Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ciclâmen e outras lembranças

este é um ciclâmen!

Na semana em que nossa amada filha mudou-se para o céu, tivemos aqui em São Paulo uma semana de sol e frio. Apesar do tempo bom, havia um ar gelado que doía na pele, mas um sol agradável que nos aquecia... E fomos inundados por uma estranha paz. Estranha porque jamais pensei que neste momento de nossas vidas eu estaria tão tranquila, sem o choro sofrido ou desesperado, sem angústia no peito ou mal estar. É verdade que nos faltava o apetite, os alimentos não tinham sabor e o que mais me apetecia era uma sopa leve e um pão torrado, apenas o necessário para amenizar a fome. Mas sentia junto com a paz uma alegria e orgulho pela vida da Vitória.

O apetite ainda não é o mesmo, tudo parece ter um pouco menos de sabor. Dá aquela vontade de ficarmos recolhidos, pensando e falando dela o tempo todo. Mas conseguimos sorrir, às vezes brincar com alguma coisa engraçada que acontece. Há uma alegria em meu coração por lembrar tudo que vivemos. Não posso pensar nela e não sorrir e agradecer a Deus. Há a certeza de que foi tudo perfeito e pleno. Não há culpa alguma, nenhum pesar de que algo poderia ter sido diferente, nada que pudéssemos ter feito para evitar sua partida. Apenas aquela saudade do tempo que passou, destes dias lindos que foram vividos intensamente, tantos os dias bons quanto os dias ruins. Mas esse era o seu tempo e tudo que era preciso foi feito. Sei que ela se foi no tempo perfeito e todo o período em que esteve conosco foi intenso e muito feliz. Mesmo nos momentos difíceis conseguimos encontrar o consolo e o caminho para aprender a ser feliz. Falamos agora seu nome com leveza e orgulho, e sobre momentos da sua vida e da sua morte com naturalidade e amor.

Passamos uma semana tranquila desde então... muitos momentos a vontade é de ficar em silêncio pensando nela, e como isso é bom. Há momentos em que me sinto bem e feliz, e em alguns momentos choro e sinto saudade. Mas o tempo todo uma paz inexplicável repousa em meu peito, como se uma parte de mim já estivesse no céu. E na verdade está.

Esta semana minha mãe ainda está aqui em casa comigo, e segunda-feira começamos a mexer nas suas coisinhas. Em seu berço há uma tropa de bonecas e bichinhos sorrindo, guardando o local em que por dois anos ela dormiu. Não esperam a sua volta, não há a sensação ou a expectativa de que ela ali esteja. Mas o sentimento de que seu espaço ainda deve ser respeitado e preservado. Ela não está aqui, mas seu perfume e a doçura de sua presença ainda se mantêm pela casa e nos objetos que lhe pertenceram.

Eeee! Viva a Vitória!

Havia o receio de como seria mexer em suas coisas, se cairia em prantos, se ficaria angustiada, se sentiria um vazio... Comecei pelo mais fácil, doar os pacotes de fraldas e lenço umedecido que estavam na sua cômoda, e também os remédios. Engraçado, quando fui mexer nos remédios me veio uma vontade de chorar doída. Ela não precisa mais disso, não precisa de remédio para ajudar a bexiga, nem de analgésico para nada. Lembrei dos momentos difíceis em que ela não se sentia bem, reclamava de alguma dor e lhe dava algumas gotas de ibuprofeno (alivium). Nos últimos meses estes momentos foram mais frequentes e tivemos que partir também para dipirona ou paracetamol. Tristeza pelos momentos difíceis e alegria porque acabaram.

Separei as roupas que ela usou pouco, ou as que já estavam muito gastas... mas aquelas que ela ainda usava no dia a dia, que tinham a sua carinha e o seu cheirinho, estas não posso ainda me desfazer. Ficarão em suas gavetinhas para serem vistas e cheiradas quando der vontade. Tenho poucas roupas antigas suas guardadas, a maior parte eu passava adiante pela falta de espaço onde guardar. Guardei apenas uma sacola com algumas peças de recém-nascida (ela usou tamanho RN por uns 4 meses!) e algumas peças de quando ela veio para casa. Olhamos estas roupinhas e lembramos de muitos momentos felizes. Sorrimos lembrando seu jeitinho quando nasceu, e espantadas pelo quão pequenina ela era. Alguns conjuntinhos tamanho prematuro ela usou até quando tinha uns três meses. Surpreendente como ela cresceu e estava tão grande e forte. Quantos milagres nossos olhos presenciaram durante estes dois anos e meio.

Os produtos de higiene também ficarão sobre a sua cômoda. Não há mais aquela bagunça do dia a dia, as coisas espalhadas, que às vezes eu ia até seu quarto com ela no colo para buscar, ou quando trocava a fralda no trocador ao lado. Agora está tudo organizadinho e quando der vontade vamos até ali, podemos usar seu perfuminho, creme ou sabonete pra lembrar seu cheirinho. Não é a mesma coisa, outra dia passei seu perfume em meu pulso, cheirei e cheirei... não é a mesma coisa, porque ela tinha uma fofurice e um perfume próprio que absorviam de uma tal forma as fragrâncias na pele e nos cabelos que duravam até o dia seguinte. Mas é bom ver e lembrar!


No sábado fomos ao supermercado e compramos flores. Umas flores do campo coloridas e alegres, e também um pé de ciclâmen rosa intenso. Muitos de vocês não nos acompanhavam aqui no blog quando contei a história de um ciclâmen e como foi especial refletir sobre o exemplo de sobrevivência e esperança de nossa bebê (esta postagem também recebeu o título É tempo de florescer, está lá em fevereiro de 2010). Então o ciclâmen agora sempre nos lembrará dela.

Ontem completaram-se sete dias da sua partida, da sua viagem para o céu. O Marcelo e eu fizemos uma oração agradecendo a Deus por sua vida, por seu consolo e pedindo que continue nos dando forças e direção para seguir adiante. Depois sentamos em frente ao computador e vimos uns álbuns de fotos, e acabamos caindo na página do you tube para ver seus vídeos. Queríamos ver as imagens dela no skate e dela sorrindo, pois foram alguns dos momentos mais felizes e belos, além daqueles momentos em que ficávamos quietinhos com ela no colo lhe dando um carinho e vendo ela curtir um sono gostoso e seguro. Como ela foi amada, beijada e abraçada! Um vídeo leva a outro e dali a pouco estávamos gargalhando vendo suas caras e bocas, seus miadinhos, suas sapequices e peripécias, tudo registrado. Chamamos vovó Cida e vovó Alice e ali ficamos um tempo, não sei se minutos ou horas, rindo e se alegrando, vendo tantos momentos felizes e intensos desde seu nascimento.

Hoje fomos até o GHRAU, separei seu skate, suas órteses e a adaptação do carrinho que fizemos e levei para deixar com a Janice que foi sua fisiterapeuta por mais de um ano. Lá fomos acolhidas e aceitas, amaram a Vivi e acreditaram nela e vivemos muitos momentos lindos e felizes. Então quis deixar suas coisas para serem usadas lá, para ajudar outras crianças especiais que lá são atendidas e ajudadas, pois sei que será bem usado e aproveitado.

