Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

De manhã irrompe a alegria


Nunca mais passarão fome, jamais terão sede. Não os afligirá o sol, tampouco qualquer mormaço, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; Ele os conduzirá às fontes das águas da vida, e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. 
Apocalipse 7:16-17


Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Jesus, citado em Mateus 5:4;8

Na sexta-feira à tarde, depois de uma semana tão cansativa, com visitas a médicos e o narizinho congestionado, decidimos passear um pouco pra nos distrair. A consulta com o neuropediatra na quarta-feira foi bem desgastante. Cheguei ao consultório um pouco apreensiva, mas com a expectativa de encontrar um médico interessado na Vitória, disposto a conhecê-la e explorar seu potencial. Aos poucos minha animação foi se esvaindo enquanto tentava me fazer entender. Disse-lhe que decidimos prosseguir com a gravidez, apesar de ter ouvido de muitos médicos que seria melhor interromper. Ao que ele me respondeu que este conselho foi dado porque seria muito frustrante acompanhá-la - para mim e para ele. Eu o interrompi e disse: "Não, não é frustração, para mim é uma alegria estar com ela. Talvez você não entenda pois não a conhece, mas ela é muito especial, muito expressiva.  Ela é muito forte pois já passou por muita coisa e sempre quis viver." Ao que ele me interrompeu e polidamente pediu que a deitasse na maca para examiná-la. Examinou-a rapidamente e, após algumas recomendações, logo terminou a consulta. Quando saímos, entrei com ela no carro, segurando a vontade de chorar. Acho que até deixei escapar uma lagriminha. Mas respirei fundo, olhei firme para a Vitória e lhe disse: "Eu não acredito em nada do que esse médico disse. Você é uma alegria para mim. Você nunca será uma frustração."

No restante do dia ela descansou bastante, e o Marcelo e eu fomos tentando nos recuperar. Passamos muito por isso na gestação, médicos pessimistas tentando derrubar nossos sonhos e nossa fé. Mesmo tentando não considerar, essas coisas mexem com a gente. Dói perceber que uma criança que é tão amada e importante para nós não tem valor para algumas pessoas, ao ponto de sugerirem que sua vida não valeria a pena e deveria ter sido interrompida. Na quinta-feira ainda estava com as lágrimas guardadas no coração.  Pela manhã, enquanto deixei a Vitória perto da janela pra tomar sol, era hora de dividi-las com Deus. Sei que Ele entende exatamente o que eu sinto. Sei que Ele enxuga as minhas lágrimas com suas próprias mãos.
Mas logo já é hora de preparar o almoço da Vitória - sopinha de legumes - fazer inalação, lavar as mamadeiras, fazer as mamadeiras... À tarde, num ímpeto de ir em frente, de viver, desci com ela para passear no condomínio. Ainda não tinha tomado coragem de fazer isso sozinha - moramos num prédio sem elevador, há poucos dias fazia muito frio, e agora que o tempo esquentou ela ficou resfriada, podia pegar vento... mas hoje é um dia em que um pouco de vento convém. Quando vi, lá estávamos nós duas passeando pelo condomínio num agradável final de tarde. O sol já estava se aproximando do horizonte, o que torna a sua luz mais bela, de um amarelo esbranquiçado, terno e suave, mas ainda assim radiante. Sua luz destacava com delicadeza as formas da paisagem e seus raios nos tocavam suavemente, como que se deitando sobre a nossa pele e nos fazendo sentir mais vivas. Sim, ali estamos nós duas vivas passeando num belo final de tarde. Ela ficou bem acordada e atenta à mudança de ambiente. Até bocejou um pouco, mas fez questão de se manter desperta e aproveitar o passeio. Disse-lhe que a amava. Disse-lhe que olhasse que dia lindo. Que sentisse a luz do sol. Disse-lhe que ela estava viva e isso era uma grande bênção. E que não sabia que ela era uma passeadeira!

