|
Vitória curtindo a piscina quentinha |
|
Eu com a Vitória, Andrea (colega do papai), Dominique e Marcela |
|
Sara, Marcela, Vitória, papai e Edilson (colega do papai) |
|
passeando no frio |
|
muito frio! |
No último final de semana ganhamos um presente muito gostoso, fomos para um hotel fazendo em Águas de Lindóia, aqui no interior de São Paulo. Foi uma convenção pelo trabalho do Marcelo, mas a família podia ir junto.
Só então eu me dei conta de que seria a segunda viagem que faríamos com a Vitória, e a primeira vez que ficaríamos em um hotel! Não sabia muito bem o que levar e como fazer com a sua alimentação por lá. Levamos meia casa, acho que tinha roupa para ela passar uma semana inteira! Nosso agradável clima maluco cuidou de fazer um fim de semana muito frio, com vento e chuva (depois de tantos dias quentes e secos aqui em São Paulo!), então não conseguimos aproveitar tanto o passeio, pois havia muitos lugares abertos e nossa mocinha não se dá muito bem com temperaturas baixas.
Outra dificuldade foi com sua alimentação. Levei papinhas prontas da Nestlé, que ela não gosta muito,
(tem todas quase o mesmo gosto e são muito gordurosas). Até pensei em ver se no restaurante havia alguma comida mais leve que pudesse amassar para ela, mas era tudo muito temperado, não tinha muita opção para ela.
Outra questão complicada foi o leite, pois ela só toma o leite engrossado, em casa sempre faço batido com fruta, mas achei que lá não teria onde fazer isso e levei mucilon (que em casa costumo dar só de vez em quando) e sucos de frutas, que ela consegue tomar normalmente. Ela estranhou um pouco a mudança de rotina e na alimentação, e ficou o final de semana todo sem fazer cocô, só conseguiu evacuar terça-feira, e até hoje ainda não está muito bem.
Mas uma coisa muito boa é que lá havia uma piscina aquecida maravilhosa, bem quentinha! Coloquei nela o seu maiozinho de bolinhas e entramos na água, ela adorou e ficou super relaxada! Foi a primeira vez que ela entrou em uma piscina grande e aquecida. No primeiro dia ela até dormiu no meu colo de tão relaxada que ficou. No segundo dia ela ficou mais acordada, tentei brincar com ela, movimentá-la, ela gostou, mas depois de uns 40 minutos começou a ficar irritada.
Todos que estavam lá, entre amigos do trabalho, outros hóspedes e o pessoal do hotel ficaram muito felizes em conhecer a Vitória e foram muito carinhosos e atenciosos conosco.
Na volta para São Paulo, havíamos combinado de visitar uma amiga nossa, a Edvânia, que mora em Vinhedo e é nutricionista, para conversar e buscar algumas orientações para a Vitória. Ela nos ajudou muito. Disse que a Vitória está muito bem, que sua alimentação está ótima, e deu algumas dicas bem legais. Uma coisa que eu não sabia, por exemplo, é que suco de laranja com muita frequência pode favorecer a incidência de infecção urinária, pois sua acidez acaba matando a flora intestinal e favorecendo o crescimento de bactérias patogênicas. Ela prescreveu lactobacilos para ajudar a regular seu intestino (restaurando a flora intestinal), e também sugeriu trocarmos o leite da manhã por vitamina de frutas com cereais, como quinua, aveia ou amêndoas. À noite continuaremos com a vitamina de leite com frutas, com os lactobacilos. Ela também acha que as infecções urinárias que ela teve devem estar associadas à pouca ingestão de líquidos, e aconselhou lhe dar sucos de frutas mais neutras como pêra, maça, mamão, etc.
Outra coisa que eu não sabia é que a água de coco de caixinha tem muito pouco de água de coco natural, e é bem melhor comprar o coco inteiro, levar para casa, lavar e deixar na geladeira. E que o chá de ameixa, que eu costumava dar bastante para a Vitória para soltar o intestino, dá gases, pois contém o açúcar da fruta muito concentrado. O melhor é cozinhar a ameixa e desprezar a água do cozimento. Ela também disse que a Vitória não está com sobrepeso, que está com uma boa musculatura e que a tendência é ela espichar e engordar menos, já que está tendo evoluções na parte motora. E que os gases devem estar associados também à pouca mobilidade, então é bom fazer bastante exercício com as suas perninhas. E não ultrapassar muito mais que 3 horas de intervalo entre as refeições pois isso também causa gases. Vamos colocar em prática essas orientações e espero que nossa gatinha fique com menos gases e com o intestino mais regulado.
Bem, de volta a São Paulo, estamos tendo uma semana daquelas, com muuuuito frio, chuva e vento, ô tempo chatinho! Segunda-feira não fomos à AVAPE, mas terça fomos à fisio na GRHAU. Eu coloquei tanta roupa nela, (2 bodies, 2 calças, 1 blusa e 2 casacos), que ela ficou com os bracinhos levantados para frente, como um robô, muito engraçado! Chegando na fisio, a Janice perguntou, tem alguma Vitória aí dentro, no meio de tanta roupa?
Para ajudar, acho que esqueci o termômetro dela no hotel, não tinha como saber se ela estava quentinha, terça à noite o Marcelo comprou um novo e não deu outra, medi sua temperatura, estava 34,5 ºC! Mesmo com o aquecedor ligado direto. Tive que deixá-la na cama com o lenço térmico no máximo. Esse lençol térmico é ótimo, mas já tivemos algumas experiências bem ruins, de deixar ligado muito tempo no máximo e ela esquentar muito, e sem o termômetro eu só deixei ligado bem fraquinho com medo de ela ficar muito quente.
Para completar a sucessão de confusões, ontem o aquecedor parou de funcionar! E estava muito, muito frio, ela não passava de 35 ºC, tive que deixá-la no berço com o lençol ligado, ela começou a reclamar que não queria mais ficar deitada, coloquei-a sentadinha no berço, e ela achou melhor mas já estava impaciente. À noite o Marcelo foi comprar um aquecedor novo, não dava para esperar consertar o outro, e graças a Deus, finalmente ela conseguiu chegar aos 36 ºC. Mas aí à noite teve uma dor de barriga, acho que deve estar relacionada aos dentes, sei que ela passou a noite toda chorando, só acalmou depois de tomar alivium e dormir junto com a gente, bem abraçadinha, mas de vez em quando acordava chorando. Para finalizar, eu estava com uma cólica daquelas também, super indisposta, foi aquela confusão.
Hoje o dia amanheceu com um solzinho tímido e bastante vento, ainda está frio mas não tanto como nos dias anteriores. Ela acordou para mamar mas depois voltou a dormir e está mais tranquila.
Bom, estamos todos quebrados, mas sobrevivemos e estamos bem!
As fotinhos da Vitória de maiô na piscina (LINDA!) estão no celular do Marcelo, em breve tentarei postar aqui!
Abraços a todos!