Também me vieram aquelas lagriminhas insistentes quando lá entrei, e depois quando subi para ver a Janice na sala da fisioterapia infantil. Ao abraçá-la chorei e agradeci por todo o carinho e apoio, ela também agradeceu e disse que foi uma honra para ela atender a Vivi. Havia ali mais duas mamães com seus filhos especiais e pararam tudo para conversar, agradecer, sorrir e chorar.

Saí de lá em paz. A vida segue em frente. Ainda estranho um pouco o tempo e o espaço, tudo era em função das suas atividades, da sua presença e seus cuidados, mas me sinto livre e em paz. Cumpri minha missão, minha princesa descansou da sua luta e eu também agora estou descansando um pouco. Sou mãe de uma princesinha que mora no céu, uma mamãe que tem agora seus braços vazios... mas graças a minha filha meus braços agora são mais fortes e abertos para apoiar outras mães a também viverem sua história de maneira plena e feliz, a não cairem no engano de tentar abreviar a dor e se privarem das alegrias e bênçãos que também terão amando seus filhos especiais, com acrania, anencefalia ou qualquer outro desafio que a vida lhes apresentar. Amar de todo o coração vale a pena. Ah! como vale a pena!

Deus será nosso consolo e força sempre

Queridos, se vocês se preocupam que eu lhes deixe e abondone o blog, não se preocupem, vocês não vão se livrar de mim assim tão fácil! rsrs Se vocês não me abandonarem, eu também não vou embora! O posfácio dessa história ainda vai nos render muito pano pra manga e lembrar e falar da nossa gatinha será para mim sempre uma alegria e um consolo.

Até quando Deus nos levar a outras batalhas e outros ventos da sua perfeita vontade.

94 comentários:

  1. Boa noite Joana, fico feliz em saber que estão bem e confortados.
    A princesa esta segura e protegida nos braços do pai celeste.E quando precisar falar estamos aqui com os ouvidos atentos.Sejam felizes
    Luanda

    ResponderExcluir
  2. Com certeza continuaremos a te acompanhar aqui no blog Joana! Agradeço a Deus a oportunidade de poder acompanhar a história de vocês, que tanto nos ensina! Tenho certeza de que a Vitória cumpriu a sua missão aqui na Terra junto de vocês, seus pais, que com tanto AMOR a auxiliaram em todos os momentos destes dias em que ela pode estar aqui, nos ensinando a cada segundo de sua VIDA! Fiquem em paz, e que Nosso Amado Mestre Jesus possa estar sempre irradiando e iluminando vocês de muita luz. Um abraço fraterno...

    ResponderExcluir
  3. Ai Joana... cada leitura é uma lágrima... Estou impressionada com sua força, sua paz,...... Nem tenho muito o que te falar....

    ResponderExcluir
  4. Faz algum tempo que leio o blog de vocês, e com certeza já fazem parte da nossa família. Rezo por vocês todos os dias desde que comecei a acompanhar essa história linda de amor.
    E agora o coração fica as vezes um pouco apertado, mas quando lembro que essa estrelinha linda está ao lado do Pai brilhando, tudo fica iluminado e lindo como ela.
    Apesar de não nos conhecermos estamos juntos com vocês!!!
    Um grande abraço! E muito obrigada por compartilharem conosco essa vivência tão maravilhosa e abençoada que foi ter a Vivi como filha. Vocês são com certeza abençoados!!!

    Leny - Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  5. Joana nao tenho como nao me emocionar com a sua forca e tb docura. Q Deus a abencoe infinitamente.

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler seus posts... me acalma, vc pode pensar que é exagero, mas amo a Vivi... sinto saudades das fotinhas dela sempre atualizadas e sempre com uma roupinha mais linda que a outra... que linda ela era, e continua a ser, agora no céu... admiro sua força ao ver fotos e videos, eu ainda n sou tão forte assim... quardo algumas coisinhas da Thayla, mas confesso que não consigo mexer nelas... Mas hj tenho paz ao saber que onde ela esta a dor não existe, n sei como sera na eternidade, mas se Deus permitir que nos lembremos uns dos outros quero abraçar a Vivi no céu, pq ela fez parte de nossas vidas, bj e agradecimentos por nos ajudar com sua história!!!

    Ah... como é lindo ver os videos que o Marcelo, apertava e beijava a Vivi, o amor que ela senti por vcs neste momento em sua fisionomia era mto mais forte do que qlqr palavra dita!

    ResponderExcluir
  7. Vi uma foto da Vitória nas atualizações do meu facebook ... e fui até seu canal para ver como ela estava. Pois era assim que visitava a Vitória desde 2011... Indo em seu canal ver os vídeos recentes dela. Mas já fazia um tempo que não havia vídeo recente :( E hj entrei no seu blog e me deparei com essa notícia impactante! O que tenho a lhe dizer é que Você e Seu Marido eram vasos que não sabiam como comportar uma flor tão especial ... Mas tiveram tanto amor, tanta paciência e tanta FÉ que se transformaram em Vasos gloriosos de benção Que tornaram a vida da FLor Vitória mais linda. A flor era especial demais para continuar nesse mundo horrível! Mas deixou 2 vasos lindos... fortes... para abrigar outras flores e torná-las tão lindas quanto o próprio vaso! ORO POR VCS !

    ResponderExcluir
  8. Joana,
    Como muitos outros leitores, acompanho o blog desde o início e nunca deixei um comentário, porém o que vou lhe escrever agora vem do fundo do meu coração e de uma sensação forte que tive agora de uma coisa que dará muito certo.
    A história maravilhosa da vida de sua amada filha, nossa querida Vitória, merece um livro escrito por uma pessoa, mãe, jornalista, mulher, guerreira que é você.
    Suas palavras, frases, textos, entram em nossa mente como música, suave, suave. Não me canso de ler duas, três ou mais vezes o mesmo post, simplesmente porque acalmam o meu coração e trans item uma paz inexplicável.
    Joana, por favor, siga esse conselho: escreva um livro com a história da nossa pequena, da mesma forma que você escreveu durante todo esse tempo.
    Se para você, recordar as cenas, reviver os momentos no pensamento lhe fazem bem, escrever novamente a história será uma forma de deixar a história da sua princesa registrada para a eternidade e para que todos possam ler e entender o verdadeiro valor da vida e do amor.
    Esse blog mudou a minha forma de ver o mundo, e tenho certeza que o livro mudará a vida de muitas outras pessoas.
    Desculpe pelo enorme texto e pela falta de jeito em escrever tão bem quanto você. Mas tive um sentimento tão forte que deveria lhe dizer isso, que estou aqui as 4 da manha para lhe falar: escreva um livro!
    Um grande beijo e por favor continue por aqui, mantendo vivo o amor que você multiplica através das palavras.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  9. Joana

    Acho que nos aqui choramos mais que voce viu.. rsrs
    Choramos pela emocao das suas palavras, pelo saudade que a Vitoria nos deixou...
    Mas, vejo que voces estao bem, na medida do possivel... pois tem a paz do Senhor. Essa paz, so nos Cristaos, conseguimos sentir e entender.
    Nao desista da gente mesmo... mantenha contato sempre. Escreva o que quizer aqui, estamos prontos para lhe "ouvir".
    Aos poucos tudo vai entrando nos eixos novamente. Tudo no tempo certo.
    Sempre que puder, da uma saidinha para espairecer. Vai fazer bem a voces...
    Conte-nos como esta o Marcelo? Mande um grande abraco a ele.
    Voce nao se esqueca que nao esta sozinha nunca, estamos aqui com vc.
    Fica na Paz do Senhor...

