Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A história de vida que deu origem a uma luta

Matéria de capa publicada no Caderno 3, caderno de cultura do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza.

Linda matéria escrita pela jornalista Iracema Sales, ficou muito especial pela forma como o tema foi abordado, com respeito e profundidade!

02.10.2013
IRACEMA SALES - REPÓRTER

Filme "Eu, Vitória" reconstitui os dramas e alegrias de um jovem casal pais de um bebê anencéfalo


A vida, assim como o amor, transcendem o tempo. Pelo menos essa é a sensação que se tem ao conversar com o casal paulista Marcelo e Joana Croxato, protagonistas do documentário "Eu, Vitória", cujo lançamento acontece às 20h, na Livraria Cultura. Desafiando o discurso médico, o casal preferiu ser guiado por um misto de amor e respeito ético à vida, deixando que a gravidez da primeira filha, Vitória de Cristo, mesmo diagnosticada, na 11ª semana da gravidez, com anencefalia, caracterizada pela ausência total ou parcial do encéfalo, tivesse uma gestação completa. Com duração de 20 minutos, o filme retrata com delicadeza o drama vivido pelo casal, pais de primeira viagem que enfrentaram com coragem a tarefa, aceitando o curso natural da vida.

Cenas do filme "Eu, Vitória", dirigido pelo cineasta cearense Glauber Filho para a Estação Luz Filmes

A direção é do cineasta Glauber Filho e a obra será apresentada pela primeira vez em Fortaleza, após ter sido mostrada no Terceiro Festival de Cinema Transcendental, em Brasília. Ao término da exibição, o casal vai falar sobre o tema com o público presente. Mais do que relatar a experiência vivida, Joana Croxato, grávida de quatro meses do segundo filho, deseja informar sobre o tema que ainda é visto com preconceito. Vitória de Cristo nasceu em janeiro de 2010, vivendo e alegrando os pais por dois anos e meio. Os jovens não hesitam em dizer que foram os dias mais felizes que tiveram. Passado o luto, o casal realiza uma verdadeira cruzada em defesa da vida, independente de tempo.

Na memória, o amor permanece e ela será a nossa primeira filha, dizem, afirmando que "fariam tudo infinitas vezes". A criação do blog http://www.acraniaeanencefalia.com.br/ foi a maneira que o casal encontrou para compartilhar a experiência e informar sobre o tema. Aos poucos, a discussão está saindo do espaço virtual para o mundo real, mediante a realização de encontros. O importante é esclarecer que o diagnóstico de anencefalia não significa que a mãe não possa viver, de maneira digna, todas as etapas da gravidez.


No entanto, é preciso conscientização tanto por parte dos médicos quanto dos pais e da sociedade em geral. Uma idealização da Estação Luz Filmes e Movida, a produção do vídeo que, em breve, poderá ser acessado pelo You Tube, contou com a parceria da LBV Filmes, de São Paulo. Uma história emocionante que relata o cotidiano de um jovem casal que viu um sonho interrompido. O vídeo traz à tona, também, a discussão sobre o aborto de bebês anencéfalos.

Diferente

O amor de pai e mãe misturou-se ao desejo de ver o rosto da pequena Vitória de Cristo, que na 11ª semana de gestação, um exame de ultrassonografia mostrou que não havia sido localizada a calota craniana. A investigação sinalizava que Joana Croxato iria gerar um bebê com anencefalia. "Inicialmente, a gente tomou um susto", afirma com ternura, uma vez que esse tipo de malformação é incompatível com a vida. Daí, o drama que os pais passam a viver, justamente por não ser preciso saber quanto tempo de vida a criança terá. Mesmo diante dessa incerteza, o casal decidiu que iria "dar dignidade independente do tempo que viria viver fora do útero".

A jovem mãe chama a atenção para o vínculo que as mães criam com o feto, desde o momento em que a gravidez é confirmada. Além de existir sempre a dúvida de que o diagnóstico poderá mudar, tudo isso contribuiu para que a o casal fosse buscar conselhos com outros médicos. "A gestação foi muito tranquila", lembra, afirmando que conseguiu completar os nove meses, e Vitória de Cristo veio ao mundo em janeiro de 2010. "Decidimos amá-la de forma incondicional e ela transformou nossas vidas", relata com emoção Marcelo Croxato.

O casal diz que o único pensamento era o bem-estar da filha. Por isso, consultou vários médicos, sendo que dois deles indicaram que a melhor saída seria o aborto. "Foram bem parciais mesmo", recorda o jovem pai. Assim, Joana e Marcelo preferiram acatar a orientação do primeiro especialista, que concordou com a decisão do casal de seguir adiante com a gravidez. O casal questiona a perda de valores e de quanto vale uma vida. "Não importa se vai viver pouco tempo", diz Marcelo Croxato, criticando essa visão simplista em torno da vida e dos seus valores.

A coragem do jovem possibilitou que a filha vivesse dois anos e meio, proporcionando uma relação intensa com a criança, que adorava receber carinho na cabeça, conta. Com carinho, mostram o blog com fotos e depoimentos. Alguns prós, outros, contra, não importa. O que conta mesmo é a verdadeira cruzada que os pais estão fazendo no sentido de conscientizar casais que passam por problema semelhante. "Fomos acolhidos", diz Joana Croxato, afirmando que essa é uma forma de retribuir o carinho que receberam, que funcionou como um conforto.

