Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Celebrando um ano de Vitória





Como prometido, estou postando algumas fotos da festinha de um ano da nossa amada Vitória. Em breve postaremos mais fotos.






















Aniversário de 1 aninho da Vitoria de Cristo.mp4



O vovô Marcelo fez um vídeo com vários momentos da festinha de aniversário da Vitória, para lembrarmos de todos que estavam lá conosco e termos a lembrança deste dia tão especial.

O momento do parabéns, que foi muito emocionante, está lá no final, portanto vale a pena ver até o fim.

Obrigada, vovô, por essa linda lembrança!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

13 meses, 2 dentes e muitos compromissos


Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras. Salmo 73:23-25; 28



Essa semana nossa preciosa Vitória completou 13 meses de vida fora do útero. Ela já tem um aninho  e ainda assim a cada dia 13 lembramos com alegria e gratidão o quanto sua vida é especial, lembramos do dia do seu nascimento, a longa internação, a adaptação em casa... Agradecemos nosso Pai pelo milagre de sua vida e por sua saúde.

Tivemos uma semana cheia e nem foi possível escrever o post de comemoração pelos seus treze meses de vida. O texto está a caminho, mas mesmo assim queria passar por aqui antes para contar as novidades e postar algumas fotos.
Nossa bebezinha já não é mais tão bebezinha, olhamos as fotos antigas e vemos o quanto ela cresceu e se desenvolveu. Agradecemos a Deus pelo privilégio de tê-la como nossa filha, por tudo que aprendemos e o quanto somos mais felizes e muito mais completos hoje, mesmo tendo vivido tantos desafios e tendo derramado tantas lágrimas. Quanto maiores são os desafios, maiores são as vitórias, e nossa Vitória está cada vez maior!
se exercitando só de fralda para amenizar o calor

Graças a Deus o tempo está menos quente, e a Vitória ficou mais tranquila essa semana. Até domingo ela estava sofrendo bastante com o calor absurdo que estava fazendo, tendo inclusive algumas temperaturas meio altas. Em casa ela fica tranquila e fresquinha só de fralda, mas quando precisamos sair ela acaba sofrendo um pouco. Ela andava meio irritada, se contraíndo muito e acordando bastante durante a noite. Pensei que fosse só o calor, mas então na quarta-feira fui limpar sua boquinha com uma gaze e, adivenhem só, encontrei a ponta de um dentinho bem saliente!

Nunca pensei que ficaria tão feliz e emocionada em ver um dente! A gengivinha dela já estava bem grossa e ela andava babando bastante - algo que não era comum quando ela era menor. Mas como ela já está com um aninho e ainda não tinha surgido nenhum dente (e ouvi falar que às vezes quando existe alguma deficiência neurológica pode atrasar, nascer só lá pelos 2 ou 3 anos) já estava desencanada. Às vezes ficava imaginando com ela ficaria linda com dentinhos, mas então ficava meio aflita, pensando, mas e se ela não tiver dentes, e então pensanva, bem, mas ela já é linda e eu a amo mesmo sem dentes (rsrsrs). Coisas de mamãe especial!

Fiquei muito feliz em ver que seu cérebro está coordenando seu crescimento de forma adequada e fazendo as coisas acontecerem no tempo certo. Isso acontece todos os dias com todos nós e ainda assim é um milagre maravilhoso do nosso Criador. E mais uma vez percebi constrangida que Deus ouviu nossas orações e cuidou dos nossos medos. A novidade durou um dia e ontem ela começou a ficar novamente muito irritada, não quis almoçar, não queria dormir à tarde, me deu um baile à noite... e hoje minhas suspeitas se confirmaram, percebi que mais um dentinho está despontando, do lado do que já nasceu (os dois incisivos inferiores).
Parece que a região está bem sensível (semana que vem vou levá-la à pediatra e vamos ver o que ela recomenda). Quando vamos olhar o dente ela põe a linguinha na frente e não deixa ninguém ver e nem mexer. Então acho que ainda levará algumas semanas para conseguir tirar uma foto do seu primeiro dentinho.
ela gosta de dormir desse jeito, toda atravessada no berço
com o rostinho encostado no protetor

Dentes à parte, essa semana tivemos muitas atividades. Segunda-feira fomos ao Lar Escola São Francisco fazer novas órteses (botinhas) para o seu pezinho direito. As botinhas de couro do aparelho que ela usa estão começando a ficar pequenas, estamos usando só à noite e ainda assim às vezes ela consegue tirar o pé de dentro da bota - quando eu a pego de manhã, lá está ela de pezinho livre, leve e solto fora do aparelho! Mandamos fazer uma órtese que ela poderá usar só na perna direita, para poder dormir de lado, e também novas botinhas de polipropileno, para ver se ela se adapta melhor, para também usar de dia e acelerar a correção do pé.