    Patricia- Inglaterra

    ResponderExcluir
  10. Não consigo deixar de visitar esse cantinho tão aconchegante e que nos traz uma paz de espírito. desde que a Vivi se foi, sempre acabo deixando escapar alguma lagriminha ao ler os posts mas minha admiração por vocês só aumenta. Que Deus continue acalantando e por favor não nos deixe mesmo, vocês são exemplos vivos que Deus existe.

    ResponderExcluir
  11. Sinto muito pela Vitoria mas agora ela esta lá no céu a olhar por nós e concerteza com lindas asinhas de anjo.

    Força para vocês e espero que continuem as vossas batalhas com a mesma alegria, paz, esperança que sempre tiveram.

    Obrigado também por compartilhar a vossa historia e por me fazer continuar a ter fé que a nossa humanidade não está perdida ...

    Abraços ...

    ResponderExcluir
  12. Sinto muito pela Vitoria mas agora ela esta lá no céu a olhar por nós e concerteza com lindas asinhas de anjo.

    Força para vocês e espero que continuem as vossas batalhas com a mesma alegria, paz, esperança que sempre tiveram.

    Obrigado também por compartilhar a vossa historia e por me fazer continuar a ter fé que a nossa humanidade não está perdida ...

    Abraços ...

    ResponderExcluir
  13. Tu és um exemplo de fé, coragem e de como o amor de uma mãe pode fazer milagres!

    Obrigada por todas estas partilhas, obrigada porque através delas fazes-me reflectir na minha própria maneira de lidar com as dificuldades...
    Porque me fazes reflectir na minha fé, na forma como educa as minhas filhas!

    Obrigada Joana por seres assim tão especial e doares um pouquinho de ti a todas nós (mães ou não) que aprendemos tanto contigo!

    Mil beijos de Portugal até aí... e um abraço apertado

    Sónia

    ResponderExcluir
  14. Joana, moro aqui no Japao, apesar de nunca ter comentado aqui no seu blog, ha muito tempo acompanhava a vida da linda Vitoria!! Aqui o nosso tempo é muito corrido mas sempre dava um jeitinho para ver como sua filhinha estava. Eu te peço que nao nos abandone, pois sua historia e sua familia nos enchem de força! Eu me emociono com cada palavra sua !! E sempre entrarei aqui para ver sua postagem! Um beijao e um super abraço no casal!! Patricia

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Joana. Mais uma vez, que belas palavras!!! Se depender de mim, este blog estará sempre ativo, porque suas palavras são sábias e sua história perfeita! Um forte beijo e Deus esteja conosco. Thais Dantas

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida Joana,
    eu sei muito bem o que é essa sensação de braços vazios, aliás, eu achava que só eu sentia isso. Toda vez que sinto isso, e já vão três anos, abraço a linda filhinha que Deus me deu há uma ano e penso no lindo garotinho que tive de deixar partir...Sempre abraço os dois em meu coração. Sei que o meu filho está com Maria... Agora sua adorável menininha , que aprendi a amar através de suas mensagens e fotos, também está com a Mãe perfeita, e você certamente está sendo ungida com a paz dos que vencem o bom combate...
    Olha, Joana, eu é que peço, por favor, não nos deixe...Somos tantas mães que precisam ouvir sua voz para não esmorecerem na dor!
    Obrigada por compartilhar sua experiência, junto com seu esposo e sua princesinha, talvez você nem imagine o tanto que nos ajudou e ajuda todos os dias!
    Muito carinho e fiquem com a paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  17. Ah Joana, você recebeu não só um, mas muitos dons de Deus!!!! Você tem o dom de nos fazer chorar de alegria e emoção... Você tem o dom de nos mostrar que nem todo amor do mundo, é todo amor do mundo, porque sempre há espaço para amar mais... Você tem o dom de escrever de forma tão poética que merece estar na academia brasileira de letras!!! Ah, como você é especial!!!
    Eu fico muito feliz e aliviada de saber que você não nos "abandonará"... Confesso que estava preocupada em perder contato com vocês!!!
    E ouso dizer que a história de vocês merece um livro, e com o talento que você tem, com certeza se escrever toda a vida de vocês com a Vitória, o livro será maravilhoso. No texto anterior a este você se perguntou o que fará agora sem a amada Vitória por perto, eu acredito que escrever o livro é um bom passatempo e ajudará você a se sentir cada dia mais consolada e em paz.
    Eu fico aqui, na expectativa do próximo texto que vc postará, ou foto ou vídeo ou qualquer recadinho, que nos fará sentir que você continua sendo nossa querida Joana (minha e de todos os leitores do blog), que tanto nos ensina e que continua confortando e aquecendo nossos corações com tantas palavras lindas!!!

    Deus lhe abençoe, querida!!! Deus abençoe Marcelo também!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu não tenho palavras pra descrever a beleza de sua história. Joana, posso imaginar o que é para uma mãe ter os seus braços vazios, mas posso imaginar também sua felicidade de saber que há um ano no céu agradecida por tudo que você fez por sua princesa aqui na terra.
    Sei que a dor da ausencia e da saudade lateja as vezes, mas vai passar, vai se transformar uma lembrança feliz, fique em paz, fique com Deus. Você e sua filha foram guerreiras e merecem todo nosso respeito. Um grande abraço, Letícia

    ResponderExcluir
  19. Joana.

    Mulher, não tenho palavras para escrever aqui o que sinto após ler isso, qualquer coisa que eu tente escrever não fará sentido algum diante da lição que vc tem me dado minha querida.
    Posso te dizer apenas que meu coração está alegre e em paz agora.
    Não consigo ficar um dia sem ler o blog, pois cada dia tenho a esperança do renovo que suas palavras trazem pra mim.
    Fico imensamente feliz em saber que vc permanece firme e determinada como sempre foi, e mais feliz ainda em saber que vc continuará por aqui.
    Vou te conhecer pessoalmente um dia, quero muito isso.
    Receba meu carinho, meu abraço e se lembre que Deus tem algo lindo pra te entregar, afinal o Pai ama realizar sonhos e presentear seus filhos obedientes.
    Beijos no coração pra vc, pro Marcelo pras lindas vovós.
    Luciana Martins

    ResponderExcluir
  20. Que texto lindo, cheio de paz! Estou todo dia aqui no blog lendo suas palavras lindas, você é demais! Quanta atenção e carinho sua Vivi teve de vocês, suas palavras transbordam amor! Você cumpriu muito bem sua missão com sua bebê! bjs Andréia - Jundiaí - SP

    ResponderExcluir
  21. Dayane - PR

    OOOOOO Joana, como seu blog me faz bem, como suas palavras nos trazem uma Paz, com certeza nunca vamos lhe abandonar, nunca vamos conseguir ficarmos sem entrar no blog e ver suas grandes palavras de Fé e Coragem. Como vc me faz bem, assim como a Vivi... Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  22. Olá Joana,
    Não tem como não me emocionar com suas palavras...
    Que bom saber de vcs, que papai do céu continue dando forças para vc e o Marcelo.
    A Vitória foi um anjo que passou pela terra para nos ensinarmos o quanto a vida é preciosa...hj ela está lá no céu, brilhando!!!
    Muita paz no coração de vcs, vcs foram os melhores pais que a Vitória poderia ter.
    Muito obrigado por não deixar nós leitores desde blog sem noticias...
    Abraço
    Carol