Quando subimos, ela estava super esperta. Coloquei-a no berço, imaginando que ia querer descansar depois do passeio. Mas imediatamente ela tentou se levantar. Estava a mil. Peguei correndo seus tapetinhos coloridos e coloquei no chão da sala. Tinha que aproveitar este momento de disposição. Ela estava decidida a ir para frente. Erguia a cabeça e colocava todas as suas forças para sustentar seu tronco com os braços. Fazia força até ficar com os braços trêmulos. E lá atrás estavam as perninhas tentando se coordenar para conseguir impulso. Abaixava um pouco a cabeça e logo recomeçava. Ela estava se arrastando. Tentava ajudar posicionando os bracinhos corretamente para oferecer apoio. Quando vi, suas perninhas que antes estavam no.quadrado azul estavam totalmente no amarelo. Acho que ela ficou mais de meia hora lá, incansável e persistente. Até eu decidir que era hora de tomar seu leite e descansar. Na manhã seguinte, a coloquei no berço de barriguinha pra baixo para dormir seu soninho da manhã e saí. Após poucos minutos a ouço chorando e quando volto, a encontro totalmente atravessada, com a cabeça na lateral, chorando porque não conseguia sair dali! Fiquei pasma! Peguei-a no colo e, enchendo-a de beijos, lhe perguntei: Como é que você fez isso meu amor?

Uma alegria imensa inundou meu coração e levou embora toda a tristeza e decepão dos últimos dias, como uma enxurrada que desce morro abaixo lavando a terra e deixando somente as plantas que têm raízes profundas. Deixando somente o que é bom.

Nada como um coração puro de criança pra me ensinar que, quando Deus está nas nossas vidas, podemos usar palavras que nos desanimam como motivação para nos superar. Palavras tão pessimistas podem ser usadas tão-somente para ressaltar o quão surpreendente é tudo o que estamos vivendo. E servir de impuslo para irmos em frente.


O choro pode persisitir uma noite, mas de manhá irrompe a alegria. Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre. Salmo 30:5b; 11


10 comentários:

  1. Olá FAMÍLIA linda!

    Como é lindo e gratificante ver os avanços da Vitória. Como já falei, a história de vocês têm sido uma lição pra todos nós. Fico tão entusiasmada com as novidades que às vezes me pego contando sobre a Vitória para as pessoas que ainda não a conhecem. Torço muito para que ela continue evoluindo e que a FÉ e a ESPERANÇA permaneçam sempre vivas no coração de vocês.

    Forte abraço e beijinhos na Vitória.

    ResponderExcluir
  2. Jo, como a mae ja' disse. Procure outro neuropediatra. Peca a Deus uma luz para guiar voces a um medico que queira realmente ajudar, e nao simplesmente se conformar com o que esta' no papel. Os medicos podem conhecer o que esta' escrito nos livros, os casos que ja' estudaram, mas na verdade, sempre ha' novos casos, novos desafios, e novas verdades a serem descobertas. O que parecia impossivel pra nos quando a Vitoria nasceu, tao fragil, tao pequenina, e' agora realidade.
    Infelizmente, nem todo mundo ira' concordar com voces. Nem todo mundo ira' se interessar pela Vitoria. Alguns medicos, como esse do qual falaste, preferem evitar quaisquer desafios que nao se enquadrem no tipo de pratica com a qual eles estao acostumados. Preferem nao se envolver. Mas eu tenho certeza de que a Vi ira' conseguir essa vaga na AACD e havera' pessoas maravilhosas la' pra acompanha-la e ajuda-la a atingir todos os potenciais que ela tem e a superar muitos desafios.

    Que legal saber que ela ja' foi introduzida ao mundo delicioso dos legumes - papinhas salgadas, hummm! Que gostoso!
    Tomara que ela goste de abobora! Como a mae dizia, tem que comer abobora (moranga) pra ficar com a perna grossa (so' que nos nunca ficamos!)
    Te amo mana, da' um beijo em todo mundo ai' e um muito especial na minha sobrinha!
    Ivana

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! Maravilhoso! Tremendo, que cada dia mais suas raízes estejam mais e mais forte no amor e no poder de Deus, e que cada investida de desânimo seja revestida de dupla força de amor, fé e perseverança. Que você sempre possa mostrar pelo amor aquilo que dá esperança, tenho muita compaixão dos que pensam ser forte sem terem Deus. Ele é nossa força. Fique com Deus, em Cristo, Ju