Terça-feira passamos a manhã na Santa Casa, onde conseguimos um aparelho de audição pelo SUS, graças a Deus! Em março ela já estará usando o aparelho e ouvindo melhor, e esperamos que este seja um ótimo estímulo para o seu desenvolvimento.

Semana passada a levamos à neuropediatra. Ela disse que ela está indo bem, que apesar das imagens da ressonância  mostrarem uma grave malformação, ela está tendo desenvolvimento cerebral melhor que o esperado. Ela reforçou a necessidade de bastante estímulo e recomendou também terapia ocupacional além da fisioterapia. Isso reforça a necessidade de a levarmos a um local que ofereça terapia multidisciplinar adequada.

Outra novidade é que agendei uma entrevista no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, que é aqui perto de casa e é voltado para deficiências neurológicas, físicas e sensoriais - ouvi falar que é um local excelente e irei lá no dia 01 de março para entrevista com uma assistente social. Peço orações por isso, que Deus nos conduza e abra as portas desta instituição para a Vitória se de fato for o melhor para ela.

Para agendar esta entrevista, precisei levar a Vitória ao Poupa-Tempo (local onde se tira documentos aqui em São Paulo) para fazer um RG. Ela precisou colocar os polegares na tinta e deixar duas minúsculas digitais. Para tirar a foto 3x4 foi também um pouco trabalhoso, fazer ela ficar paradinha de frente para a câmera, ela virava para todas as direções menos para a frente! Ela ficou com carinha de sono e a roupa meio desajeitada, mas enfim, deu certo!

Vitória em casa, pronta para ir tirar a foto do RG

Esta foi nossa semana, cheia de compromissos, de dentes e de vitórias!

Temos novos desafios à frente (e quem não os tem nesta vida?). Mas a cada nova etapa vemos a presença nítida e poderosa do nosso Pai nos guiando e nos sustentando. A cada dia existe um novo motivo para sorrir. Mesmo que seja com um pouco de dor - como o nascimento de um dente.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Orações

Queridos,

Gostaria de pedir orações pelos papais do Davi, Leandro e Daniela, pois recebi com muita dor no coração a notícia de que este precioso milagre de Deus partiu para o céu no domingo, às 16h, por uma complicação respiratória.

Oro para que Deus encha de conforto e paz os corações de seus pais e de todos que tiveram o privilégio conviver com ele. O pequeno Davi cumpriu sua missão e o Senhor o recolheu, mas sua vida certamente continuará sendo usada para encorajar a muitas outras famílias a amarem seus bebês independentemente do futuro, de qualquer diagnóstico, e darem oportunidade à vida.

Parabéns, queridos Leandro e Daniela, pelo lindo milagre de Deus que vocês amaram e protegeram, recebendo-os em suas vidas com tanta alegria.

Choramos junto com vocês, e esperamos em Cristo pelo dia do reencontro no céu, quando então não haverá mais lágrimas.

Com amor,
Marcelo, Joana e Vitória de Cristo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sorrindo para a vida


eu e meu papai sorrindo para a vida

adoro receber carinho

sempre existe um motivo pra sorrir

Nossa amada Vitória está muito fofa e lindinha. Ela está super bem, graças a Deus, mas tem sofrido bastante com o calor dos últimos dias. Nos dias muito quentes, ela tem ficado só de fralda em casa, com ventilador por perto. Se eu me descuido e não deixo ela bem fresquinha, de repente ela está com a temperatura alta. E fica muito, muito irritada. Então ela precisa de ajuda pra se refrescar, como um banho com água quase fria ou compressas frias no seu corpinho. Aí a temperatura vai baixando sem necessidade de remédio. Quando ela era menor, ela tinha muita instabilidade térmica. Felizmente à medida que ela cresceu isso melhorou muito, mas de vez em quando, quando está muito quente ou muito frio, ainda precisamos ficar bem atentos.