    ResponderExcluir
  23. Você e seu marido são guerreiros! Todos os dias venho aqui no blog dar uma olhadinha... Quero que saiba que orei muito pela vida da Vitória, chorei muito aos pés do Senhor para que Ele desse a vocês muita perseverança, amor e tudo que possa haver de melhor! Ao ler seu blog,sinto uma paz inundando meu ser, e as vezes, choro aqui mesmo em meu trabalho, porque eu sinto a presença do Espirito de Deus! Vocês me inspiram a ser uma pessoa melhor, e nunca desistir dos caminhos do Senhor! Tenho a plena certeza que Deus vai abençoar vcs grandemente, e quem sabe em breve você poste aqui,neste mesmo blog que Deus te concebeu mais um filhinho :D Que Deus abençõe vocês grandemente e que as bençãos dEle estejam sobre sua vida e a vida de sua família! Continuo em oração por vcs... não vos conheço,mais tenho vcs como família! Deus os abençõe!
    Ahh,sou evangélica,da Igreja Presbiteriana,moro na cidade de Barra de Guabiraba-Pernambuco!

    ResponderExcluir
  24. Olá Joana, Marcelo e as vovós.

    Sabe Joana muitas vezes ouvimos as pessoas dizer, desfaça disso, pra que ficar lembrando, mas quero dizer que é extremamente saudavel ter em sua casa uma especie de memorial e quando te perguntarem (ou até mesmo seu(s) futuro filho(s)) você falará com alegria e paz no coração desta historia linda que não pode ser apagada.

    E eu já tinha lida a postagem de Ciclâmen, alias é por causa desta postagem que dei para Vivi o travesseiro de florzinha que me emocionou muito ele estar no bercinho da nossa querida Vitoria.

    Ela foi uma menina e tanto, e todos os dias agradeço a Deus de ter me dado a graça de conhece-la pessoalmente, e de vocês também, pra mim mesmo que virtualmente são grandes amigos e desejo sempre que Deus permitir ter convosco e nos alegramos da vida e claro da linda Historia da Vitoria.

    Fiquem na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  25. joana é cedo para doar as coisas dela segura tudo, vc nao vai ter outro filho? guarde todas lembranças para usar no outro bebe que um dia vira

    abracos

    lucineia-pr

    ResponderExcluir
  26. Nossa Joana, me emocionei com seu post.
    Certos momentos nos mostram como somo fortes e como Deus tem misericordia de nós e nos ampara, né?

    Eu perdi minha mãe uns dias antes da partida da Vitória e pensei que ia morrer de tristeza. Mas Deus tem me amparado de tal forma que até pensei que minha ficha ainda não tinha caído. Mas daí, lendo seu post, me familiarizei com o que disse.
    Minha mãe não morreu, ela mudou-se para o céu! Ela continua entre nós, nas nossas lembranças, no amor que sentimos, nas histórias, nos exemplos de vida que nos deu....

    Oremos para que Deus continue nos acalentando e nos amando.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Com lágrimas digo: "- Vocês são muito especiais!". Por isso tiveram a honra de ter uma filha como a Vitória!

    Bjs

    Edna - ednabsoares@bol.com.br

    ResponderExcluir
  28. Continuo abrindo seu blog sempre, e sempre caio em lágrimas ao ler seus textos, pela serenidade, pela força e pela intensa lembrança de sua amada filha. Como mãe sofro com você, e cada texto lido me faz lembrar da gestação de meu filho, quando um exame apontou a possibilidade de que houvesse algum problema. Lembro de quando a médica sugeriu que fizesse uma punção para tentar detectar algum defeito genético, e que prontamente respondi que isso não faria sentido, pois não importaria se aquele bebê tivesse algum problema, ele continuaria sendo meu filho e amado do mesmo jeito. Ler seus textos me recorda continuamente a convicção que tive naquele momento, e sempre me emociono pensando nisso.
    Continue postando suas mensagens de fé e esperança, ajudando e reconfortando outras mães.
    Muita força, e muita fé. E obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  29. Joana fico feliz em saber dessa paz q vc sente, e vc passa essa paz através de suas palavras, adorei saber q vc vai continuar o blog, pois eu adoro entrar aqui todos os dias, fiquem com deus..

    ResponderExcluir
  30. Olá Joana,

    Eu também acompanho a estoria de voces e nunca postei, mas hoje, as lagrimas fomos inevitaveis... =(

    Que voces estejam sempre com Deus e com certeza a Vivi ensinou-me a ter mais paciencia com meus filhos, reclamar menos da vida e agradecer cada segundo que passo ao lado deles.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Joana,

    não nos abandone mesmo porque tudo o que você escreve é muito edificante e prova que o amor supera tudo!!!
    Estejam na paz de Cristo
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Não deixe de escrever, vc não imagina como suas palavras são importantes para tantas pessoas.

    Força

    ResponderExcluir
  33. Joana, minha linda...
    Me emocionei com suas palavras...vc tem o dom...vc é guerreira, iluminada e nosso Pai não poderia ter escolhido familia melhor para a pequena Vitoria.....sabe aquele ditado...Deus dá o frio conforme o cobertor...Vcs foram verdadeiros anjos na vida da anjinha linda...
    Entro aqui todos os dias..e vou continuar entrando...estou mais tranquila em saber que vcs estão bem e que vc continuará...Quero saber como está sempre...Estou hoje tb em paz em saber que vcs estão bem e que a Vitoria está ao lado de Deus....feliz com certeza....Sinto como vcs fossem da minha familia...
    obrigada pelo carinho de sempre...não tem palavras para agradecer o quanto o blog enriqueceu minha vida...
    Estou aqui para o que vc precisar
    Eliane

    ResponderExcluir
  34. Joana, vc acabou de aliviar meu coração...mais uma vez, pois tinha medo de ficar orfã de seu blog que tanto me fez companhia e tanto me ensinou, e me fez menos egoísta. Obrigada meu anjo de Luz por me deixar fazer parte de sua vida.Siga seus dias em paz e não aprese o rio, pois ele corre sozinho...conte com a nossa presença sempre e se quiser e precisar, estarei sempre aqui com e por vc!
    Um grande e apertado abraço, Tereza Miranda.

    ResponderExcluir
  35. Como não se emocionar lendo coisas tão lindas que falas da nossa guerreira. Quem tem um filho especial sabe que cada novo dia é um desafio. Me senti muito angustiada com a partida da Vitória porque sei que vivemos em constante briga pela vida. Mas acho tranquilidade e paz quando leio tuas postagens. Foste uma super mãe guerreira. Continuarei sempre vindo aqui para deixar minhas lutas mais brandas com tua paz. Não te desfaças das coisinhas da Vitória. Tenho certeza que ela gostaria de doá-las a um irmãozinho. Não te culpes em pensar em outro filho, porque ele só virá para completar essa linda história de amor. Um filho nunca substitui o outro, mas sim completa uma família. Tenho certeza que a Vitória iria adorar ter um irmão ou irmã. É assim com o meu Cássio que é completamente apaixonado pelo irmão. Esse irmão que é tão especial que já defende-o com muita paixão. Não esqueça do livro sobre a Vivi, eu iria adorar. Bjos minha linda. Muita paz para vocês e a certeza de que fizeram o melhor.