    ResponderExcluir
  4. Querida Jo,

    A Paz! Quero te dar um conselho muito sábio que recebi em um retiro maravilhoso que fiz aqui em São Carlos, após uma pregação sobre Sonhos. Depois de tudo, foi nos aconselhado que tenhasmos amigos que sejam parteiros de sonhos e não coveiros. Procure sempre compartilhar seus sonhos com parteiros de sonhos e fique sempre atenta que existem coveiros, que infelizmente não compartilham da mesma visão que você e enterram seu sonho com falta de fé, com palavras desencorajadoras, e não é intencional, mas acontece. Assim como você aprendeu no Veredas Antigas a perguntar as coisas para Deus, tenha este hábito, para guardar seu coração, preserve seu coração sempre que possível. Quero te deixar um conslho, que antes de uma consulta com um novo médico, ou qualquer outro profissional, consulte o Senhor, pergunte a Deus se a pessoa tem fé e amor pelo seu sonho, ou se ela não tem esta visão. Deus responde e você vai mais preparada. Tenho feito isto antes de conversar com pessoas sobre assuntos que são sensíveis ao meu coração, muitas vezes falo mesmo sabendo que a pessoa não vai responder bem, mas pelo menos fico mais preparada emocionalmente e me abalo menos. Tem sido muito bom, espero que te ajude também.

    No amor de Jesus,

    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Oi Jô, Vitória e Marcelo!
    Desculpem ter estado tão ausente, mas estava bem atarefada.
    Meus queridos! Li as últimas notícias e vi as últimas fotos, a Vitória tá cada dia mais fofa, que linda passeando, ficou coradinha.
    Olha... imagino a decepção de vocês com o médico, concordo com tudo que a tua mãe escreveu, e como sempre acho que nada acontece por acaso, provavelmente mais prá frente voces terão algum entendimento sobre o que aconteceu e pricipalmente, porquê precisastes ir neste médico, as vezes um caso que nos deixa triste hoje, amanhã nos deixará alegres, pode ser que ele fosse ser só mais um, que não faria diferença, não iria ajudar a Vitória de fato, e com esta decepção, tenho certeza que um anjinho bom vai ajudá-los a achar um neuropediatra muuuuuuuito especial. Um grande beijo prá voces e fiquem sempre com Deus. Assim que conseguir ir prá Spaulo, irei visitá-los.

    ResponderExcluir
  6. Oi Joana, é isso mesmo, nada que as nossas pequenas não nos ensinem com um sorriso.
    Nao sei se voce ainda tem interesse, mas eu passei por uma neuropediatra que acompanhou a Clara no Sao Luis e que foi recomendada pela Dra. Isabel da UTI.
    Eu adorei o trabalho dela. O nome dela é Dra. Clarissa, telefone 3088-4961. Ela foi atenciosa com a Clara e ficamos quase uma hora em consulta. Acho que vale a pena voce tentar alguém mais positivo.
    Um Beijo Grande e um beijo especial para a Vitoria.

    Cris

    ResponderExcluir
  7. Joana e Marcelinho!
    Essa menina é uma guerreira!!! Super ativa, esperta, linda, fofucha!!
    É uma alegria ler as boas noticias.
    Quero muito conhecer a Vitoria, dar um beijinho bem gostoso nessas buchechas!!!
    Beijos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Família Feliz! Como é bom entrar no blog e ver como a Vitória está crescendo linda e forte.
    Parabéns ... Um beijo com todo o carinho aqui do RS.
    Bjs Fran

    ResponderExcluir
  9. PAZ DO SENHOR
    GOSTARIA DE PODER PARTICIPAR ATIVAMENTE NESSE CHAT.
    QUE DEUS ABENÇOE VOCES.

    ResponderExcluir
  10. Paz Joana
    Conhecer esse chat foi um presente de deus. por que as vezes reclamamos muito da vida e achamos que nao temos nada e vemos voces que uma grande missao e fico feliz por voces nao desistirem e ainda terem essa fé inabalável e esse amor incondicional, que lindo é o homem poder fazer com amor a obra que deus os entrega, que vitoria seja a cada dia alegrias em suas vidas e que o mundo veja que tudo que deus permite é benção em nossas vidas. Ate mais bjs nessa fofura que eu ja amo e fico feliz com as milagres de deus na vida dela.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...