Estas são algumas fotos mais recentes do Fábio Gabriel! Para relembrar, Fabinho é um bebê que recebeu durante a gestação o diagnóstico de acrania e ao nascer também foi considerado com anencefalia. Mas diferente do que a literatura médica e as estatísticas dizem a respeito dessa malformação, ele nasceu com vida, começou a respirar e aí está, com quase seis meses de vida superando expectativas e vencendo desafios. Ele e seus pais moram em Barbacena, Minas Gerais. A Fernanda criou há pouco tempo um blog para registrar a história do Fábio Gabriel com suas próprias palavras, relatando toda a alegria e amor pela vida de seu filho e trazendo mais detalhes de como tudo aconteceu. http://fabiogabrieldedeus.blogspot.com/
Como já contei outras vezes, a sua mãe, Fernanda, entrou em contato comigo quando descobriu o blog da Vitória ao pesquisar sobre acrania na internet. Trocamos muitas informações e tentei esclarecer algumas dúvidas que ela tinha sobre a gravidez e o nascimento do bebê com base no que tínhamos aprendido com a Vitória. Mas expliquei a ela que o caso da Vitória era infelizmente uma grande exceção, que cada criança é um caso único e não há como saber quanto tempo cada bebê poderá viver após nascer. É preciso amar incondicionalmente.
Já no final da gravidez, a Fernanda entrou em contato comigo novamente me avisando que a cesárea estava marcada e pedindo para orar pelo seu bebê. Lembro que ela escreveu contando que ela e seu marido já haviam preparado o quarto do Fábio Gabriel com muito amor para recebê-lo.
No dia seguinte ao parto eu liguei para ela. Estava apreensiva para saber como o Fabinho havia nascido. Para minha surpresa, a Fernanda contou que ele estava bem, com ela no quarto da maternidade. Diferente da Vitória, ele nem foi levado para a UTI. Alguns dias depois, mais uma surpresa, ela me envia uma mensagem contando que ele havia recebido alta e estava em casa, com doze dias de vida!
Para resumir essa longa história, eles haviam cogitado a possibilidade de fazer a cirurgia dele (de reconstrução da calota craniana com pele) para julho, mas os exames pré-operatórios indicaram um risco cardíaco e eles decidiram esperar.
O Fabinho passou a receber uma pequena dose de antibiótico diariamente para prevenção de infecção. Ele também teve que ir ao hospital receber sulfato ferroso na veia uma vez por semana durante cinco semanas para tratamento de uma anemia, pois estava rejeitando o medicamento por via oral. Graças a Deus ele sempre respondeu a todo tratamento e cuidados que recebeu.
Recentemente, ele começou a fazer fisioterapia e fono em casa, e conseguiu tirar a sonda. Agora está mamando todo o leitinho na mamadeira! Na fisioterapia ele também tem tido progressos, já sustenta melhor a cabeça e consegue levantá-la quando está de barriga para baixo. Ele anda aprontando bastante, fazendo manha, só quer dormir na cama dos pais e é louco por um colinho. Mais provas do quanto ele sente e responde a todo o amor que recebe de sua família.
Assim como nós, a Fernanda e seu marido Fábio também já enfrentaram desafios em busca de médicos competentes, éticos e capacitados, que respeitem o Fabinho e deem a ele o mesmo tratamento a que toda criança tem direito independente de deficiência ou malformação. O direito de lutar pela vida, de receber estímulos, assistência e dignidade.
Nas últimas semanas, Fábio Gabriel passou a ter um acúmulo de líquor em uma região de sua cabeça e o seu neurocirurgião disse que agora não há mais como esperar. É preciso fazer logo a cirurgia, pois ele está correndo muitos riscos. Porém os anestesistas que o avaliaram opiniram que é muito arriscado submetê-lo à anestesia geral.
Juntamente com a Fernanda e o Fábio, estamos orando e pedindo que Deus direcione os médicos e seus pais sobre a melhor forma de cuidar do Fábio Gabriel e operá-lo. Que Ele continue protegendo e guardando sua vida, que foi recebida por seus pais com muita gratidão e alegria.
Pedimos também as orações de todos.
Vendo o imenso sorriso no rosto da Fernanda e do Fábio, percebo que não é preciso descrever com mais detalhes toda a alegria deles em amar e cuidar do Fábio Gabriel. Que Deus os abençoe e os conduza a fazer sempre o melhor por esse anjinho.
Fabio Gabriel com três meses de vida |
com a titia e dindinha Ana Luísa |
Fábio Gabriel e a fonoaldiologa Elisa |
ela é muito dedicada e tem carinho grande por ele |
* Também aproveito para pedir orações pela recuperação do João, um amiguinho da Vitória aqui de São Paulo que foi operado ontem. Ele nasceu com um caso grave de encefalocele, também considerado totalmente incompatível com a vida. Mas, após quatro meses de vida estável no hospital, os médicos decidiram operá-lo. Que Deus dê forças a ele a seus pais.