    ResponderExcluir
  36. É sempre uma honra ler o blog da princesa Vitória principalmente pela paz que vocês transmitem. Tirei muitas lições durante esses quase 3 anos e principalmente muita vontade de viver. Deus está com vocês como já sabem, e tenho certeza que são as pessoas certas para cuidar de outras vidas! Sintam-se amados sempre!

    ResponderExcluir
  37. oi dona moça q Deus esteja convosco,amados quero lhes dizer q adoro o blog de vcs,peço amada q nao nos abandone pois vc nos transmite muito tranquilidade!!!

    ResponderExcluir
  38. Saudades dessa Pequena Grande Guerreira....Nunca nos abandone, pois, essa linda história de amor nunca terá fim!!!! Beijos... Obrigada Senhor por colocar essa Família Abençoada em nossas vidas!!!!

    ResponderExcluir
  39. Para Família de Cristo,
    Agora são novos caminhos.Caminhos de PAZ._Jani

    "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá."João 11, 25-26

    ResponderExcluir
  40. Oi Joana,

    somente hoje fiquei sabendo da partida da Vitória e fiquei muito triste! Mas a tristeza não é maior que a alegria e a emoção de ler suas palavras. Você é tão especial! Gostaria de te dar um abraço bem apertado e dizer o quanto vc fez e faz diferença nesse mundo cheio de tantas coisas ruins. A Vitória agora está em paz, alegre e cheia de vida.
    Um abraço e um beijo

    Adélia

    ResponderExcluir
  41. Joana, leio seu blog há muito tempo! Nunca comentei. Qualquer palavra de minha parte seria insignificante diante da beleza de suas palavras, sua força e principalmente da linda e amada Vitória. Várias vezes quis deixar uma palavrinha qualquer como forma de indicar que alguém aqui também acompanhava vocês, mas sempre achei que não seria significativa. Durante todo esse tempo, de uma forma especial, amei a Vitória junto com vocês (ainda amo, afinal, carinho não se vai junto com a vida), me encantei com sua ternura, seus sorrisos, seu olhar doce, seu lindo cabelinho que já estava crescido; fiquei feliz a cada conquista dela, torci muito por cada recuperação,chorei (literalmente) sua partida para Deus. Hoje, ainda não sei ao certo se isso terá algum significado ou importância, mas senti uma vontade imensa de lhe dizer que ESTAMOS COM VOCÊ! SEMPRE! E que muito lhe admiro. Muito, muito mesmo! Pela pessoa maravilhosa que você é e pela sua força. O amor de Deus estará sempre com vocês! Um grande e respeitoso abraço, mamãe e papai da princesa que veio para mudar conceitos no mundo!

    Rita Ribeiro
    São Gonçalo, RJ
    ritacribeiroc@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Oi Joana,

    Que amor imenso este... ele contagia a todos que leem seus posts. Somente este amor pleno, que você comentou no post anterior, para deixar partir alguém que se ama tanta para que ficar bem. Tenho certeza que é Deus que está dando força para vocês, ele nunca nos abandona.
    Fiquem com Deus e que ele derrame suas bençãos sobre nós todos os dias.

    ResponderExcluir
  43. Oi Joana!nem pensar em deixar de te visitar aq no blog!Que nada!aprendi a amar a Vitória e vc por distancia.O Senhor me proporcionou momentos lindos lendo suas palavras,me deiliciando vendo os videos da Vitória,O amor q CRisto nos proporciona a sentir pelas pessoas é incrivel!E vendo essa paz e algria sua,vejo q a presença do senhor é contigo amada!
    Q Deus te abençoe!bj* e nem pense msmo em nos abandonar rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  44. Joana, voce é muito forte, achei o blog da Vivi por acaso na net pois estava devastada com a perda do meu bebe com 12 semanas de gestação e desde então acompanho e fiquei muito triste mesmo, mas da forma que você escreve transforma tristeza em paz e luz.

    ResponderExcluir
  45. Olá Joana,

    ouvi essa música e pensei em vocês.

    Como é bom ter a certeza do amanhã, quando cremos e sabemos que Ele pertence a Deus. E que já preparou um lugar para todos aqueles que creem em seu nome. Somo inundados por uma profunda paz vinda do nosso Deus.

    Ouça e e seja edificada também!!

    http://letras.mus.br/david-phelps/268253/traducao.html

    Deus os abençoe!

    Paula

    Filadélfia _USA

    ResponderExcluir
  46. Amiga querida...que Deus continue dando essa força a vc e seu esposo, que vcs continuem irradiando luz por onde passar...Joana qndo crescer quero ser como vc...forças fique com Deus...bjs...

    ResponderExcluir
  47. oi joana

    acompanhei seu blog desde o inicio todos os dias entro aqui mesmo que eu nao comente todas as postagens.
    sinto muito pelo ocorrido,mas Deus sabe todas as coisas.
    mesmo nao tendo mais a vitoria todos os dias sempre entro aqui para ver se há alguma postagem nova,sei que logo logo ela terá um irmaozinhu(a) e vc dividir com nós leitores essa alegria.
    bjus
    carina

    carinanonato2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. É impressionante a força que tens, o verdadeiro dom da palavra, de expressar tanto sentimento através das suas palavras.
    Não consigo ler suas postagens sem chorar, é mais forte do que eu, fico pensando na Vitória, me colocando em seu lugar, mas graças a Deus, você é forte, Ele te renova as forças, te admiro muito por tudo. Que Deus esteja sempre com vocês, te fortificando ainda mais, você é especial, não foi a toa que o Senhor escolheu você para cuidar de uma flor tão delicada e especialmente bela. Fiquem em paz. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  49. Joana, você e seu marido são pessoas iluminada porque entenderam que Deus deu a vocês uma missão preciosa e ela foi cumprida com muito amor e desprendimento. Dor e saudade fazem parte do processo de desapego daqueles amamos, mas nem todos sentem essa paz e a tranquilidade que vem da leveza da consciência, da certeza de que tudo foi feito para que a pequena Vitória fosse feliz. Que as bênçãos de Deus se derramem sobre vocês e que a força, a coragem e o amor continuem a pautar suas vidas. A Vitória foi feliz por ter tido pais tão maravilhosos e sensíveis e agora está maravilhosamente bem em outra esfera espiritual porque vocês permitiram que ela também cumprisse sua breve missão e todos vocês cresceram espiritualmente com essa experiência. Um grande abraço e toda a minha admiração.
    Madalena.