não, eu não uso rímel
Nossa pequena tem tido sérios problemas com a cadeirinha do carro. Ela detesta ficar presa no cinto, fica muito nervosa com o balanço do carro e se assusta quando o carro passa por algum buraco. Briga, se joga pra trás, chora, grita, fica agarrando o cinto de segurança e tentando se soltar, até consegue desvencilhar os braços. Comecei a ter sérias conversas com ela, com muito amor, explicando a necessidade de sairmos, de ela ir na cadeirinha e colaborar, e também passamos a orar para ela ficar mais tranquila. Eu tenho plena certeza que ela entende. Tanto que começou a ficar bem mais calma. Ainda não está 100%, mas está bem melhor.
 
carinha de sapeca

Uma outra notícia, esta maravilhosa é que o Marcelo começou a trabalhar essa semana! Graças a Deus! Tudo aconteceu de forma inexplicavelmente simples, abençoada, guiada por nosso Pai. Agradecemos muito as orações de todos e àqueles que se disponibilizaram a ajudar com contatos. Pedimos que continuem orando, por favor, pela direção de Deus, para que ele se adapte bem e dê tudo certo neste novo trabalho.

Bem, além disso tudo, nossa preciosa filha ela está cada vez mais expressiva e perceptiva. Está respondendo mais a sons e a nossa voz, direcionando o rosto para aonde a gente está falando, respondendo ao nosso toque. E ela começou a soltar uns sorrisinhos aqui e ali, muitas vezes perto do papai, discretos, rápidos, mas suficientes para fazer nos transbordar de alegria por vê-la feliz.

ela adorou ficar agarrando esse vestido larguinho


Ela está com uma personalidade mais forte, sabe muito bem o que quer, o que gosta e o que não gosta. Tem seus alimentos preferidos, suas frutas prediletas, tem as horas em que não está a fim de comer e não adianta muito insistir, outras horas surpreende e come tudo direitinho, e ainda pede mais! Quando está brava no nosso colo, ela fica nos empurrando com o braço, tentando ir pra trás. Também já sabe dar uns belisquinhos bem fininhos na gente em protesto quando está com algum desconforto. Ela também sabe se fazer de desentendida e dormir quando convém - quando não quer comer a comida salgada. Descobriu que se ela dobrar as pernas várias vezes, consegue tirar o pé de dentro da botinha do aparelho que usa para dormir.

de mãos dadas com papai

 Alguns dias ela fica bem sonolenta, só quer saber de dormir, outros está mais disposta, fica bem acordada para aproveitar os nossos passeios, tenta engatinhar, se esforça muito. Ela ainda não está com total sustentação do tronco para sentar, precisamos trabalhar muito com fisioterapia e estímulo. Estamos pensando, pesquisando e orando a Deus sobre o melhor local a levá-la para fazer terapias e estímulos. Infelizmente a AACD não nos deu uma resposta muito positiva, disseram que não têm preparo para casos como o dela em que não há apenas deficiência física.



como é bom viver cada instante
 
Sabemos que Deus está no controle e vai nos guiar para o melhor lugar, no melhor momento e da melhor forma. Enquanto isso vivemos cada dia de uma vez, para aproveitar ao máximo toda a alegria que Deus nos oferece a cada instante tão precioso com este tesouro tão raro, precioso, de inestimável valor.


sou só charminho pro papai
 
já posso usar chuquinha

até dormindo sou fofinha
 
sei que dá vontade de me apertar, mas eu não gosto!
nosso presente de Deus!


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Davi, milagre de Deus!


Senhor, senhor nossso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus. Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza.
Salmo 8:1-2b

 Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam. Salmo 9:1,2,10


Queridos amigos,

Recebi há alguns dias uma notícia que encheu meu coração de alegria.

Este lindo menino que vocês estão vendo se chama Davi, ele tem 1 mês e 21 dias de vida, mora com seus pais em Terra Roxa, interior de São Paulo, e é um precioso milagre de Deus!