Blog

O Grupo Vida Acrania e Anencefalia é materializado no blog que tem a finalidade de prestar apoio às mães que recebem o diagnóstico dessas malformações. "O blog foi criado logo que a Vitória nasceu", recorda a mãe, completando que a filha passou cinco meses internada, sendo submetida a uma cirurgia aos quatro meses. Depois de um ano da partida de Vitória de Cristo, que teve um sepultamento digno, e os pais puderam vivenciar todos os passos, da gestação ao luto, o casal parte para o segundo filho.

No entanto, não esquecem da primeira filha, que "era uma criança muito especial". Aos cinco meses a filha recebeu alta e foi morar com os pais, passando a ser a alegria da casa. "Passamos a acompanhar o dia a dia dela", diz a mãe. O contato com o diretor Glauber Filho foi por ocasião da votação no Congresso Nacional pela descriminalização do aborto de crianças anencefálicas. Joana Croxato deu seu depoimento e falou da história de sua primeira filha. O vídeo é uma homenagem ao milagre da vida.

Hoje, os pais dizem com satisfação, como demonstram no filme, que "foram os anos mais felizes". Conforme Marcelo Croxato, pode parecer até paradoxal, afirmando que viveria tudo outras infinitas vezes. De forma serena, o casal que passa uma ternura em cada palavra, faz da conscientização e da informação os principais ingredientes dessa luta. "As pessoas ainda enfrentam preconceito", revela Joana Croxato que defende que o assunto seja tratado de forma humanizada. Com o vídeo e o blog, o casal pretende promover a vida e informar.

Joana Croxato informa que é procurada por muitas mães que buscam informações e apoio para enfrentar o problema. "Elas chegam com medo e muitas dúvidas". A recomendação é de que as mães devem se envolver com o bebê e fazer um pequeno enxoval. O apoio médico é muito importante, completa. O vídeo não tem cunho comercial. A locação será gratuita em todas as lojas Distrivídeo.

Os interessados podem ter acesso gratuito ao DVD "Eu, Vitória" mediante contato com a produtora Estação Luz Filmes, pelo telefone (85) 3244 1094.

Mais informações

Lançamento do vídeo "Eu, Vitória", baseado na história do casal Marcelo e Joana Croxato, que após a exibição, quarta, 2, às 20h, na Livraria Cultura, Rua Dom Luís, 1010, falará sobre o tema.



Nota: o blog do Grupo Vida Acrania e Anencefalia foi criado na verdade em 2013, o blog da Nossa Amada Vitória de Cristo é que foi criado quando ela nasceu, em 2010.


6 comentários:

  1. Olá Joana e Marcelo,
    Na sexta-feira fui à missa e durante a homilia o Padre comentou sobre a semana do nascituro, que foi de 01 à 07/10/13, da importância de gerar um bebê, do apoio que deve ser dado às futuras mamães e comentou que iria mostrar um pequeno vídeo com um testemunho, e assim que começou o vídeo apareceu esta tão linda e abençoada família. Confesso que me emocionei novamente revendo aquela reportagem (acho que é uma reportagem que vocês deram para a Canção Nova). Foi muito lindo, tenho certeza que todos rezaram por vocês, para que Deus continue os iluminando cada vez mais e dando forças às futuras mamães que passam pelos mesmos medos. Vocês são muito iluminados e estão de parabéns por esta fé tão grande que enche nossos corações de amor e de esperanças.
    Eu acompanho o blog de vocês a mais ou menos 1 ano e meio e o engraçado é que quando começou a passar o vídeo eu senti orgulho de conhecer a Vitória de Cristo – como se tivesse conhecido ela pessoalmente, não sei, não tenho palavras. Acho que quando temos um filho aprendemos a amar ainda mais o próximo, aprendemos o que realmente é o amor incondicional.

    Um abraço e fiquem com Deus,

    Vianeí

    ResponderExcluir
  2. Oi! Acabei de assistir ao documentário no canal da Joana do Youtube, comovente, as lágrimas! Vejo a Vitória nos olhos do Marcelo e na voz serena e fortalecedora da Joana!
    Débora

    ResponderExcluir
  3. Vocês são seres iluminados! Me arrepio ao ver o amor de vocês por sua bebezinha! Deus não poderia ter escolhido outros guardiões para ela! Ela foi muito bem cuidada por vocês!! E agora está com os anjinhos comemorando a chegada de mais um bebê muito sortudo na vida de vocês! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,acabei de assistir ao documentário.Não tenho nem palavras para dizer o quanto me emocionei.Linda a sua história,parabéns pela dedicação e pelo amor com que vcs cuidaram da Vitória. Deus abençõe sua família!Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acabei de assistir o documentário. E simplesmente vi minha história ser contada por vocês. Muita emoção! O caso da minha filha não foi anencefalia e sim agenesia renal. Mas a situação foi a mesma! A única diferença é que a minha pequena Melissa Vitória viveu por 17 horas, as horas mais felizes de nossas vidas, assim como os 2 anos e meio mais felizes da vida de vocês com a pequena, ou melhor grande, Vitória. Assim como a vocês, Deus nos presenteou novamente, tivemos outra menina agora com 10 meses. Linda, perfeita e saudável. Desejo a vocês toda felicidade, como a que estamos vivendo agora. Somos privilegiados, pois fomos escolhidos por Deus para sermos pais de anjinhos lindos que estão no céu ao lado de Deus olhando por nós! Que Deus continue os abençoando. Parabéns pela linda história!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...