    ResponderExcluir
  50. Oi Joana, fico feliz em saber que apesar da saudade dela, vocês estão fortes e confortados!!! Me emociono sempre quando venho aqui visitar o blog!Isso mesmo não nos deixe sem saber notícias de vcs. É muito bom saber que não vai desistir de postar no Blog. Abraços consoladores. Amo vocês em Cristo Jesus!! Silvana. Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  51. Oi Joana!!
    Como [e bom ler suas palavras , o seu relato de amor, paz, e conformação!! fICO FELIZ EM SABER QUE NÃO IRÁ NOS ABANDONAR!!È tão bom vir aqui e ler suas palavras!! Escreva sempre! DE você . sa sua saudade , do seu amor , das lembranças da Vivi!! Suas palavras sempre são muito bem vindas!! Vc sempre será a eterna mãe de Vivi ! Um anjinho que encantou muita gente aqui na terra e agora está bem pois voltou para Jesus!!!bjs!!

    ResponderExcluir
  52. Oi Joana!
    É claro que vou continuar te acompanhando como venho fazendo há mais de 1 ano, vou te acompanhar enquanto tu permitires, enquanto tu escreveres e mesmo que não escreva mais, vou continuar olhando o blog para sempre lembrar da princesa e da linda história de amor de vocês.
    Torço muito pela felicidade tua e do Marcelo, sei como é ter os braços vazios, mas tenho certeza que com o amor que vocês tem um pelo outro e o grande amor e fé em Deus, logo os teus braços não estarão mais vazios.

    Estou com vocês virtualmente e espiritualmente.

    Fiquem com Deus! E Nele nos encontraremos e encontraremos a princesa!

    Bjs com muito carinho!

    Jaque
    Balneário Gaivota - SC

    ResponderExcluir
  53. Olá Joana, acompanho seu blog a muito tempo. E gostaria que soube que te admiro muito, pela fé e confiança em Deus. Você mudou muito minha maneira de ver a vida. Deus esteja sempre contigo!

    ResponderExcluir
  54. Sueli Yamamoto dos Anjos26 de julho de 2012 às 21:19

    Joana, sua palavras me lembram Filipenses 4:7 "E a paz de Deus, que Excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus". Paz que só pode vir de Poderoso Deus e Pai. Deus abençoe vocês!!
    Sueli Yamamoto dos Anjos
    Campo Grande/MS

    ResponderExcluir
  55. Joana,

    Sou estudante do curso de doutorado em direito e comecei a acessar o seu blog desde a visita de vocês ao STF, embora nunca tivesse feito nenhum comentário. Fiquei encantada com a história de amor e superação que você, seu companheiro Marcelo e principalmente a linda Vitória viveram juntos. Que Deus ilumine sempre a vida de vocês, especialmente neste momento de saudade recente. Você tem uma bela e sublime missão neste mundo. Gostaria muito de ver o conteúdo deste blog se transoformar em um livro. Se for da vontade de deus, e quando chegar o momento, que vocês possam gerar novos frutos e distribuir todo esse amor que tem convosco. Também ficarei alegre em ver novas postagens, pois desenvolvi afeição e admiração por vc e pelo Marcelo por meio de suas postagens.
    Carinhosamente,
    Stela Câmara - Fortaleza-Ce (anastela_ufc@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  56. Cara Joana acompanho seu blog desde que vi vc na Tv em Brasilia com a sua Princesa, então pesquisei na net e com seu nome cheguei até aqui... sempre passava para ler os posts e me fortalecer com a força e determinação de vcs... tenho uma filha de 5 anos e perfeita graças a Deus mais tirei muitos ensinamentos de suas palavras muitas vzs qdo estava nervosa, cansada bastava ler suas palavras para refletir um pouco!!
    Tão foi minha surpresa qdo acessei o blog semana passada e vi seu post sobre a partida da Vitória... nem pude acreditar, não posso negar que chorei com suas palavras e mais uma vez admirei vc pela força, por falar de Deus de uma forma tão linda e singela...li e reli seu post varias vzs para poder acreditar...mas Deus tem seus desgnios e seus caminhos para nos levar a uma vida plena de paz, amor!!!
    Hoje entrei aqui novamente para saber noticias suas mas achando que não teria atualização e qual foi minha surpresa ao ver seu lindo post, continuo te admirando cada dia mais pela sua força, pela leveza de suas palavras, pelo doçura com que vc se refere a Vitória enfim um exemplo de mãe...um exemplo de mulher a ser seguido e suas palavras colacadas em pratica!
    Continuo rezendo pra que Deus conserve seu coração assim apaziguado e vc continue serena para poder seguir sua vida da melhor maneira possivel pq a vida continua para vcs e sua linda familía!
    Fique em Paz!!
    Bjs Karine

    ResponderExcluir
  57. Ainda bem que o blogue vai continuar. Estou triste e com saudades da Vitória, mas sentiria muito falta de poder vir aqui e ler. Gostaria de ter a vossa fé.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderExcluir
  58. Joana...
    Lembro de ter chorado qdo li seu post do 'tic tac'... emocionante ler cada palavra e mais ainda, SENTIR o qto esse blog, suas palavras, seu sorriso TRANSBORDAM amor!...
    Hj novamente, chorei mto, de soluçar, lendo esse post... não de tristeza, um pouco sim, pela ausência, mas como vc msm escreveu: paz, pq ela não sofre agora, não precisa de remédios! Está com Deus, curtindo uma PAZ merecida, pq... como Vitória É especial! Como eu aprendi lendo vc, acompanhando, orando, torcendo pela Vitória, pela VIDA, pelo tempo q cada um tem de vida... Acompanhei vcs em Brasília, na TV, no face, no blog... E compartilhava o q admiro e acredito: a vida tem q ser respeitada, dure ela o tempo q tiver q durar!
    Bj
    no coração
    com MTO carinho
    da tia Li
    pra vc, Marcelo, vovós... e toda família!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  59. ola... Joana. que bom que o Sr tem Confortado o Vosso Coração continuamos a torcer por ti.. aqui no Guarujá!!! A Vitória segue feliz nos Braços do Pai... Fiquem com Deus..

    Luanda - Gjá

    ResponderExcluir
  60. Joana, a cada postagem fica mais evidente o cuidado de Deus sobre a sua vida! O amor e o consolo Divino permitindo, em meio à dor, o sorriso de agradecimento.

    Que Deus esteja sempre pertinho te embalando e consolando...e não esqueça mesmo o blog, pois ele fez com que uma grande família tenha se formado. Família cuja base está consolidada em Deus, no amor e na vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia, Joana!

    Que belo post, aliás, tanto quanto os demais, me emocionam demais, é um sentimento puríssimo escrito com o coração.
    O jardim Celeste, ainda mais florido e iluminado, com sua nova florzinha linda, Vivi!
    Estou com o coração em paz por saber que nossa princesinha esá num lugar tão abençoado e bonito e, que vcs estão serenos e compartilhando conosco esses doces e eternos momentos.
    Que vc fique sempre perto de nós, com sua fé, força e amor!
    Deus os ilumine cada vez mais!
    Um super beijo e um abraço bemmmmm apertado,

    Leila Soares
    RJ/RJ

    ResponderExcluir
  62. Oi Joana e Marcelo,

    ficamos em paz em sabermos que o conforto de Deus tem estado com voces.

    Antes orava com Sarah pela recuperação e o desenvolvimento da vitoria, hoje oramos pelo cuidado de deus com voces.

