Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como fazer uma calça-almofada


Algumas mães me perguntaram mais detalhes de como fizemos a calça-almofada para a Vitória. Eu havia pesquisado na internet como fazê-la, mas não achei nenhuma informação a respeito, e a fisio Luciana da AACD me passou algumas dicas muito boas para que a calça funcione da melhor forma. Ao fazê-la, também percebi alguns detalhes importantes, por isso vou tentar passar estas informações aqui para outras mães que pretendam fazê-la. (A calça também é chamada de calça de cotenção ou calça-da-vovó, como não gostei muito destes nomes resolvi chamar de calça-almofada , que é mais simpático :-)


Você vai precisar:

- uma calça jeans usada

- flocos de espuma

- retalhos de tecido

- retalhos de tecido coloridos e com diferentes texturas

- sacolas de supermercado


Como fazer:

- Leve a calça a uma costureira para que ela feche as aberturas nas pernas e coloque um zíper na cintura. Peça também para tirar qualquer detalhe metálico como botões, zíperes, rebites, etc.

- Se possível, peça para ela aplicar alguns retalhos de tecidos coloridos e com texturas diferentes nas pernas. Os apliques também podem ser feitos manualmente com agulha e linha.

- Para o enchimento, misture os flocos de espuma com retalhos de tecido e encha as sacolas de supermercados. A mistura de espuma com tecido faz com que a calça não fique nem muito leve nem muito pesada. As sacolas de supermercado vão ajudar a dobrar as pernas da calça, como articulações, favorecendo o uso da calça em diferentes posições.

- Aperte um pouco as sacolas para tirar o ar, amarre-as e coloque-as dentro da calça.


Observações:

- Recomendo o uso de uma calça com modelo masculino, com cós alto, pois usei um modelo feminino com o cós baixo, e percebi que o encosto para as costas ficou muito baixo, necessitando de um travesseiro embaixo para oferecer um bom apoio para as costas da Vitória.

- Se desejar aplicar os retalhos nas pernas para estímulo tátil, é melhor fazer antes de colocar o enchimento.

- Não precisa encher exageradamente a calça com o enchimento, senão as pernas não vão dobrar direito.
- A calça pode ser usada de inúmeras formas: pôr a criança deitada de costas, de barriga para baixo, sentada encostado no cós e as pernas a envolvendo na frente, ou encostada nas pernas dobradas e envolvida na frente pelo cós, apoiada de bruços como se fosse um rolo, enfim, dá para usar muito a criatividade e adaptá-la às necessidades da criança.

- A calça também pode ser usada por outras crianças que não tenham necessidades especiais, como mais um recurso para a criança brincar ou descansar.



Bom trabalho!

10 comentários:

  1. Muito bom a explicação, muitas mães nem sabem o quanto é bom e simples e barato ter esse acessório, meu João Pedro usou muito a calça e foi muito bom.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia!
    Querida Joana!
    Um novo dia e novas novidades , vc sempre ajudando a todos, quanta bondade em seu coração, passando dicas importantes, sempre muito criativa e aprendendo coisas utéis e importantes para os nossos bebes, e a pequena princesa cada dia com mais luz, qualquer hora desta vou te ligar pois preciso ouvir a tua voz ,para mim é muito importante pois parece que te conheço a seculos, um gde bjo na Vitória , e outro gde abraco para vcs tão amigos especiais.

    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica, vou colocar no meu blog. bjus

    ResponderExcluir
  4. Só não faço agora pq D.Isa não quer mais saber de ficar sentadinha!Mas no próximo baby com ctza...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! Vou repassar para uma amiga que vai ter bebê em breve!
    Beijão!

    PS: bochechonas e mãos gordinhas: uma combinação irresistível! A Vitória é mesmo uma fofa!

    ResponderExcluir
  6. Amei a calça-almofada!
    A Vitória é uma modelo espetacular e nos faz imaginar que é muito gostoso estar agarrada com a calça.
    Obrigada Joana pelas dicas de como fazer...... Isabel também terá sua calça-almofada. Tenho certeza de que irá ajudar muito.
    Beijos nos três

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA

    CONHECI ESTE BLOG ATRAVÉS DA FALSA CORRENTE UTILIZANDO A FOTO DE SUA FILHA.
    ESTOU MUITO EMOCIONADA COM O POUCO QUE LI, DO COMEÇO DA VIDA DELA.

    AGRADEÇO PELA LIÇÃO DE VIDA QUE A VITORIA ESTÁ DANDO Á MUITAS PESSOAS QUE PASSAM POR AQUI, E PRINCIPALMENTE PRA MIM, QUE DESCOBRI ESTE BLOG, OBRIGADA VITORIA!

    OBRIGADA PAPAI E MAMÃE DA VITORIA POR COMPARTILHAR CONOSCO UM POUQUINHO DA VIDA DESSA ANJINHA QUE DEUS COLOCOU NA TERRA.

    ResponderExcluir
  8. É com estas histórias que vemos de crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade é que devemos agradecer a Deus para sermos fortes a cada dia e nunca desistir da vida. Ela com certeza foi um exemplo de vida... com lágrimas nos olhos, desculpe não consigo mais escrever...
    Esse anjo agora está com Deus!

    ResponderExcluir
  9. A menina está com o Pai na sua eterna alegria e paz e na companhia do nosso Salvador Jesus Cristo!

    Abençoada a mãe que não a rejeitou e teve no coração a beleza e grandiosidade para amar e proteger uma abençoada frágil menina escolhida por Deus para nos mostrar o que foi ter coragem e ter tido a luz da vida o suficiente para nos mostrar como o amor tudo vence mesmo que na partida e como mesmo depois deixa acesa a sua luz nos grandiosos corações que a conheceram e viram.

    Triste é quem viveu em vão para não deixar isso escrito no livro da vida. Ele foi uma abençoada e a sua vida aqui valeu a pena e foi muito importante por isso!

    Deus abençoe e sempre guie e ajude os pais da menina.

    ResponderExcluir
  10. Olá Joana! Gostei muito do blog. Sou Terapeuta Ocupacional e gostaria de mostrar esta reportagem da calça para a mãe de um paciente. Se você pudesse compartilhar comigo em meu e-mail, ficaria muito grata. Não consegui copiar ou mesmo imprimir.
    gabrielarlopes@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...