Durante sua gravidez, seus pais, Daniela e Leandro, descobriram que o Davi tinha anencefalia. Apesar de tantas incertezas e opiniões contrárias, eles seguiram adiante, continuraram amando e esperando o Davi. Esperando em Deus.
Uma grande amiga da sua família, a Isabela, foi quem entrou em contato comigo. Assim que o Davi nasceu, ela começou a pesquisar mais a respeito de anencefalia na internet e encontrou o blog da Vitória. Ela e seu marido, Wilton, são muito próximos dos pais do Davi e têm acompanhado bem de perto a gravidez e estes primeiros meses de vida dele.   
Nós ficamos imensamente felizes com o contato deles, nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível, com base em tudo que já vivemos com a Vitória, e também pedi muito para ter o privilégio de contar a história do Davi aqui no blog. A própria Isabela que me escreveu, uma vez que o Davi está há poucos dias em casa, e seus pais estão super envolvidos com todos os cuidados dessa fase de adaptação.
O Davi nasceu na cidade de Bebedouro, vizinha à Terra Roxa, e é lá que faz todo acompanhamento médico, pois onde moram não há muitos recursos em termos de saúde. Pedimos a todos que se unam a nós em oração por esse precioso bebê e sua família. Que Deus abençoe o Davi a cada novo dia com muita saúde, que ele cresça forte e feliz, e que Deus capacite seus pais, guiando-os nessa maravilhosa missão de cuidar dele.


Com muita gratidão a Deus, divido com vocês essa história linda e emocionante, muito parecida com a de nossa Vitória, mas ainda assim, tão única e maravilhosa. História que está sendo escrita por Deus, porque não foi abreviada por homens.

Bom, tudo começou com a tentativa de engravidar, foram quase uns seis meses de tentativa, se eu não me engano, até que em um belo dia veio a notícia: a Dani estava grávida de seu primeiro e tão esperado filho. No seu primeiro ultrassom meu marido e eu fomos junto com eles. Que alegria ao ouvir seu coraçãozinho batendo forte.

Já no segundo ultrassom, a notícia: era um menino, mas havia um problema com ele, ele tinha anencefalia. Meu marido que havia levado ela para fazer o exame porque o Lê trabalha fora e ia chegar só à noite. Quando ele chegou em casa, de início achei que fosse uma brincadeira de mau gosto, mas, quando vi seus olhos cheio de lágrimas percebi que era sério. Esse ultrassom foi feito no terceiro mês de gravidez


Desde então passamos por muitos momentos de dúvidas e insegurança. A Dani, que até então não frequentava nenhuma igreja, sentiu uma forte necessidade de procurar a Deus para entender o que estava acontecendo e o que Deus estava querendo dela.

Os médicos a aconselharam a tirar o bebê, pois disseram que ela também estava correndo riscos levando a gestação adiante. Diziam que o bebê poderia morrer na sua barriga, que sua barriga iria crescer muito por causa do líquido amniótico e que se ela levasse a gravidez até o fim o bebê morreria assim que cortassem o cordão umbilical.



Daniela, durante a gravidez do Davi


Mas, confiante na graça de Deus, no poder de Sua palavra, ela disse aos médicos e a todos que falavam para ela tirar o bebê, que se Deus havia dado essa criança pra ela, ela iria carregá-la até o fim da gravidez, e que só Ele iria tirar a vida dele, se assim fosse Sua vontade.
Assim se passaram os meses, e o Davi foi crescendo com a graça de Deus.


A gestação da Dani foi uma bênção, transcorreu tudo normalmente.

No dia 15 de dezembro o Davi nasceu. Ele pesou 2.450 kg e mediu 0,47 cm. No hospital todos o tratavam muito bem, lhe dando o maior conforto possível. Ele ficou na incubadora por um mês, e nesse período não podia receber visitas. Precisava ficar com um caninho de oxigênio dentro da incubadora e mamava por uma sonda. Na primeira semana de vida, ele mamava na chuquinha, mas como ele vomitava muito, sua saturação caia e ele ficava cansadinho, resolveram passar a sonda nele. Seu curativo na cabeça era feito duas vezes ao dia pelas tias do berçário.

Daniela com Davi, ainda no hospital
Daniela e Leandro com seu filho Davi

No dia 15 de janeiro, um mês depois do seu nascimento, ele recebeu alta. O recebemos em casa com muito amor, alegria e agradecidos a Deus pela graça de sua vida e por ele permitir vivermos esse milagre tão belo.
 A vida do Davi e de seus pais é bem corrida, mas acredito que a alegria de poder contar com a presença desse milagre os revigora a cada dia.



Davi indo para Bebedouro colocar a sonda que acabou de arrancar
Esperamos que com mais esse exemplo de vida, de que Deus existe e opera milagres em nossa vida, muitas famílias escolham por seguir adiante, mesmo tendo diante de si um diagnóstico tão difícil quanto o de anencefalia. Que possam acreditar que para aquele que crê nada é impossível.
Isabela Vieira - 05/02/2011, Terra Roxa, SP



 

Isabela visitando o Davi


Wilton e Isabela recebendo a visita do afilhado Davi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...