    Deus continue suas bençãos em seu lar

    Abçs carinhosos
    Sarah e Paula

    ResponderExcluir
  63. Esse blog sempre foi meu recanto. Toda semana eu dava (dou!) uma passadinha pra ver essa bebê linda. Olhar seus olhos azuis sempre me fizeram esquecer de todo o resto por alguns instantes e lembrar dela sempre me deixa em paz. Ela é um anjo tão puro que eu aprendi amar. E agora a saudade me dói vendo suas coisinhas, mas sei que tudo que aconteceu estava nos planos de Deus. Nunca vou me esquecer dessa princesa que eu nunca conheci, mas que deu mais cor a minha vida. Obrigada por vcs existirem e ajudarem outras mamães, de filhos especiais ou não, com sua linda história de amor incondicional.

    ResponderExcluir
  64. Joana, vc e Marcelo são pessoas especiais. Não nos abandone mesmo não! Catharina Uzêda

    ResponderExcluir
  65. JOANA, QUEM CONFIA EM DEUS, ATÉ NESSA HORA ENCONTRA A PAZ !!!! VOCÊS FIZERAM TUDO QUE ESTEVE AO ALCANCE...AGORA, LÁ DE CIMA, ELA ESTÁ TORCENDO POR VCS...QUERENDO JUSTAMENTE ISSO,QUE ESTEJAM EM PAZ E QUE SEJAM FELIZES!!! E NÓS TAMBÉM!!!

    ResponderExcluir
  66. sua paz é tao linda,tao pura q consegui sentir!....feliz d+ pq nao pensa em nos abandonar....
    um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  67. que lindo joana!
    e pode ter certeza que todos nós que acompanhamos a historia da vivi criamos um laço de amizade e de afeição por essa historia tao linda, ainda sinto tristeza pela partida da vitória pq me encantei por ela,pelo seu jeitinhu meigo,por aquele sorriso doce,aqueles olhinhos azuis e lindos ainda bate a saudade da vitória,mais junto com isso tem também a sensação de paz,de alegria por pensar que a vitória pelo tempo que nos abençoou com a sua presença nos encheu de alegria,de encanto,pq ela tinha esse poder de encantar,de fascinar td mundo com aquele jeitinho que só a vivi tinha,pode sempre contar conosco joana,pq na verdade,esse não é o fim...é o começo!! pq a vivi nos mostrou que todos temos o direito a vida,e isso foi possivel pq vcs deram a oportunidade da vitoria viver,de não interromper uma vida por nada que seja,e isso é lindo de ver,e com certeza abriu e vai continuar abrindo varias mentes de que a vida é linda,e deve ser preservada,vemos isso a partir das lembranças que a vitoria nos deixou,e somos felizes por termos isso,o carinho e a lembrança linda, e doce da nossa amada vitoria de cristo,e de todos nós!!!!
    bjos.

    ResponderExcluir
  68. Joana a paz e boa tarde, fico muito feliz em te ver tao resignada e fortalecida no senhor ao escrever com tanta paz e alegria de coração. Sei que a saudade será eterna mais com certeza que tudo que tudo foi vidido com muito amor e dedicação e que agora é so pedir força a deus e prosseguir com as lembranças dos momentos inesqueciveis e felizes que voces viveram juntos.To muito alegre e em paz em saber que vc nao vai nos deixar e que estarmos todos nós unidos aqui para prosseguir com a missao de vivi que é amar teu proximo como ati mesmo. Conte comigo sempre que quiser e forças para vc e marcelo , as vovós e vovos e toda a fmailia.Paz

    ResponderExcluir
  69. Fez um mes que meu querido pai partiu para o céu e agora vi que sua quuerida filhinha também foi para o céu, junto de Deus, você foi corajosa venceu o pensamento do mundo e deixou que essa menininha brilhasse em sua vida, tenho certeza que Deus te acompanha e te abençoa em cada passo seu, e Ele é quem fortalece nesses momentos duros da vida.

    ResponderExcluir
  70. Joana! Com certeza sua querida filhinha está acolhida nos braços de Jesus...sua linda missao foi cumprida... muita paz para voce, Marcelo e toda a sua família!

    ResponderExcluir
  71. Joana q linda suas palavras, fico feliz em saber q vcs estão bem, vamos lembrar da nossa princesinha com muito amor, alegria e paz vcs foram pais maravilhosos para ela.
    Continue sim com o blog estaremos sempre aqui com você.
    Que Deus abençoe sempre
    beijos

    ResponderExcluir
  72. Só posso dizer que esta história é linda........

    ResponderExcluir
  73. Joana, me emociono a cada vez que leio suas mensagens. Você é digna de toda nossa admiração. Que Deus console seu coração e que as bençãos Dele sejam abundantes em sua vida sempre e sempre.
    Bjs em seu coração!
    Érica

    ResponderExcluir
  74. Joana, sempre admirei sua força e fé! Vcs são um exemplo para toda a humanidade!
    Me emocionei muito ao saber que seu anjinho voltou pro céu. Chorei com cada palavra sua nesse post. Como mãe, imagino a dor que sentiu. Mas é admirável a maneira como vcs tem tratado tudo isso. Agora temos mais uma intercessora no Céu! A Vitória é um anjo q veio pra alegrar a vida de muitos! E vcs são e serão sempre muito abençoados por tamanha demonstração de fé! Não os conheço pessoalmente, mas a sensação é de q vcs fazem parte da minha família... Eu tb sinto saudade da Vitória, mesmo sem conhecendo-a só por aqui... Que Deus e a Sagrada Família continuem abençoando vcs! Um grande abraço! E tenha certeza q continuarei lendo seu blog!

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde Joana
    Tava vendo agora os videos no Youtube, impossivél não se apaixonar pela Vitoria e admira-los como pais. Tenha um lindo final de semana.Luanda

    ResponderExcluir
  76. Simplesmente Lindo!VOCÊ É UMA PESSOA muito ABENÇOADA!

    ResponderExcluir
  77. Querida Joana...estive fora durante 20 dias e só agora que cheguei de viagem vim correndo saber notícias e fiquei...com meu coração apertado. O que posso dizer?? A Vitória foi um presente na minha vida assim como seu blog, eu tinha vontade de aperta-la aqui pela tela, mas eu sei que ela está junto com os anjos, sem dor, sem tristeza, sem choro e que ela está feliz.
    Mas somos mães e sofremos, choramos, nosso coração aperta...dói mas Deus derrama o bálsamo e conforta o coração.
    Que Deus continue dando força, paz e que ele conforte seu coração.
    Um grande abraço de sua amiga aqui que chora enquanto lê e escreve para você, conte comigo para o que precisar. Celi Derewlany

    ResponderExcluir
  78. Joana, me emocionei muito com tudo que escreveu.... vc transmite paz e serenidade, nossa como eu gostaria de ter pelo menos 5% da sua fé e do seu entendimento... (lagrimas)

    ResponderExcluir
  79. Deveria escrever um livro sobre ela linda história. Escreve muito bem teus sentimentos e o que a pequena Vitória representou na vida de vocês todos. Foi lindo enquanto durou e pode ser ainda mais lindo as memórias da Vitória.

