que deus continue a abençoar voces e dar mais e mais essa paz de espirito. Orem por mim estou em uma causa muito dificil mais crendo no deus que sempre cuidou de voces e cuidara de mim tb. Fiquem com deus . paz bjs

    ResponderExcluir
  85. Joana Querida! Obrigada por nos ajudar a compreender esse maravilhoso universo de la fé en Deus! Que o Senhor siga te abençoando cada día mais!! Abraços e beijos de todos nós!
    Celia Santos e familia

    ResponderExcluir
  86. Que o Senhor continue te fortalecendo e que pessoas possam conhecer a Jesus através da sua vida, da sua história. Parabéns por essa missão! Deus abençoe voces!

    ResponderExcluir
  87. Suas palavras são realmente apoio pra qualquer pessoa, nos dão ânimo pra continuar e olhar o que temos de belo...
    Seu futuro está nas mãos de Deus...
    Com certeza, Ele está te preparando algo mto bom, só tem que esperar...
    Sorte aí...
    ;)

    ResponderExcluir
  88. Joana, eu compreendo exatamente TUDO o que esta sentindo. A dor, a alegria, a gratidão a Deus por seu amor e cuidado, a saudade,... enfim, todos os sentimentos que só uma mãe que perde um filho pode sentir!
    Eu perdi minha bailarina há 1 ano e 8 meses com apenas 30horas de vida e hoje, tenho a Manuela que esta com 3 meses de vida e só nos trouxe alegrias, porém, meu coração ainda sente saudades da Olívia e acho que essa saudade não passa nunca, só nos habituamos a viver com ela.
    A história de vida da Vitória é incrível e em tão pouco tempo e sem praticamente dizer nada, tocou tantas vidas em todo mundo!
    "todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus" e Ele em sua infinita misericórdia sorri para você e seu esposo. O que Ele tem preparado para você é maior do que podem imaginar e Ele confortará seus corações todos os dias.

    Um forte abraço com todo meu amor.

    Roberta
    robertthinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Joana vc é uma guerreira, um exeplo a ser seguido, vc e sua bonequinha linda!
    Você é um anjo aqui na Terra!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...