    ResponderExcluir
  80. Dificil segurar as lagrimas lendo seu texto,Deus é realmente maravilhoso e nos conforta nos momentos mais dificeis,tenho um filho de 1 ano e 9 meses e acompanho seu blog desde a gestação,hoje lembrei de vcs e resolvi entrar aqui e pra minha surpresa ela não está mais conosco, mas tenho obsoluta certeza que ela está bem agora. Muito obrigada por dividir sua história!!!Bjss

    ResponderExcluir
  81. Joana, concordo com a Elis do comentário acima..sua fé e entendimento..são surreais,eu nem posso dizer muita coisa..pois realmente estou muito em lágrimas..só quero que saiba q vcs são especiais e tb pedirei a DEUS Por vcs..p t abençoarem kda dia mais e mais..Um bjo e já estou t seguindo..ainda virei aki mtas vezes para ler mtas felicidades..abraços!

    ResponderExcluir
  82. Joana
    Saudades eternas....da pequena e doce Vitoria
    bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  83. Oi Joana, nossa a saudade é grande. E cada vez que visito seu blog, me emociono. Concordo com Vanessa. A estória da Vitória merece um livro. Você tem muito o que contar, foram quase 3 anos (se não estou enganada) de muitos e intensos acontecimentos. Pense com carinho. Talvez seja cedo ainda, mas vá amadurecendo a ideia. Para refletir: de que maneira um livro pode beneficiar pessoas que vivenciam o mesmo que vcs vivenciaram? que debates podem surgir a partir dele? que público poderia alcançar? Só sei de uma coisa: quero meu exemplar reservado! Um beijo grande e continuo orando muito por vcs ! Luciana de Maceió.

    ResponderExcluir
  84. Joana,
    Eu chorei muito lendo e vendo os vídeos, já acompanhava seu blog há tempos e sei de toda sua luta!
    Você e sua família são guerreiros, não sei qual de vcs são anjos, pois tanto vcs,quanto a Vitória sempre serão pessoas mais que abençoadas por Deus! Agradeço por ter conhecido vocês mesmo que virtualmente, pois cada leitura que eu fazia aqui, aumentava ainda mais a certeza da vitória de Deus em cada detalhe de nossa vidas!
    Tenho certeza que a Vitória está com Deus, fique certa de que ela e vocês cumpriram o plano de Deus e que a história de vcs mudou o pensamento e as opiniões de muitas pessoas!
    Que Deus continuem abençoando vocês!
    Fiquem em paz!

    ResponderExcluir
  85. Ai Joana, vc é tão forte! Não sei o que faria no seu lugar, confesso que nem consigo olhar sempre o blog porque me acabo de chorar pensando em vcs e Em como estão. Só desejo a vocês tudo de melhor, conforto de Deus e ele com certeza tem muitas surpresas boas te esperando. Muitos beijos carinhosos e solidários.
    Flávia Gomes
    Recife-PE

    ResponderExcluir
  86. Pois justamente na semana em que não acessei o blog, a Vitória se foi. Já escrevi pra vc uma vez, e disse que vcs eram a minha bíblia. não havia um único dia que não passasse por aqui para saber da Vitória e de vcs.
    Acho que mudei um pouquinho minha maneira de pensar e até de agir com meus pimpolhos... Com muitas lágrimas li o post do "tic tac"e com mais lágrimas ainda te escrevo.
    Está doendo tanto tanto tanto, que sinceramente espero um dia chegar perto de ter tanta serenidade e paz no coração.
    Um beijo pra vcs!!
    Ana, Palhoça/SC
    anaromero99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Boa noite, Joana e Marcelo!
    Conhecer a Vitória e vocês foi uma das experiências mais lindas que tive. Por favor, não nos deixem. Continuem sendo esssa testemunhas de amor incondicional. Tenho certeza de que Deus está sendo o consolo e a fortaleza de vocês. Eu os amo como se os conhecesse pessoalmente. Obrigada por serem arautos do verdadeiro amor. Sempre passo pelo blog, e a cada leitura me sinto edificada. Deus os abençoe, e saibam que não estão sozinhos. O Senhor não deixa de confortar a nenhum dos seus amados. Até.

    ResponderExcluir
  88. Eu penso nela o dia inteiro, minha querida Joana. Ela marcou muito a minha vida.
    Que Deus esteja sempre com você. Que Ele cuide de você como você cuidou dela.

    ResponderExcluir
  89. Lucélia/Cascavel-PR31 de julho de 2012 às 15:06

    Oi Joana e Marcelo

    Soube apenas hj...estou com essa mistura de sentimentos que vc menciona no blog: profunda tristeza e enorme alegria.

    E saber que vcs estão em paz, também me deixou em paz. Nós que acompanhamos a vida de vcs, sabemos como vcs a amaram incondionalmente, a cuidaram com tanto amor e carinho, não devem mesmo jamais pensar que faltou algo a fazer. Nossa pequena Vivi está lá junto ao pai maior agradecendo e orando tbm para vcs pais maravilhosos que foram, serem felizes e amarem muito, pois como vc mesma disse, a missão de vcs ainda não acabou.

    Que Deus ilumine ainda mais vcs.

    saudades eternas da nossa pequenininha Vivi.

    Bjos enorme no coração.
    Lucélia A. Quitete

    ResponderExcluir
  90. Fiquei muito emocionado ao ler seus relatos, do imenso amor que vc deu a Vitoria. Fiquei triste pois estava acompanhando desde o inicio seus relatos falando de quando vc descobriu que teria um bebê com anencefalia, da sua luta, e alegrias a cada estimulo da Vitoria, confesso que também me entristeci sabendo que agora ela já não está mais ao seu lado. Sei que Deus estará sempre te confortando. E obrigado por dividir com todos nós sua história de vida. Fique em paz.

    ResponderExcluir
  91. Amada meus sentimentos...
    Confesso a você que passei um tempinho longe do blog por causa da correria do dia a dia, fiquei muito triste em ter essa notícia da partida da pequena Vitória, mais o que me conforta ou melhor o que nos conforta é que sabemos que nada foge das mãos do Senhor Jesus Cristo , nada foge do seu controle... Ele não nos dá sobrecarga e tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus ...Amada do Pai...CReio que da mesma forma em que fui fortalecida e edificada ao conhecer esse blog e essa história de amor e superação a ponto de gerar vida dentro de mim, mesmo eu não sendo mãe de uma criança espiritual, espero e oro a Deus que essa linda princesa continue gerando vida mesmo em morte...Que Papai do céu te conforte...sinta-se abraçada e encorajada pelo Senhor Jesus Cristo !!!

    ResponderExcluir
  92. Depois de alguns dias viajando, volto a minha rotina e acesso o blogue para saber da pequena Vitória, que por considência tem a mesma idade da minha pequena Isabelle, e me deparo com esta triste notícia, confesso que acreditava que Deus poderia fazer o impossivel, me sinto fraca e triste neste dia, mais Deus é tão magnifico, que te deu sabedoria sem tamanho, e digo, que com suas palavras me sinto consolada por esta perda (acaba sendo ironico, vc consolando os leitores da sua história, porém sei que Deus está no comando da vida de vcs). Agradeço a Deus pela sua vida, pois o testemunho que tem nos dado, pode ter certeza é de grande valor, e Deus há de te recompensar. Vitória é o que desejo a sua família.

    ResponderExcluir
  93. Que Deus os abençoe sempre! Muito obrigada pelo Exemplo de fé, confiança e entrega completa a Ele!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...